bem vindo

sábado, 25 de junho de 2011

o que significa a saudação"PAZ e BEM!


Muita gente me questiona o porque de eu saudar as pessoas com a frase simples de "Paz e bem". Relembrei o tempo áureo de quando meu sonho era ser um fiel servo de Deus e ser mais um padre da igreja católica. Aprendi essa maneira de saudar com o então padre Antonio de Moura Lima. Ficou no esquecimento por muitos anos , mas a  lembrança dessa época foi tão boa que voltei a usa-la e explico o seu significado:
A saudação franciscana de "Paz e Bem" tem sua origem na descoberta e na vocação do envio dos discípulos, que São Francisco descobriu no Evangelho e, que ele colocou na Regra dos Frades Menores - "o modo de ir pelo mundo". Lucas (10,5) fala na saudação "A paz esteja nesta casa", e Francisco acrescenta que a saudação deve ser dada a todas as pessoas que os frades encontrarem pelo caminho: "O Senhor vos dê a paz".

No seu Testamento, Francisco revela que recebeu do Senhor mesmo esta saudação. Portanto, ela faz parte de sua inspiração original de vida: anunciar a paz. Muito antes de São Francisco, o Mestre Rufino (bispo de Assis, na época em que Francisco nasceu), já escrevera um tratado, "De Bono Pacis" - "O Bem da paz" e, que certamente deve ter influenciado a mística da paz na região de Assis. Haviam, então, diferentes formas de saudação da paz, entre elas a de "Paz e Bem".


A paz interior como fundamento da paz exterior

Na Legenda dos três companheiros (58), São Francisco dá para seus frades, o significado único para a paz:"A paz que anunciais com a boca, mais deveis tê-la em vossos corações. Ninguém seja por vós provocado à ira ou ao escândalo, mas todos por vossa mansidão sejam levados à paz, a benignidade e à concórdia. Pois é para isso que fomos chamados: para curar os feridos, reanimar os abatidos e trazer de volta os que estão no erro".

Trata-se da paz do coração que conquistaram. Francisco exorta seus frades a anunciar a paz e a testemunhá-la com doçura, porque este é o único caminho de comunicação para atrair todos os homens para a verdadeira paz, a bondade e a concórdia.
A saudação da paz, como primeira palavra que os frades dirigem aos outros, tem o objetivo de abrir os corações à paz, isto é, à força espiritual interior: a paz interior da bem-aventurança e a paz proclamada e dirigida a todos, constituem uma única e mesma realidade.

O Bem da paz - o "Sumo Bem"

Deus Sumo Bem é a experiência fundamental de Francisco, o ponto de partida de sua espiritualidade. Nela se fundamenta a vida franciscana como resposta de amor, configurando o amado ao Amor. Portanto, "Bem" é Deus-Amor, é a caridade.

Deus, o Sumo Bem, chamou a todos a participarem do seu Ser, não no sentido de "soma de todos os bens divinos", mas Deus, enquanto "bem único". Por isso, a atitude típica de São Francisco é o êxtase adorante e a decisão de estar sempre a serviço deste Deus; um serviço que nasce da alegria da gratidão. É a atitude que projeta em Deus a completude de si mesmo, que leva a renúncia a tudo, até à posse de Deus. Francisco descobre neste "vazio", a presença de Deus, unicamente como "dom".
E é justamente este o sentido da resposta humana, a da conversão ao Bem, ao "Sumo Bem": aceitar Deus como centro absoluto da própria existência, e inserir-se no seu projeto tornando-se seu colaborador. Desta experiência nasce a "doçura", que enche a vida de Francisco, a sua necessidade de entregar tudo a Deus (pobreza), de render-lhe graças e louvá-lo sem cessar. Desta experiência nasce também a confiança de tudo arriscar, sabendo que Deus não o deixará desamparado.

         "Paz e Bem" - A paz se constrói pela caridade

Portanto, a saudação franciscana de "Paz e Bem" é um programa de vida, é uma forma evangélica de viver o espírito das bem-aventuranças. Nestas duas pequenas palavras se esconde um dinamismo e uma provocação: saudar alguém com "Paz e Bem" é o mesmo que dizer: o amor de Deus que trago em meu ser, é a mesma pessoa que reconheço nos outros e no mundo e, por causa dEle, devemos viver a caridade - o Bem - entre nós.

Daí que, a paz só se constrói por meio da caridade (o Bem), porque a caridade é "forte como a morte" (ct 8,6); à qual ninguém resiste e, quando vem, mata o mal que fomos para que sejamos outro bem. A caridade gera a paz. A caridade está na paz assim como o espírito da vida está no corpo. A caridade sozinha mantém firmemente unidos na paz os filhos da Igreja; faltando a caridade, esta paz se dissolve. A caridade vivifica os membros de Cristo, os une e os faz estar em harmonia num só corpo. Ela é como um cabo, em cuja parte superior foi aplicado um gancho que liga a divindade à humanidade, o cordão que o senhor colocou na terra e com o qual ergueu o homem para o céu" (Mestre Rufino).




sexta-feira, 24 de junho de 2011

Sociedade Musical Sto. Antônio da Roça grande


Voltando a polemizar
Mês que vem a bandinha de Roça grande, vai completar um no que esta em nova administração. Foi com muita alegria ver essa agremiação musical tocar no principio e no fim da procissão de Santo Antônio. De uniforme novo e com poucos integrantes, a sociedade musical Santo Antônio da Roça grande da demonstração que vai superando a má administração passada quando os dirigentes só pensavam em bajular  políticos de seus interesses com interesse totalmente particulr. Ano que vem tem eleição e espero de coração que os dirigentes desta nova geração não coloquem a agremiação sob  interesse de políticos alienígenas á nossa causa
.
 Espero que essa  agremiação tenha a mesma sintonia com nossa tradiçoão  religiosa e folcloricas.

Marcas dos que se foram

Os contadores de história da Roça grande

Tenho que  reverenciar quem faz e conta historia. Aquele que não deixa que na  sua narrativa  dos  fatos, morrer ou deixar ao léu as nossa raízes, nossa tradição  e de uma  forma bem humorada  contar o causo mais lindo e envolvente que nos faz apaixonar por nossa terrinha.
E quando se fala em causo, vem em minha mente personagens folclóricos e de uma locução incrível. Dentre os muitos destaco três maravilhosos contadores de causos que de tão bons, Deus os chamou para alegrar o seu reino: Sr Zé velino, Sr. Afonso de Paula e Jose Borges, mais conhecido como Donga, o ultimo chamado a ser recolhido ao seio de Abraão.
O Sr Zé velino era tão fantástico em suas narrativas que era o centro de atenção nas rodas de boteco, casamento, velório e mesmo na sua varanda na Rua Catita. Desconfio até que o humorista Chico Anísio, se inspirou nele para criar o personagem Pantaleão e sua companheira Terta. 
(Desconfio até que o humorista Chico Anísio, se inspirou nele para criar o personagem Pantaleão e sua companheira Terta)

Entre os causos famoso de Zé Velino quem não conhece a historia da mandioca que atravessou o caudaloso Rio das velhas  e se transformou num túnel de mais de dois metros de diâmetros .
Historia que o fez ser um personagem hilário nos idos da década de sessenta e setenta no nosso bairro. Todos o admiravam por sua eloqüência e capacidade de acreditar em seus devaneios.
Outro contador de causos e fã de uma conversinha ao pé do ouvido. " O senhor memória" , ele sabia de tudo um pouco. Se fosse futebol aí sim era papo para tarde e noite e se possível madrugada. Estou falando do Sr.Afonso de Paula.
Memória viva de todos os acontecimentos de futebol de Roça grande desde a década de trinta quando veio morar em Roça grande, contava com gosto e uma memória fotográfica de cada fato do passado que me deixava extasiado, foi dele a melhor narrativa que expus no meu livro. Apaixonado por futebol, ele viu nascer e participou de praticamente de todos os times fundado em Roça grande que começou no ano de 1957 com o time chamado PAULA CRUZ (aí vai uma triste coincidência com o momento atual) time esse formado para que o então candidato presidência da República, Ademar de Barros (Concorreu à presidência da república do Brasil em 1955 e em 1960, conquistando, nestas duas eleições, o terceiro lugar.), angariasse votos dos mais de quinhentos moradores da região.
Como perdeu o time que tinha um nome do político da época que foi derrotado, se desfez, mas ficou a empolgação, dai Nasceu o Santo Antonio Futebol e do Santo Antonio veio o RENNER, inspirado no campeão Gaucho de 1961, vindo depois o s time de Rua e por fim o Primeiro de Maio e o União Esporte Clube...
Infelizmente em maio de 2004 ele se foi levando para o além o seus causo deliciosos
E por fim o seu herdeiro e não tão fantasioso DONGA.
O donga tinha a mania de viver junto natureza e era comum, encontrá-lo só de sunga na ,década de sessenta e setenta em sua propriedade. Imitando seu ídolo , o Tarzan,
 (Donga era fã do personagem Tarzan)

Adorava caçar e pescar e daí surgiam seus caso mais hilários e interessante.
Todos os seu causo era sobre a caça e ou namoradas. Donga deixou essa terra à coisa de um mês e para onde foi com certeza estará contando que nesse mundo de meu Deus há uma terra simples de um povo simples que adora futebol, samba e uma boa dose de causo.
Essa terra é Santo Antonio de Roça grande.



domingo, 19 de junho de 2011

A roça conta um conto: DVD do jubileu de Sto. Antonio da Roça Grande

A roça conta um conto: DVD do jubileu de Sto. Antonio da Roça Grande

DVD do jubileu de Sto. Antonio da Roça Grande

Nossa equipe finalizou essa semana o documentário do dia de Santo Antonio de Roça grande. Com Arte de Victor Hugo , o DVD faz homenagem aos 123 anos da abolição da escravatura no Brasil alem de abordar temas como a devoção o Santinho português e a repercussão na mídia nacional.Faz também uma singela homenagem póstuma ao Padre Lazaro da paróquia de São Sebastião do bairro de General Carneiro e a um dos lideres do movimento católico do Santuário de Santo Antônio da Roça grande Alexandre de Souza, ambos faleceram no período da semana santa.
Faça seu pedido . Mande  um comentário ,um email :artesefilmagem@hotmail.com ou ligue (31)99979362 /94163757 e nós entregaremos no lugar indicado. Preço do DVD R$25.00


quinta-feira, 9 de junho de 2011

As simpatias de Santo Antônio


   

Continuando a falar de Santo Antonio  Conhecido, carinhosamente, como Antoninho, Santo Antônio tem fama de casamenteiro. Dizem que as simpatias evocadas em seu nome dão certo. Claro que tudo isso faz parte das superstições bem características do povo brasileiro. Talvez pela mistura de raças e crenças, não sabemos, mas a posição que temos diante dessas brincadeiras, vamos chamar assim, é a grande necessidade das pessoas conseguirem uma fórmula para tudo na vida.

 1 – Quem deseja descobrir o nome do futuro companheiro deve comprar um facão e, à meia-noite do dia 12 de junho, cravá-lo numa bananeira. O líquido que escorrer da planta deve formar a letra do futuro amor.

 2 – Uma das mais antigas tradições diz que, para descobrir o futuro companheiro, é preciso escrever os nomes dos candidatos em vários papéis. Um deles deve ser deixado em branco. À meia-noite do dia 12 de junho, eles devem ser colocados em cima de um prato com água, que passará a madrugada ao relento. No dia seguinte, o que estiver mais aberto indicará o escolhido.

3 – Aqueles que têm pressa em arranjar um namorado devem comprar uma pequena imagem do santo. E para agilizar a conquista do pedido, fazer dois procedimentos: tirar o Menino Jesus do colo do religioso, dizendo que só devolverá quando conseguir um namorado, ou ainda, virar o Santo Antônio de cabeça para baixo.
 4 – O mais afoito tem ainda outro recurso. Deve ir a um casamento e dar de presente aos noivos uma imagem de Santo Antônio, sem o Menino Jesus. Depois, pedir no altar para se casar com alguém, especial ou não. Assim que a graça for alcançada, deve retornar à igreja e lá depositar a imagem do Menino Jesus.
 5 – Os que já estão acompanhados, mas ainda não subiram no altar, também possuem práticas específicas. A pessoa deve amarrar um fio de cabelo seu ao do namorado. Eles devem ser colocados aos pés do santo, que, logo, logo, resolve a questão.

 6 – À meia-noite do dia 12 de junho, quebre um ovo dentro de um copo com água e o coloque no sereno. No dia seguinte, interprete o desenho que se formou. Se aparecer algo semelhante a um vestido de noiva, véu ou grinalda, o casamento está próximo.

7 – Para a pessoa saber se o futuro companheiro será jovem ou mais velho, é preciso arranjar um ramo de pimenteira. De olhos fechados, ela deve pegar uma das pimenteiras. Se a escolhida for verde, ele será jovem. Caso contrário, o casamento acontecerá com alguém de idade avançada.
8 – A tradição popular acredita que há uma forma especial de fazer as pazes entre casais brigados. Para isso, é preciso um cravo e uma rosa. Os talos devem ser amarrados juntos com uma fita verde, na qual serão dados 13 nós. Durante o procedimento, o devoto deve pensar que Santo Antônio vai uni-los outra vez.

 9 – Para descobrir se falta muitos anos para a grande data, na véspera do dia 13 de junho, à meia-noite, amarre uma aliança – que pode ser de qualquer parente – numa linha ou num fio. Coloque um copo sobre a mesa e segure o fio de modo que a aliança esteja dentro do copo. Pergunte, então, quantos anos faltam para o casório. O número de batidas informa quantos anos ainda restam para o Dia D.

 10- Aqui na Roça grande tem a  simpatia do cordão de Santo Antônio: Pega se o cordão que o Santinho  amarra na cintura e o coloca no pescoço da pessoa que sofre de bronquite ou doença respiratória . Ele também erve de corretivo para criança sapeca; Uma duas lambadas nas pernas da criança , faz com que a criança receba o juízo do santinho , se tornando obediente e temente  Deus e seus pai e reponsáveis