bem vindo

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A NUMEROLOGIA DE 2012 É 5 – O QUE PODEMOS ESPERAR?



Ano de novas oportunidades, com mudanças que desejamos, mas que podem ser também mudanças que não estão sob nosso controle, na vida profissional, familiar ou sentimental. Para algumas pessoas, pode ser um ano frenético, pela vibração de grande dinamismo, atividades, impaciência e nervosismo.
Quem tem uma vida ordenadamente planificada, verá mudanças ou acontecimentos inesperados, sendo que uma das atitudes mais importantes deste ano será a atenção, para saber eleger entre as numerosas opções que podem apresentar-se e não perder as oportunidades que podem passar. O ritmo inquieto e alterado do ano também deve ser nosso ritmo, adaptando-nos às novas circunstâncias.

Não se feche e nem se apegue às coisas do passado, já que esta abertura pode permitir mudanças que tanto desejamos. Não se detenha. Confie em sua Estrela. Seja flexível e disposto a receber o que o momento também pode oferecer. Talvez se apresente diante de nós novos acordos, contratos importantes, que podem determinar o futuro. Estes compromissos podem ser pessoais ou profissionais, e podem ser de longo prazo. Este é um período flutuante e cheio de energia, um período de muitas atividades, comunicação e de muitas oportunidades, mesmo que arriscadas. Podemos experimentar diversas emoções, intensas por diversos motivos. Algumas pessoas conhecerão o sucesso, a popularidade, o amor, o prestígio, e como se sentirão profundamente inspiradas, aumentará sua capacidade de criação.

As mudanças estão na ordem do dia: mudanças de casa, cidade, país. Mudanças de relações sociais, sentimentais ou familiares: casamentos, separações, novas amizades; mudanças que podem ser vinculadas a pessoas influentes, mudanças de trabalho. Caso a decisão de ampliar os horizontes se apresente; não atue impulsivamente. Arriscar-se com inteligência, com audácia, mas também com equilíbrio e sensatez.

Em todos os casos, existem grandes possibilidades de que a situação atual se veja modificada: quase sempre positivamente, mas como a energia é de grande dinamismo, também devemos controlar as excitações para não vivermos nas ilusões, que podem ser um grande desafio.
Período favorável também para as comunicações, a auto expressão e os contatos comerciais e sociais com as pessoas do entorno e também com o estrangeiro. As viagens estão muito favorecidas, e apesar de que algumas podem ser por motivos profissionais, outras podem trazer novas oportunidades, evasão e descanso.

Apesar das mudanças serem impostas pelo Destino personificado nas pessoas de seu entorno, em outras ocasiões também será nós mesmos que vamos provocá-las. Este ano de 2012 pode ser um ano interessante e construtivo, mas devemos cuidar dos nervos, já que a sensibilidade estará à flor da pele. A enorme força que preside este ano trará muita inquietação e impaciência, que se não controlada, podemos ter reações bruscas ou agressivas. Devemos lembrar que com Sabedoria se abrem muitas mais portas que pressionando com impaciência.



Fonte: 

por Helena Gerenstadt - gerenstadt@terra.com.br   Terapeuta Holística, atuando com a Numerologia Pitagórica e a Árvore da Vida, Tarot Egípcio, Reiki, Radiestesia e Radionica, e outras ferramentas. Ministrante de vários cursos - vide site www.agarta.com.br
Lido 3563 vezes, 33 votos positivos e 1 votos negativos.   E-mail: gerenstadt@terra.com.br


Descobri que vou morrer!



È assustador, mas essa manhã  vendo a chuva cair  pela janela do apartamento onde moro  cai nessa realidade.
As chuva escorria pelo ralo do  terreiro e não voltava , como não volta mais todos os meus atos lúcidos e insanos . Deveria  mesmo mudar alguma coisa ou  me arrepender do que não fiz.
Sim. Deveria mandar catar latinha quem me restringiu na moralidade, mandar  plantar batata quem  me disse que eu não deveria andar nu em plena praça da liberdade.
E pensar que quantas vezes  condenei os  loucos. Eles estavam certo  , vivem a vida do melhor jeito . Sem lenço e sem documento.
Brigar por  coisa que não irei levar para  o outro lado.
Quantas vezes queria gritar para o mundo que a  você é minha amada. Mas e o medo de perturbar?
Mas estava sendo perturbado, cerceado, escravizado.
E agora? Descobri que não sou imortal. Mas será que só eu acreditava que seria imortal?
Porque tanta ganância, tanta soberba, tanto orgulho e discriminação. Se no final das contas tudo aqui ficará?
Pra que ter. Se o ser  sempre foi essencial?
O câncer domina o mundo. Deve ser  por causa de  um stress constante . A fome de ter,sem se conter.
Tenho isso, tenho aquilo  , mas  não tenho o amor dos meus.
Tenho amigos de minhas posses e não pelo que sou.
O cardeal D. Serafim  foi muito feliz quando disse que caixão não tem  gaveta.
Portanto  diante desta certeza que  transcenderei , resta me preparar meu legado de amizade e obras para a posteridade.
Mas como não percebi essa certeza. Meu Deus , eu vou morrer!


domingo, 25 de dezembro de 2011

Natal: Onde e Quando?’

Texto extraído do Blog ‘Sobre Todas as Coisas’

Nesta noite, pelo mundo afora, famílias, amigos, milhões de pessoas estarão reunidos para comemorar o Natal, este evento misterioso de uma criança que nasce para mudar a história da Humanidade. Mas, em tempos de Google e Wikipédia, parece que todos os mistérios podem ser resolvidos com um click num teclado. É só digitar a pergunta, um assunto e em não sei quantos microsegundos, eis a resposta na tela.
Foi assim que descobri, na internet, uma matéria que dizia que Jesus não nasceu nem em 25 de dezembro, nem em Belém.
Quanto à data de nascimento de Jesus, a reportagem certamente tem razão. Ele não nasceu no dia 25 de dezembro. Esta data foi uma apropriação do cristianismo quando se integrou à cultura romana.
A história foi mais ou menos assim:
Por volta do ano 312 d.C., o imperador Constantino converteu-se ao Cristianismo e o elevou à categoria de religião oficial do Império Romano. Acelerava-se o processo de sincretismo, de inculturação cristã no universo pagão.
Durante o mês de dezembro celebravam-se as grandes festas pagãs, inclusive a Festa do “Deus Sol Invictus”, que vence as trevas e brilha sobre todos. Nada mais significativo e adequado, portanto, que dar-lhe uma roupagem, um significado cristão. Afinal, é o próprio Jesus que diz: “Eu sou a Luz do mundo, quem me segue não anda nas trevas, mas terá a luz da vida”.
Então, foi simples assim: “A ADEMG informa: sai a festa do deus Sol pagão, entra a festa do Filho de Deus, Jesus, cristão”.
Nasce o Natal.
Já a discussão sobre o local do nascimento de Jesus é mais complicada. A narrativa dos evangelhos é clara em situar este acontecimento em Belém. Afinal, todas as profecias do Primeiro Testamento apontam para a pequena cidade de Judá. Mas há quem argumente que o título “Jesus de Nazaré”, seria um indício de que ele teria nascido naquela aldeia da Galiléia. Neste caso, a polêmica, provavelmente, vai permanecer.
Mas, na verdade, essencial é saber onde e quando Jesus nasceu para cada um de nós…
Se perguntássemos, por exemplo, a Maria, a mãe de Jesus, ela talvez nos dissesse:
- Jesus nasceu numa tarde em que eu estava sozinha, em minha casa, em Nazaré da Galiléia. Eu rezava. Senti, então, uma luz que brilhava em mim e à minha volta. E um mensageiro de Deus falou ao meu coração. Desde então, nunca mais me vi ou me senti só. Ele estava e está em mim. Mas não o guardei comigo. Eu o ofereci de presente ao mundo e aos homens…
José, esposo de Maria, responderia, quem sabe, assim:
- Jesus nasceu, para mim, numa noite de sono atribulado, de pesadelos que torturavam o meu coração. Então o vi no olhar suave de Maria, minha noiva, no seu sorriso doce, na sua fidelidade ao Pai. Quando a abracei, Ele nasceu em mim.
Um grupo de pastores, em Belém, diria:
- Jesus foi, primeiro, uma estrela no céu. Mas o desejo da sua vinda já brilhava em nosso coração…
Os magos confirmariam:
- Seguimos a estrela que anunciava a chegada de um rei. Encontramos um menino pequeno e frágil, seu pai e sua mãe, ambos simples e pobres. Jesus nasceu, para nós, num momento de surpresa, num lugar chamado simplicidade…
João Batista contaria seu segredo:
- Meu coração bateu mais forte quando o vi, entrando no rio Jordão e caminhando em minha direção. Ele sorria e parecia saber exatamente o que fazer. Quando pediu que eu o batizasse, senti que algo extraordinário nascia naquele momento e lugar. E eu era parte dessa história. Meu coração exultou de alegria e me senti, de novo, criança, no ventre de minha mãe…
E assim, por quase dois mil anos de História podemos colher insistentes relatos de “nascimentos de Jesus” em lugares, circunstâncias e tempos mais extraordinários… ou comuns. Das formas mais diversas. Parece que todo ser humano sobre a face da Terra tem seu natal. E ele, quando acontece em profundidade, é decisivo. É capaz de mudar o rumo de uma vida. É capaz de fazer o Natal acontecer todos os dias, e a Páscoa também, quando Ele morre por causa do nosso egoísmo, e renasce pela força do nosso amor…
Por isso, ao longo do Tempo e da História, poderíamos perguntar a todos e a cada um, como perguntamos agora a você :
 Quando e onde Jesus nasceu para você?




A genuina mensagem de Natal Brasileira

somos criativos e evoluídos.Pra que copiar dos gringos?

não é meu , mas é lindo




Conto de Natal
Rubens  Braga






Rubem Braga


Sem dizer uma palavra, o homem deixou a estrada andou alguns metros no pasto e se deteve um instante diante da cerca de arame farpado. A mulher seguiu-o sem compreender, puxando pela mão o menino de seis anos.

— Que é?

O homem apontou uma árvore do outro lado da cerca. Curvou-se, afastou dois fios de arame e passou. O menino preferiu passar deitado, mas uma ponta de arame o segurou pela camisa. O pai agachou-se zangado:

— Porcaria...

Tirou o espinho de arame da camisinha de algodão e o moleque escorregou para o outro lado. Agora era preciso passar a mulher. O homem olhou-a um momento do outro lado da cerca e procurou depois com os olhos um lugar em que houvesse um arame arrebentado ou dois fios mais afastados.

— Péra aí...

Andou para um lado e outro e afinal chamou a mulher. Ela foi devagar, o suor correndo pela cara mulata, os passos lerdos sob a enorme barriga de 8 ou 9 meses.

— Vamos ver aqui...

Com esforço ele afrouxou o arame do meio e puxou-o para cima.

Com o dedo grande do pé fez descer bastante o de baixo.

Ela curvou-se e fez um esforço para erguer a perna direita e passá-la para o outro lado da cerca. Mas caiu sentada num torrão de cupim!

— Mulher!

Passando os braços para o outro lado da cerca o homem ajudou-a a levantar-se. Depois passou a mão pela testa e pelo cabelo empapado de suor.

— Péra aí...

Arranjou afinal um lugar melhor, e a mulher passou de quatro, com dificuldade. Caminharam até a árvore, a única que havia no pasto, e sentaram-se no chão, à sombra, calados.

O sol ardia sobre o pasto maltratado e secava os lameirões da estrada torta. O calor abafava, e não havia nem um sopro de brisa para mexer uma folha.

De tardinha seguiram caminho, e ele calculou que deviam faltar umas duas léguas e meia para a fazenda da Boa Vista quando ela disse que não agüentava mais andar. E pensou em voltar até o sítio de «seu» Anacleto.

— Não...

Ficaram parados os três, sem saber o que fazer, quando começaram a cair uns pingos grossos de chuva. O menino choramingava.

— Eh, mulher...

Ela não podia andar e passava a mão pela barriga enorme. Ouviram então o guincho de um carro de bois.

— Oh, graças a Deus...

Às 7 horas da noite, chegaram com os trapos encharcados de chuva a uma fazendinha. O temporal pegou-os na estrada e entre os trovões e relâmpagos a mulher dava gritos de dor.

— Vai ser hoje, Faustino, Deus me acuda, vai ser hoje.

O carreiro morava numa casinha de sapé, do outro lado da várzea. A casa do fazendeiro estava fechada, pois o capitão tinha ido para a cidade há dois dias.

— Eu acho que o jeito...

O carreiro apontou a estrebaria. A pequena família se arranjou lá de qualquer jeito junto de uma vaca e um burro.

No dia seguinte de manhã o carreiro voltou. Disse que tinha ido pedir uma ajuda de noite na casa de “siá” Tomásia, mas “siá” Tomásia tinha ido à festa na Fazenda de Santo Antônio. E ele não tinha nem querosene para uma lamparina, mesmo se tivesse não sabia ajudar nada. Trazia quatro broas velhas e uma lata com café.

Faustino agradeceu a boa-vontade. O menino tinha nascido. O carreiro deu uma espiada, mas não se via nem a cara do bichinho que estava embrulhado nuns trapos sobre um monte de capim cortado, ao lado da mãe adormecida.

— Eu de lá ouvi os gritos. Ô Natal desgraçado!

— Natal?

Com a pergunta de Faustino a mulher acordou.

— Olhe, mulher, hoje é dia de Natal. Eu nem me lembrava...

Ela fez um sinal com a cabeça: sabia. Faustino de repente riu. Há muitos dias não ria, desde que tivera a questão com o Coronel Desidério que acabara mandando embora ele e mais dois colonos. Riu muito, mostrando os dentes pretos de fumo:

— Eh, mulher, então “vâmo” botar o nome de Jesus Cristo!

A mulher não achou graça. Fez uma careta e penosamente voltou a cabeça para um lado, cerrando os olhos. O menino de seis anos tentava comer a broa dura e estava mexendo no embrulho de trapos:

— Eh, pai, vem vê...

— Uai! Péra aí...

O menino Jesus Cristo estava morto.

sábado, 24 de dezembro de 2011

ditos populares



Ditados Populares
e
Frases Populares
Frases Populares,ou Expressões Populares: São plavras,e frases que na sua grande maioria têm a função comparativa com diversos assuntos, como animais,modo de agir,modo de pensar.O que difere o Ditado da Frase popular é que este serve de alerta ao futuro, e não apenas julga na ocasião do acontecimento como faz a frase.
Memória de Elefante : O elefante lembra de tudo o que aprende, motivo por que é uma das principais atrações do circo. Por isso, dizem que as pessoas que lembram de tudo (até mesmo as magrinhas!) tem a memória de elefante.

Dormir com as galinhas : A expressão significa deitar-se cedo, logo ao anoitecer, como fazem as galinhas.

Acordar com as galinhas : A expressão significa acordar cedo, como fazem as galinhas.

Estômago de avestruz : Aquele que come qualquer coisa. O estômago do avestruz é dotado de um poderoso suco gástrico que é capaz de dissolver até metais.

Lágrimas de crocodilo: É uma expressão bastante usada para se referir a choro fingido. O crocodilo, quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, ele “chora” enquanto devora uma vítima.

O canto do cisne: São as últimas realizações de alguém. Antigamente dizia-se que o cisne emitia um lindo canto quando estava prestes a morrer.

Abraço de tamanduá : Sinônimo de traição ou deslealdade. O tamanduá se deita de barriga para cima e abre seus braços. O inimigo, ao se aproximar, é surpreendido por um forte abraço, que o esmaga.

Olhos de lince: Os filhotes só abrem os olhos com dez dias de vida. Em compensação, quando crescem, os linces têm uma visão apurada. Os povos mais antigos acreditam que esses animais conseguiam enxergar através das paredes. Ter olhos de lince significa enxergar longe.

Osso duro de roer : Coisa dificil de resolver

Dar nó em pingo d’agua: Ser capaz de se sair de todas as dificuldades.

Remar contra a Maré ou Remar contra a Corenteza: Tentar fazer uma coisa e tudo der errado.

Dar a mão a Palmatória: aceitar que errou.

Pintar o 7: fazer bagunça.

Dar com os Burros n’água: Fazer muito esforço para conseguir algo e acabar perdendo tudo de forma banal.

Colocar a Caroça na frente dos Bois: Significa fazer alguma coisa da forma errada.

Criança Traquina : Buliçosa; travessa.

Amigo da Onça: Diz da pessoa,ou amigo,que é falsa.

Ficar Chupando dedo: Ficar somente com a vontade de fazer alguma coisa.

Cabeça Martelando: Quando a pessoa esta com muitos problemas, ou com dor de cabeça.

Ditados
:Servem de advertência e as vezes apresenta um sentido construtivo.
Antes só do que mal acompanhado: antes a pessoa ficar sozinha do que acompanhada de uma pessoa ruim.

Quem mistura-se com porcos ,farelo come. :Quem acompanha pessoa de indole ruim,acaba se tornando igual a ela.

Cada macaco no seu galho: Cada pessoa no seu devido lugar .

De grão em grão,a galinha enche o papo: Aos poucos se consegue atingir um objeivo.

Deus escreve certo por linhas tortas: Deus consegue estabelecer a verdade por mais dificil que pareça ser.

Cavalo dado,não se olha os dentes: um objeto dado não se olha o valor.

Quem fala de mais, dá bom dia a Cavalo: Algumas pessoas comversam tudo da própria vida se arependendo depois.

Um dia da caça,o outro é do caçador: Num dia as pessoas tem sorte,no outro não.

Quem casa, quer casa: A pessoa quando se casar, ela quer uma casa própria.

Quando um Burro fala, o outro murcha a orelha: quando uma pessoa  fala a outra se cala.

Uma Andorinha só ,não faz Verão:Em certas ocasiões uma pessoa sozinha  não resolve o problema

Simpatias
A palavra ‘simpatia’ vem do grego = “sentir juntos o mesmo”. Parte fundamental da vida popular, as simpatias vem de tempos remotos. Esta prática parece ter vindo do antigo Egito.E aqui no Brasil já estava muito ligada aos indios e posteriormente foi bastante evidênciada com os africanos que chegaram ao Brasil.A própria palavra simpatia já sugere um coisa que não se explica.

A Simpatia serve para resolver inumeros problemas.O amuleto é uma espécie de simpatia. Embora a simpatia não se explique, o funcionamento da simpatia supõe alguma relação íntima entre homens, animais, plantas e planetas. A intuição é uma das marcas da simpatia ela esta ligada diretamente na origem. Fazendo uma simpatia, as pessoas buscam na ação a concretização de um desejo ,veja algumas Simpatias :
                                                                                                                                                           
Para tirar mau olhado da casa
Pegue três dentes de alho, amarre em um saquinho e pendure-o atrás da porta principal e deixe por sete dias.Tire amasse e jogue em água corrente. O mau olhado nunca baterá a sua porta.
              

Maus- olhados e outros fluidos maléficos:                                                                                    
1.Proteção espiritual com Plantas como espada -de -São Jorge e guiné são usadas como simpatia e protegem moradias e locais de comércio.
2.Ao tomar o desjejum no ultimo gole de café ou chá, diga : “este dia será um bom dia”.Ponha na carteira um pequeno galho de arruda.Cada vez que abrir a carteira sinta o cheiro da arruda.Ao sair para uma reunião, para a rua, para o Banco ou para casa diga sempre:“hoje está sendo um bom dia” ou “hoje foi um bom dia”.O mau olhado fugirá de você junto com todas as coisa nefastas.
                         
                                                                                                                                                           
Para afastar invejosos                                                                                                                 
Numa sexta-feira apanhar um pouco de pó da casa e colocar numa roupa da pessoa que é invejosa. A pessoa deixará de ter inveja.                                                                                                        
                                                                                                                                                            Para tirar mau humor do marido                                                                                                                                   
Quando o marido sair de casa apanhe um pano branco e limpe os sapatos dele por dentro. Acenda um incenso qualquer, molhe o lenço no álcool e jogue o pano no lixo.Isto substiuirá o mau humor do marido.                                                                                                                                              
                                                                                                                                                           
Para fazer uma pessoa se apaixonar
Convide a pessoa em que estiver interessada para jantar a dois. Faça a comida que a pessoa mais gosta. No prato da pessoa coloque uma gotinha de sabugueiro. Esta pessoa jamais vai deixá-lo.
                                                                                
                                                                                                                                                           
Para achar objetos perdidos
Assim que der por falta do objeto, dê três pulos e diga: São Longuinho, São Longuinho, São Longuinho.Faça o sinal da cruz e o objeto aparecerá
                                                                    
                                                                                                                                                           
Para a sogra não lhe incomodar
Todas as vezes que a sogra vier lhe visitar o sirva-lhe sempre primeiro prato ou bebida com açúcar. Ela se tornará muito doce.

fonte: O folclore na terra de Santo Antonio  de  Valdemar arcanjo



segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

as chuvas em Roça grande

As chuvas desse mês, fizeram um estrago danado  em nosso bairro  , mas vejam essas cenas inéditas que os arquivo do meu livro possui da grande chuva de 1997/1998 que destruiu a ponte sobre o  Rio das velhas e isolou o bairro do restante do país.
fotos de Antonio de jesus carvalho Edição de Vídeo Valdemar Arcanjo

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Santo Antônio me enganou


Pérolas da Roça grande



Ano 1972
- Jorge um mulato de vinte e  cinco anos, cabelos lisos, forte tórax , um verdadeiro gigante  de músculo, mas de cabeça fraca.Nunca quis estudar e vivia na praça da igreja de Roça grande á espera de um biscatezinho ou ia para a beira do rio das velhas tirando areia e cascalho PR vender para depósitos de material de construção.
Fora esse pormenor, Jorge era  um rapaz alegre e muito ingênuo.
Conta Donga que um dia os dois foram contratados para arrumar um telhado.
Estavam concentrado na tarefa, quando o filho da casa em reforma, jogou um pedaço de gelo de congelador no telhado .
A pedra caiu perto de Jorge que logo pegou o pedaço frio de água congelado. Como nunca tinha reparado no gelo de congelador foi logo perguntando ao zombeteiro Donga, que resolveu  tirar sarro do amigo:
-Jorge isso é veneno! O frio desse veneno entra pela pele e vai direto para o coração.
Jorge acreditou e chorando pediu ao amigo que não deixasse morrer, por ser muito jovem e queria ter ainda muitos filhos.
Não teve coisa melhor para Donga cair na gargalhada e espalhar  para os amigos a ingenuidade de Jorge.
Outro dia Jorge viu uma cena terrível.
Pegou sua irmã de mãos dadas com o namorado. Isto era considerado um desrespeito. Jorge partiu para cima do namorado e de sua irmã , ferindo levemente os dois.
Como sempre , ele correu para casa de seu amigo Donga, que lhe aconselhou a ir para General  Carneiro ou Belo horizonte.
- Olha Jorge. Pega o subúrbio que passa daqui a pouco e se esconda, se tua irmã der queixa de você á policia  . Vai passar um bom tempo atrás das grades.
Ao que o meninão Jorge retrucava:
Não tem problema não.Passei na igreja e pedi pra Santo Antônio  me proteger. Ele não vai deixar os homes me prender não.
Bem se é assim ... Donga se calou.
Estava o nosso amigo dormindo , quando batem vigorosamente na porta do barraco. Era a policia.
Identificado . Jorge se entregou e algemado , desceu o morro de sua casa, chorando, passou em frente a igrejinha de Santo Antonio, parou olhou para dentro do templo e desabafou.
Ta legal “tio tonho “ até o sinhô me traiu. Gente o Santo Antônio me enganou!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Nos corredores do sanatório Dom Bosco.





Muito se comenta sobre casos ocorrido no interior do ex sanatório para tuberculoso , mantido pela RFFSA ( Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima ).
Vizinho viam nas madrugadas .Um padre de estatura mediana , andar toda a extensão da Rua Santo Antonio , arrastando um caixão . Outros moradores viam  verdadeiras procissões de pessoas desconhecida , subir e descer a rua e desaparecer repentinamente.
O  caso que relato agora aconteceu na década de setenta e foi presenciado por minha mãe Terezinha  e sua colega de serviço D. Aparecida .
As duas trabalhavam na cozinha do sanatório e foi com alegria que viram adentrar ao refeitório  Miriam , uma interna  que há muito estava em tratamento de   tuberculose .
Bom dia senhoras . vim me despedir !
Que bom .-Jubilou minha mãe . Você esta curada ?
- Sim . Graça ao bom Deus eu estou liberta deste mal. Estou indo embora e não  poderia deixar de lhes agradecer , pela dedicação e carinho a mim atribuído .
- Que isso menina ! Essa é nossa obrigação .Jubilou as duas funcionárias . Quer um leite?
-Não .Quero pedir um ultimo favor .
Vou embora ,mas não verei mais minha  irmã Débora. Diga a ela que eu a amo muito e vou estar sempre ao lado dela. Marcos é um bom marido e  que ela tenha um pouco mais de paciência com ele.
Diga ao papai para ter paciência com o Marcos e que os amo muito. Mamãe esta la no quarto me esperando, Um abraço e até um  dia .
Minha mãe e D . Aparecida ficaram espantada com a total recuperação de Miriam e mais ainda não entenderam por que ela ia embora sem esperar seus familiares .
Comentaram o fato e voltaram para seus afazeres normais.
Tia Rita de Assis , que trabalhava na lavanderia do centro de tratamento adentrou  o refeitório. Estava tensa .
Aparecida me arruma uma xícara de chá. –Pediu
Foi prontamente atendida .
Tomando o chá. Comentou que a tarde teria que entregar as roupas da paciente que havia falecido pela manhã, desinfetá-la e entregar para a família.
O corpo já tinha sido encaminhado para o necrotério e o Dr.Jose Raimundo estava preparando o relatório.
Comentou ainda que todos estavam consternado pois a paciente que morrerá era a mais carismática e simples , todos gostavam dela.
Sem atinar pelo que estava acontecendo , minha mãe comentou: É a vida uns curam outro se vão...mas estamos feliz por que A Mirinha já esta curada e vai embora né.
Claro que ela esta curada ,né Terezinha –ironizou tia Rita . Foi ela que morreu.
Foi necessário amparar minha mãe que tomou um enorme susto. Chamou Aparecida e ambas contaram a Rita o que sucedera.
O fato foi comentado em toda a instituição  e quando  os familiares chegaram .
As funcionárias compareceram á presença do pai e irmã de Miriam.
Ficaram sabendo que a mãe da enferma tinha morrido há muito tempo e por causa desta perda , não se cuidou chegando ao mal que a levara para o outro lado da vida.
Jose Bonifácio, pai de Miriam, constatou que as funcionário do sanatório não estavam mentindo ou inventando coisa, pois este pormenor ninguém poderia saber , pois ele morava em Santos Dumont cidade vários quilômetros de Sabará e realmente não tinha uma relação amistosa com o filho .
Ao ver o corpo de Mirian no necrotério sua feições antes pálida estava corada , e um ar de  conforto habitava em seu semblante.
Estava com sua mãe certamente, a caminho de uma paz em comunhão com Deus.




retirado do livro "O FOLCLORE NA TERRA DE SANTO ANTÔNIO"  do mesmo autor do livro "A ROÇA CONTA UM CONTO"

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Minhas poesias



Contagem da Paixão
Autor Valdemar Arcanjo

Eram três...
Não ! Três eram os pensamentos  de ser seis,
Pensando melhor seis eram o  inicio  de doze
Que multiplicado por quatro quarenta e oito,
Elevado a potencia se chega a dois mil trezentos e quatros vezes,
Que tentei infinitamente te esquecer.
O que são os números comparados a paixão de viver feliz ao teu lado.
Sonhos,devaneio, alegria ilusória  de um dia
Ter você só para mim...
Bem .....
Eram três ou seria seis? nove
Doze, quinze mil vezes ....
Foram os pedidos que fiz a Deus para nunca te esquecer!
Acho que foram seis... seis milhões!
De sonhos e paixões
Deste poeta visionário.

domingo, 11 de dezembro de 2011

História que vovó contava III


Mataram uma galinha na Roça  grande

A noticia caiu como uma bomba no pacato distrito de Roça grande, municipio de Sabará.
Todos estavam desconsolados, tristes sem entender.
Quem teria coragem de fazer isso com Giselda?
Linda com toda a vida pela frente. Dona Corina estava triste e não aceitava a morte de sua galinha preferida.
Giselda um galinha de raça indiana, conhecida por todos os vizinhos por eu porte garboso e sua imensa facilidade em por ovos.  Num concurso realizado pela comunidade católica, ela foi escolhida como a mais bela franga do bairro e isso deixava seu Baltazar, muito orgulhoso por ter sua criação participado e ganhado tal menção.
A partir de então, Giselda era pretendida por todos os sitiantes da região e moradores que chegavam a oferecer altas somas de dinheiro para ter esse galináceo em sua propriedade.
Por diversas vezes o cabo Paulino e o soldado Custódio recebia informações de tentativa de furto da bela franga. Mas parecia uma tentação, todo queriam ter a Giselda no galinheiro ou então na panela, essa idéia apavorava seus proprietários que não admitia tal hipótese.
Giselda é da família. Mas nesta manhã de 12 de dezembro de 1979 , acharam um monte de pena na porteira da rua pau comeu e mais na frente uma cabeça de galinha , que logo foi identificado como da bela franga.
Covardia! Indignação muitos bocas de golo e desocupados, foram chamado para prestar esclarecimento, pois ficara provado que fizeram um assado do galináceo. Suspeitas foram levantadas, injúrias e o que ficou a tristeza e a pergunta: Quem matou a bela Giselda?



quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Maria Mãe de Deus

Dia 8 de dezembro. Dia de Nossa Senhora da Conceição. 
dia de
" Maria "

Personalidade bíblica nascida em Nazaré, na Galiléia, a Santíssima Mãe dos católicos e escolhida por Deus para ser mãe de seu filho Jesus. Filha dos nazarenos Joaquim e Ana, seu pai era sacerdote israelense em Nazaré, e descendia de Davi e de Rute, de cuja descendência, conforme a Profecia, viria o Messias. Sua mãe, quando se viu grávida, e pensando que daria à luz um menino, fez voto de doá-lo e consagrá-lo ao Templo, porque somente homens serviam aos santuários. Seu pai faleceu antes do nascimento da filha, mas cumprindo a promessa, aos três anos de idade sua mãe levou-a para os guardiões do Templo de Jerusalém, para decidirem sobre o destino da menina que, pelo voto da mãe, deveria ser Consagrada e Apresentada a Deus. Os guardiões do Templo de Jerusalém aceitaram os argumentos da mãe e designaram Zacarias, esposo da sua tia, Elizabete, irmã da mãe dela, para tutelá-la. Aparentemente teve uma infância normal, alegre e tranqüila, como de todas as crianças meninas de sua época, cercadas pelos carinhos e atenções e com o passar dos anos tornou-se uma bela moça. Por influência de sua educação monástica, desenvolveu grande interesse pelos rolos de papiros da Escritura Sagrada, que eram guardados na sinagoga e lidos e discutidos nas reuniões semanais dos judeus de Nazaré. Assim foi desenvolvendo um extremo senso de religiosidade e ganhado a crença de que Deus a escolheria dentre as mulheres, para uma missão divina aqui na Terra. Ao completar 12 anos de idade, pelas leis judaicas, adquiriu o gedulah, ou seja, já estava legalmente autorizada para se casar. Sua mãe veio de Nazaré a Jerusalém e, ao regressar, levou a filha para passar alguns dias com ela. Em Nazaré um parente dela, José, um homem honesto mas bem mais velho do que ela, carpinteiro de profissão, filho de Jacó e descendente de Davi, pediu-lhe em casamento, o que foi aceito por sua mãe. Ela rejeitava a idéia de casamento, pois sempre ouvira no Templo de Jerusalém, que o Messias nasceria de uma virgem da genealogia de Davi, e assim pretendia permanecer pura para os planos de Deus. Não podendo contrariar a família, ficou noiva de José aos catorze anos e voltou para Jerusalém após noivado ser anunciado. Enquanto José permanecia em Nazaré, trabalhando para obter o necessário, a fim de constituir o novo lar, em Jerusalém, no Templo, ela continuava a orar fervorosamente a Deus. Segundo os relatos bíblicos, diante de sua santidade e pureza, Deus tomou-lhe para ser a mãe de seu Filho, na sua condição humana, o futuro Jesus Cristo, e por ação direta e exclusiva do Espírito Santo, ficou grávida naquele momento, condição de mãe virgem! Grávida antes de se casar, suportou a desconfiança de seu esposo e correu o risco de ser apedrejada, conforme mandava a lei daquela época. Em meio a desconfianças naturais da natureza humana, José convenceu-se de sua gravidez celestial e a desposou antes que sua condição de solteira grávida se tornasse pública e mantendo-se intocada até o nascimento do filho divino. Alguns meses após, de passagem por Belém, e sem obter hospedagem mais digna, ela deu a luz ao Filho de Deus, em uma manjedoura, provavelmente no subsolo de uma hospedaria, aos 16 anos de idade (4 a. C.). Estava, assim, constituída a Família Sagrada: José, Maria e Jesus. Oito meses depois receberam a visita dos três Reis Magos que vieram do Oriente, orientados por uma estrela divina, para adorar o Menino-Deus e trazer presentes. Os bíblicos três presentes, ouro,incenso e mirra, este conhecido como o aroma dos deuses, eram na realidade as oferendas mais valiosas e representativas daquela época. De alguma forma os famosos Reis Magos bíblicos sumiram tão rapidamente como apareceram no Evangelho de Mateus, e a tranqüilidade da família duraria pouco. Herodes, Governador da Judéia nessa época, ao saber da presença dos orientais em Belém para adorarem o recém nascido e futuro Rei dos Judeus, segundo a Escrituras, com medo de perder o poder e desconhecendo o paradeiro de tal criança, ordenou a matança em Belém e arredores, de todos os menores de 2 anos de idade. Porém antes de ser atingida pela trágica decisão, e Sagrada Família seguiu para o Egito, onde permaneceu por cerca de 6 meses, até a morte de Herodes. Assim ela, o esposo e o filho, voltaram para a Palestina e decidiram morar em Nazaré. Segundo algumas interpretações bíblicas ali teve uma vida normal de esposa e teria tido outros filhos com José, sendo portanto, Jesus o seu filho primogênito e não seu unigênito. Ali ela criou Jesus, enviuvou (~18 d. C.), seguiu seu filho durante sua vida pública de pregação (~27-30 d. C.) e sofreu com ele sua paixão e o viu morrer crucificado naquele anoitecer do dia 7 de abril. Depois da mortedo filho, permaneceu em contato com os seus discípulos e mantendo uma vida de orações. Constantemente recebia as caravanas de peregrinos que vinham para estar com ela e ouvirem e conhecerem seus relatos sobre seu Divino e tão amado Filho! É tradição cristã que morreu aos 72 anos de idade. Segundo a tradição católica, levou uma vida de santidade, de intima ligação com o filho de Deus, desde a Encarnação até o Calvário. Assim teria sido na visita a Isabel, no nascimento no refúgio de animais de Belém, na apresentação no Templo diante de Simeão, no encontro entre os doutores, nas bodas de Caná etc. Suportou com resignação a desconfiança do futuro esposo, as dificuldades inerentes à pobreza, a perseguição de governantes poderosos e cruéis, como Herodes, entre muitas outras provações. Por fim, sobreviveu a dor de ver seu Filho inocente ser condenado, cruelmente agredido e crucificado. Suportou tudo isso sem perder a fé, a confiança, a dignidade e a esperança em seu amor e submissão a vontade de Deus.



domingo, 4 de dezembro de 2011

o povo brasileiro







A cultura brasileira é uma síntese da influência dos vários povos e etnias que formaram o povo brasileiro. Não existe uma cultura brasileira perfeitamente homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura do Brasil. Naturalmente, após mais de três séculos de colonização portuguesa, a cultura do Brasil é, majoritariamente, de raiz lusitana. É justamente essa herança cultural lusa que compõe a unidade do Brasil: apesar do povo brasileiro ser um mosaico étnico, todos falam a mesma língua (o português) e, quase todos, são cristão A cultura brasileira é uma síntese da influência dos vários povos e etnias que formaram o povo brasileiro. Não existe uma cultura brasileira perfeitamente homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura do Brasil. Naturalmente, após mais de três séculos de colonização portuguesa, a cultura do Brasil é, majoritariamente, de raiz lusitana. É justamente essa herança cultural lusa que compõe a unidade do Brasil: apesar do povo brasileiro ser um mosaico étnico, todos falam a mesma língua (o português) e, quase todos, são cristãos, com largo predomínio de católicos. Esta igualdade linguística e religiosa é um fato raro para um país de grande tamanho como o Brasil, especialmente em comparação com os países do Velho Mundo

Embora seja um país de colonização portuguesa, outros grupos étnicos deixaram influências profundas na cultura nacional, destacando-se os povos indígenas, os africanos, os italianos e os alemães. As influências indígenas e africanas deixaram marcas no âmbito da música, da culinária, do folclore, do artesanato, dos caracteres emocionais e das festas populares do Brasil, assim como centenas de empréstimos à língua portuguesa. É evidente que algumas regiões receberam maior contribuição desses povos: os estados do Norte têm forte influência das culturas indígenas, enquanto algumas regiões do Nordeste têm uma cultura bastante africanizada, sendo que, em outras, principalmente no sertão, há uma intensa e antiga mescla de caracteres lusitanos e indígenas, com menor participação africana. 

No Sul do país as influências de imigrantes italianos e alemães são evidentes, seja na língua, culinária, música e outros aspectos. Outras etnias, como os árabesespanhóispoloneses e japoneses contribuíram também para a cultura do Brasil, porém, de forma mais limitada. 

ãos, com largo predomínio de católicos. Esta igualdade linguística e religiosa é um fato raro para um país de grande tamanho como o Brasil, especialmente em comparação com os países do Velho Mundo. 

Embora seja um país de colonização portuguesa, outros grupos étnicos deixaram influências profundas na cultura nacional, destacando-se os povos indígenas, os africanos, os italianos e os alemães. As influências indígenas e africanas deixaram marcas no âmbito da música, da culinária, do folclore, do artesanato, dos caracteres emocionais e das festas populares do Brasil, assim como centenas de empréstimos à língua portuguesa. É evidente que algumas regiões receberam maior contribuição desses povos: os estados do Norte têm forte influência das culturas indígenas, enquanto algumas regiões do Nordeste têm uma cultura bastante africanizada, sendo que, em outras, principalmente no sertão, há uma intensa e antiga mescla de caracteres lusitanos e indígenas, com menor participação africana. 

No Sul do país as influências de imigrantes italianos e alemães são evidentes, seja na língua, culinária, música e outros aspectos. Outras etnias, como os árabes, espanhóis, poloneses A cultura brasileira é uma síntese da influência dos vários povos e etnias que formaram o povo brasileiro. Não existe uma cultura brasileira perfeitamente homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura doBrasil. Naturalmente, após mais de três séculos de colonização portuguesa, a cultura do Brasil é, majoritariamente, de raiz lusitana. É justamente essa herança cultural lusa que compõe a unidade do Brasil: apesar do povo brasileiro ser um mosaico étnico, todos falam a mesma língua (o português) e, quase todos, são cristãos, com largo predomínio de católicos. Esta igualdade linguística e religiosa é um fato raro para um país de grande tamanho como o Brasil, especialmente em comparação com os países do Velho Mundo

Embora seja um país de colonização portuguesa, outros grupos étnicos deixaram influências profundas na cultura nacional, destacando-se os povos indígenas, os africanos, os italianos e os alemães. As influências indígenas e africanas deixaram marcas no âmbito da música, da culinária, do folclore, do artesanato, dos caracteres emocionais e das festas populares do Brasil, assim como centenas de empréstimos à língua portuguesa. É evidente que algumas regiões receberam maior contribuição desses povos: os estados do Norte têm forte influência das culturas indígenas, enquanto algumas regiões do Nordeste têm uma cultura bastante africanizada, sendo que, em outras, principalmente no sertão, há uma intensa e antiga mescla de caracteres lusitanos e indígenas, com menor participação africana. No Sul do país as influências de imigrantes italianos e alemães são evidentes, seja na língua, culinária, música e outros aspectos. Outras etnias, como os árabesespanhóispoloneses e japoneses contribuíram também para a cultura do Brasil, porém, de forma mais limitada..
**********************************************************************************

Afro-brasileiro



Afro-brasileiro, negro ou preto são os termos oficiais no Brasil que designam racialmente e de acordo com a cor as pessoas que se definem como pertencentes a esse grupo. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística usam o nome preto como nome oficial para essa cor/raça, sendo ela uma das cinco definições oficiais usadas pelo povo brasileiro para se definir, junto com branco, pardo, amarelo e indígena. De acordo com o IBGE, os brasileiros que se definiam como pertencentes a esse grupo em 2009 somavam 13.252.000 pessoas, 6,9% da população.

De acordo com uma pesquisa do IBGE realizada em 2008 nos estados do Amazonas, da Paraíba, de São Paulo, do Rio Grande do Sul, do Mato Grosso e no Distrito Federal, apenas 11,8% dos entrevistados reconheceram ter ascendência africana, enquanto que 43,5% disseram ter ancestralidade européia, 21,4% indígena e 31,3% disseram não saber a sua própria ancestralidade. Quando indagados a dizer de forma espontânea a sua cor ou raça, 49% dos entrevistados se disseram brancos, 21,7% morenos, 13,6% pardos, 7,8% negros, 1,5% amarelos, 1,4% pretos, 0,4% indígenas e 4,6% deram outras respostas. Porém, quando a opção "afro descendente" foi apresentada, 21,5% dos entrevistados se identificaram como tal. Quando a opção "negro" também foi apresentada, 27,8% dos entrevistados se identificaram com ela.