bem vindo

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Um pacto com a Pomba Gira



Estava pálida . Havia chorado a noite inteira. Seus olhos pareciam arder em brasas.

Não queria ver ninguém. Queria sim! que a morte a levasse.

Como podia ter acontecido isso. Tanto amor, tanto desprendimento e de repente tudo acaba. Tião não deveria ter feito isso comigo! – lamentava Patrícia

Tudo começou num simples olhar , La na mercearia do sô Tino , o pedido de ajuda para carregar as compras e um até logo.

Sebastião um negro bem apessoado , filho de Quirino funileiro , tinha a fama de conquistador e quando viu a recém habitante do bairro , edulcorou seu biquinho doce e partiu para a conquista.

Patrícia uma loira de um metro e sessenta de altura, corpo muito bem delineado , boca grande e carnuda , tinha como atributo maravilhoso um sorriso que faria qualquer estatua se arrepiar e gamar . Patrícia era o sonho de conquista da metade mais cinqüenta e um por cento dos homens de Roça grande.

Viera da cidade mineira de Mantena , onde muitos moradores escolheram o bairro de Roça grande para fixar moradia por ser perto da capital dos “uais”, Belo Horizonte.

Com esse contato vieram outros e mais outros, até que resolveram se enamorar. Noivaram e no dia 23 de setembro de mil novecentos e setenta e dois , Sebastião Ambrósio e Patrícia Coralina , davam entrada á igrejinha de Santo Antonio da Roça Grande e perante ao padre Luiz , juraram fidelidade , respeito e amor eterno para a felicidade de uns e lamentos de outros , que ainda tinham esperança de namorar ou casar com um dos dois nubentes

Os cinco primeiro anos de casamento foram uma maravilha. Tião conseguiu ingressar na companhia Siderúrgica Belgo Mineira e comprou uma casinha na Rua Edith em Roça grande . Patrícia tivera nesse período três crianças, que eram a alegria do lar.

As amigas de Patrícia de quando em vez iam visita-la e também trabalhar em artesanato, arte que a esposa do Tião dominava com perfeição. Entre suas amigas ,havia Eloisa.Amiga intima que morava bem ao lado de sua casa .

Com ela Patrícia, passava a maioria de seu tempo. Onde suas confidencia eram comentada com maior discrição. Nessas inda e vinda Eloisa sempre comentava que seu marido,Gustavo, era na verdade um déspota. Toda aquela fantasia de um amor eterno , foi por terra já no primeiro ano de casamento.

Gustavo , se revelou , possessivo ,egoísta e violento . Um homem totalmente antissocial, que não admitia nem a visita de parentes em sua residência, tratavam as crianças com aspereza e seu único prazer era ficar em frente a televisão com garrafas de cerveja e torcendo para o seu time de coração.

Quando Eloisa falava de seu casamento , sentia uma revolta em tua voz , um misto de raiva e desilusão e inveja. Sim inveja que sentia por ter sua amiga casado com o homem mais cobiçado do bairro.

Tentava esconder esse sentimento , mas estava ficando evidente que sua ida á casa da amiga , não era somente para ver sua amiga. Tinha um prazer imenso de admirar o esposo dela também.

O tempo foi passando e Eloisa começou a questionar a Patrícia sobre sua vida matrimonial , não era possível que Tião , um homem belo , lhe fosse fiel. Patrícia sorria. Dizia que se ela casou com o mais belo varão da região, ele dera a sorte de casar com a mais linda loira do leste de Minas Gerais. Era a mais pura verdade, Patrícia com trinta anos de idade , era na verdade a mulher mais bonita de Sabará e Tião não ficava atrás. Quando ia a festas populares eram alvos de atenção de muitos admiradores que os contemplavam.

Uma bela manhã , Patrícia ,nem acabara de se levantar , quando alguém lhe bate á porta. Era o carteiro que lhe exibia um telegrama. Seu pai estava em estado grave em sua terra natal e sua presença era solicitada urgentemente.

Sem pensar duas vezes , Patrícia,emocionada tratou logo de preparar a viagem , ligou para seu esposo que estava no trabalho, dizendo que iria viajar com as crianças e partiu rapidamente para Mantena.

No seu ambiente de trabalho Tião preocupado, com o fato excepcional, terminou o seu turno e voltou rapidamente para casa. Ao chegar na pracinha da igreja quase tropeçou em Eloisa que havia acabado de sair da vendinha do Geraldo Rocha.

Que foi? Que pressa é essa?-indagou a vizinha.

-Patrícia viajou e eu estou muito preocupado. Respondeu

- não se preocupe ela volta.

Subiram para suas respectivas residência num dialogo descontraído de dois bons vizinhos.

Como cortesia , mas torcendo que recusasse convidou a vizinha para entrar e tomar um refresco. Para o seu azar ela disse que teria tempo sim, para provar do delicioso suco de maracujá tão abundante em sua propriedade.

Entraram e a conversa se estendeu. Eloisa desfiou um terço de lamentações de sua infeliz vida conjugal e maliciosamente estendeu o olhar para seu confidente que logo percebeu o gesto.

Patrícia é que é feliz . Casou com um belo homem.

Pois é! Retrucou o enaltecido. – também tive sorte ,casei com uma mulher maravilhosa que me ama muito.

Você é amado não só por ela. Tem muitas mulheres que dariam a vida pra te ter.

A conversa estava tomando um rumo diferente e Tião tratou logo de dar fim a ela.

-Não me leve a mal , mas estou louco pra tomar uma chuveirada.

Percebe-se sorriu , Eloisa. Esse corpo maravilhoso esta banhado de suor e sedução.
- Pois é amiga! Até mais ver . Despediu Tião , levantando –se e convidando a amiga a sair.

Furiosa e sentindo se desprezada Eloisa passou em frente ao trincheira férrea , quando algo lhe chamou a atenção: Era uma linda pulseira de couro  cravejada de pedras vermelhas. Ao se abaixar , quase cai diante de um pé calçado com sandálias de couro e muito bem definidas.

- Calma ái mulher! Gargalhou a desconhecida. Essa pulseira é minha.

- Desculpe . Eu só ia pegar e admirar. Não gosto de nada que não seja meu!

Uma risada escandalosa saiu da boca da mulher. Uma boca , bem desenhada , dentes alvos muito bem tratados . Emoldurado , num lindo rosto moreno , olhos amendoados negros protegidos por um lindo cabelos negros ondulados e compridos . Que bela mulher!

- Não parece! Sua amiga nem bem virou as costa e você já arrastou as asas para o marido dela, ou você acha que ele não tem dono?

- Quem é você e como sabe disso ?

- Sou uma amiga , que faltava na tua vida. Fica comigo e eu te dou o que você quer.

Atônita , Eloisa não tinha palavras . O desejo de possuir aquele homem , maravilhoso , mexias com os brios íntimos dela. Desejava o marido de sua melhor amiga. Nem que fosse por alguns momento queria a força máscula e selvagem do homem que povoava seus sonhos e imaginação.

-Mas como vou conseguir ter ele. Inquiriu ansiosa.

-Primeiro me jure que vai ficar sempre comigo.

Ansiosa e sem raciocinar , Eloisa fez o que não podia:acedeu ao desejo e luxuria futura.


Recebeu da estranha mulher um frasco com um óleo e a recomendação de voltar imediatamente a casa da amiga e passar um pouco de óleo em qualquer parte do corpo do amado.Assim que pegou o frasco e as instruções , Eloisa deu meia volta e se encaminhou para casa do alvos de seus desejos. Queria agradecer e saber o nome dessa estranha mulher, mas ao se virar , não viu mais ninguém na rua . Somente  o precioso frasco que tinha em mãos. Não era sonho , pois o frasco era real e exalava um gostoso perfume de ervas.

Bateu á porta da casa de sua amiga , o coração pulsava forte , as pupilas de seus negros olhos tomaram dimensões gigantesca , quando Tião , abriu a porta.

Estava sem camisa e exibindo um torso nu e peludo, fez aumentar o desejo daquela louca por luxuria.

Tião exibia em seu rosto , o semblante da interrogação: O que queria aquela mulher em sua casa novamente.

Com a desculpa que havia perdido um brinco , adentrou a casa e foi diretamente para o sofá. Fingiu procurar algo e abriu o frasco que a estranha mulher lhe dera. Molhou seu dedos com o estranho perfume e dissimulando cair, se apoiou no homem que tanto lhe causava desejo.

Espalhou nas costa nua de seu interlocutor , o perfume e como num passe de mágica. Sentiu que o semblante de Tião, mudara. Agora ele a olhava com olhos de um garanhão preste a copular com a fêmea. O que se seguiu , foi algo mágico e finalmente , Eloisa tinha nas mãos o homem que sempre cobiçou , ele estava a seus pés implorando carinho e amor.

Nesta noite . Eloisa não voltou para casa . Dormiu a braçada a seu novo amante.

Dias se seguiram e a vizinhança percebeu a anomalia. Gustavo , desconfiado , começou a investigar os passos de sua esposa .Patrícia voltara de sua terra natal , onde fora enterrar teu pai querido e também notara a mudança de atitude de seu amado . Eloisa continuara a freqüentar a residência dos amigos.

Eram tão evidente o romance entre Tião e Eloisa que todo o bairro já sabia, menos Gustavo e Patrícia . As rodas de fofocas elegeram os dois como o prato favorito do ano. Todos comentavam , todos criticavam, repudiavam , a atitudes dos amantes.
O juízo não fazia parte da vidas de Eloisa e Tião até que numa conversa distraída , Patricia ouviu algo que a fez desconfiar. Começou a prestar a atenção a seu marido e segui-lo ,até que se confirmou o que mais se temia. Eloisa e Tião foram surpreendidos em frente ao estadinho do ò no bairro siderúrgica , aos beijos e abraços. Estava desfeito um casamento perfeito. Se sentindo a mulher mais humilhada do mundo , queria saber o motivo dessa vil traição , Tião atordoado só dizia que a sua amante era a mulher da vida dele.

Eloisa sorria. Feliz. Conseguira o homem de sua vida . Largara o seu amante e caminhava sorridente pela Rua Beira Rio , quando ao passar por uma trilha, avistou seu marido, que desconfiando de suas atitudes , também resolvera segui-la.

Viu com horror Gustavo empunhar a sua pistola calibre 32 e disparar bem entre seus lindos olhos um tiro que selou uma vida de sonhos e deslizes a procura da felicidade.

A rua beira Rio e a Rua da Usina encheu de curiosos e policiais , todos queriam ver o que se sucedera nesta tão tranqüila região. Entres os assistentes estava uma linda mulher, morena de olhos amêndoas , sorriso franco e veste coloridas. Ela se aproximou do corpo da infeliz mulher e sussurrou: - Agora você vem comigo.

Ao passar perto de um homem que também observara a cena, esse se assustou e disse num grito de Espanto:Maria Padilha?

Ela se virou , piscou os olhos para quem lhe chamara e caminhou sorrindo pra encruzilhada.











quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Curiosidade sobre Minas Gerais






Libertas Quae Sera Tamen, o lema na bandeira do estado, significa Liberdade Ainda que Tardia.

O território de Minas Gerais é maior do que o francês.

Minas Gerais é a quarta maior unidade federativa do Brasil, ficando atrás apenas do Mato Grosso, Amazonas e Pará.

Minas é o segundo estado mais populoso, com 20 milhões de habitantes. O primeiro é São Paulo, com 40 milhões.

Com 5,5 milhões de habitantes, Belo Horizonte, a capital mineira, é a terceira maior aglomeração urbana do Brasil.

O terceiro maior PIB entre as unidades federativas é o de Minas Gerais.

O estado teve outros nomes antes de ser batizado como Minas Gerais: Campos de Cataguá, Minas Gerais do Ouro Preto, Minas Gerais dos Goitacazes, Capitania de Minas Gerais e Província de Minas Gerais.

Minas é o estado com maior número de municípios: 853.

As cidades mineiras mais populosas são, pela ordem: Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares e Ipatinga.

A primeira cidade de Minas Gerais foi Mariana. À propósito…

Você sabia que Mariana foi a primeira capital mineira?

Das 11 montanhas mais altas do Brasil, cinco estão em Minas Gerais (alguns nas divisas de estado como Rio de Janeiro e São Paulo).

O ponto culimante do estado é o Pico da Bandeira, com quase 3.000 metros de altitude.

A menor cidade do Brasil é a mineira Santa Cruz de Minas, com área um pouco maior do que o pequeno Principado de Mônaco.

Da 10 cidades mais altas do Brasil, nove estão em Minas Gerais. São elas: Monte Verde, Senador Amaral, Ipuiuna, São Tomé das Letras, Bom Repouso, Gonçalves, Campestre, Marmelópolis e Santana do Garambéu.

O rio São Francisco nasce em Minas Gerais, mais precisamente na Serra da Canastra.

O rio Paraná nasce mais propriamente na divisa entre Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A Inconfidência Mineira, um dos principais eventos da história do Brasil, ocorreu em Minas Gerais.

Mineiros famosos: Carlos Drummond de Andrade, Darcy Ribeiro, Autran Dourado, Guimarães Rosa, Murilo Mendes, Fernando Gabeira, Frei Beto, Mário Prata, Ruy Castro, Fernando Sabino, Pedro Nava, Alberto Santos Dumont, Adélia Prado, Juscelino Kubistchek, Ziraldo, Rubem Fonseca e Paulo Mendes Campos, entre outros.

Como o próprio nome indica, o queijo Minas surgiu em Minas Gerais. Sua produção é muito simples, já que ele não passa por etapas de envelhecimento.

O Catupiry (que, na verdade, é um queijo cremoso) é uma criação brasileira. Ele foi criado por Mário e Isaíra Silvestrini, um casal de imigrantes italianos, em 1911, em Lambari, Minas Gerais. A palavra catupiry tem origem tupi-guarani e significa "excelente".

Agosto Mês de saber algumas curiosidade









A Mãe Mais Jovem
A Mãe mais jovem foi Lina Medina, que deu à luz um bebê (cesariana) com 2,9 Kg de peso em Lima no Peru em 1939. Lina tinha apenas 5 anos e 7 meses quando a criança nasceu. O bebê foi criado pelo seu irmão e só veio a descobrir que Lina era sua mãe aos 10 anos de idade.

Moças como a Lina sofrem de um desequilíbrio hormonal, ou puberdade precoce. Lina teve a sua primeira menstruação quando tinha 3 anos.

2 – O Pai Mais Jovem
Sean Stewart, de Sharnbrook em Inglaterra, foi pai de um saudável bebê de 2.7 Kg a 20 de Janeiro de 1998, com 12 anos de idade. Deram-lhe o dia de folga na escola para ele poder ir ao hospital ver a sua (também adolescente) namorada Emma Webster dar à luz ao seu filho.

3 – A Mãe Mais Velha
No dia 7 de Novembro de 1996, Arceli Keh deu à luz uma bebê (Cynthia) aos 63 anos e 9 meses de idade no Hospital Universitário de Loma Linda, Califórnia. A gravidez numa idade destas é de alto risco, tanto para a mãe como para o bebê. A maior parte dos especialistas em fertilização artificial recusam-se a fazer qualquer tratamento a pessoas com esta idade, no entanto Arceli disse-lhes que tinha apenas 50 anos, de modo a obter o tratamento. Resultou.



4 – O Pai Mais Velho
O mineiro Les Colley tornou-se no pai mais velho, quando, em Julho de 1992, aos 93 anos e 10 meses, o seu filho Oswald nasceu. Les não fumava, não bebia álcool e permaneceu sexualmente ativo até ao fim dos seus dias. Morreu 4 meses antes de fazer 100 anos com uma Pneumonia.

5 – A Avó Mais Jovem
Mum-Zi, uma mulher pertencente ao harém do Chefe Akkiri, na ilha de Calabar, Nigéria, foi mãe aos 8 anos e 4 meses. A sua filha também foi mãe aos 8 anos, tornando Mum-Zi avó aos 17 anos.

6 – O Avô Mais Jovem
Depois do nascimento do bebê do seu filho Stephen, de 14 anos, Dale Wright tornou-se no avô mais jovem, com 29 anos de idade. Dale também tinha sido pai aos 14.

7 – Homem com Mais Filhos
O último imperador de Marrocos, Moulay Ismail (1646-1727) teve inúmeros descendentes, devido às concubinas imperiais. Em 1703 já tinha pelo mesmo 342 filhas e 525 filhos; por volta de 1721 dizia-se que já tinha 700 descendentes masculinos.

8 – Mulher com Mais Filhos
De acordo com o “Livro dos Recordes do Guinness 2001″, o maior número de crianças nascidas da mesma mãe é de 69. A proeza pertence à primeira mulher de Feodor Vassilyev, cujo nome é desconhecido. Entre 1725 e 1765, num total de 27 partos, ela deu à luz 16 pares de gêmeos, 7 trigêmeos e 4 quadrigêmeos. 67 deles sobreviveram até à adolescência.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Agosto é o mês do Cachorro Louco. Por que? Histórias e curiosidades pelo mundo.



Não é novidade para ninguém que o mês de Agosto é o do Cachorro Louco, da Bruxa na Aviação e das fantásticas Noites do Terror. Talvez por isso Agosto seja o mês com o maior número de simpatias e superstições em todo o mundo.

Mas por que? Qual a verdadeira origem destas simpatias e superstições? Veja aí algumas histórias e curiosidades sobre o mês de Agosto no Brasil e em outros países.




Eu sou Júlio César, o poderoso! Vai um foguinho aí?

Diz a história que foram os romanos que deram ao oitavo mês do ano o nome de Agosto em homenagem ao imperador César Augusto. Como o cara na época estava conseguindo grandes vitórias, como a conquista do Egito e a sua “promoção” a cônsul, não queria ficar atrás do imperador Júlio César – cujo mês de Julho é em sua homenagem – e acabou decidindo que o “seu” mês também teria 31 dias.

Mas foi entre os romanos que o mês de Agosto começou a ser considerado azarento, embora não se saiba exatamente o motivo. Os caras acreditavam que existia um dragão imenso e terrível, que andava pelo céu cuspindo fogo durante o mês de Agosto. Mas depois descobriram que o tal “Dragão” era a constelação de Leão, visível nos céus do hemisfério norte naquele período do ano.

Em Portugal o medo do mês de Agosto surgiu no período das grandes navegações, que duravam muitos meses e até anos. As mulheres portuguesas não casavam nunca no oitavo mês, porque era nessa época que os navios das expedições saíam à procura de novas terras. Daí, casar em Agosto significava ficar sozinha e às vezes sem lua-de-mel. Algumas até ficavam viúvas.

Já aqui no Brasil, com a influência dos portugueses, essa crença chegou e se espalhou. Daí o dito popular “Casar em Agosto traz desgosto”. E tem também aquela onda de que os cachorros contraem a Raiva nesse mês. Daí o nome de “mês do cachorro louco“.




Os argentinos só lavam o nariz em Agosto.

Na Argentina muitos deixam de lavar a cabeça em Agosto porque acreditam que isso chama a morte. E na África o dia 24 de Agosto é o chamado “dia em que o Diabo anda solto” – dia de todos os exus

Na França o mês é maldito pois em 24 de Agosto de 1572 Catarina de Medici ordenou o massacre de São Batolomeu, matando de dezenas de milhares de pessoas.

Na Polônia, em 14 de Agosto de 1831 os poloneses foram derrotados pelos russos na Revolta de Varsóvia, que também matou muita gente. Por isso a galera não gosta do mês de Agosto.

No Marrocos, em 14 de Agosto de 1844 a França invadiu o país; No Cambodja, em 11 de Agosto de 1863 a França tomou a nação; Na Alemanha, em 3 de Agosto de 1932 Hitler assumiu o governo alemão após a morte de seu antecessor; Na China, em 8 de Agosto de 1937 o Japão invadiu Pequim; No Japão, nos dias 6 e 9 de Agosto de 1945, as cidades de Hiroshima e Nagazaki foram destruídas por bombas atômicas.




Ai… que medo!

Em muitos lugares acredita-se que as assombrações, fantasmas que gemem e arrastam correntes, almas penadas que balançam as redes de quem dorme e outras coisas similares acontecem em Agosto, porque este é o mês do frio e da ventania.

E aí? Conhece alguma simpatia para o mês de Agosto? Eu conheço aquela em que deve-se usar a camisa ao avesso para se proteger do azar e do cachorro louco.

Escreva nos comentários.