bem vindo

domingo, 30 de setembro de 2012

Voce Sabia? Expresões populares


Acabar em pizza

Uma das expressões mais usadas no meio político é “tudo acabou em pizza”, empregada quando algo errado é julgado sem que ninguém seja punido.

O termo surgiu por meio do futebol. Na década de 60, alguns cartolas palmeirenses se reuniram para resolver alguns problemas e, durante 14 horas seguidas de brigas e discussões, estavam com muita fome.
Assim, todos foram a uma pizzaria, tomaram muito chope e pediram 18 pizzas grandes. Depois disso, simplesmente foram para casa e a paz reinou de forma absoluta. Após esse episódio, Milton Peruzzi, que trabalhava na Gazeta Esportiva, fez a seguinte manchete: “Crise do Palmeiras termina em pizza”. Daí em diante o termo pegou.

Casa da Mãe Joana
A expressão se deve a Joana, rainha de Nápoles e condessa de Provença que viveu na Idade Média entre 1326 e 1382. Em 1346, a mesma se refugiou em Avignon, na França.
Aos 21 anos, Joana regulamentou os bordéis da cidade  onde vivia refugiada. Uma das normas dizia: "o lugar terá uma porta por onde todos possam entrar." Transposta para Portugal, a expressão "paço da mãe joana" virou sinônimo de prostíbulo. Trazida para o Brasil, o termo paço, por não ser da linguagem popular, foi substituído por casa. Assim, "casa da mãe joana" passou a servir para indicar o lugar ou situação em que cada um faz o que quer, onde impera a desordem e a desorganização
Arroz de Festa

Usada para designar pessoas que não perdem nenhuma festividade, a expressão “arroz de festa” pode ter surgido a partir da tradição de jogar arroz em casais recém-casados. Entretanto, a hipótese mais aceita capaz de explicar a origem do termo conta que o mesmo surgiu em razão da existência de uma sobremesa muito famosa em Portugal.
Esta, feita a partir do arroz (corresponde ao nosso “arroz doce”), era uma iguaria obrigatória em todas as festas da época. Desta forma, passou-se a fazer uma analogia entre a sobremesa, ou melhor, entre o arroz e aqueles que não perdem uma festa por motivo algum.

Bode Expiatório
A expressão “bode expiatório” é usada para indicar alguém inocente e que acaba levando toda a culpa para si. Suas origens nos levam aos costumes dos hebreus, povos que realizavam sacrifícios com animais como forma de purificação de seus pecados.
Segundo a tradição judaica, os sacerdotes deveriam colocar suas mãos sobre um bode e sacrificá-lo, de forma que o animal carregasse em si todos os pecados do povo. Foi a partir deste rito religioso que a expressão se originou.
.
Chorar as Pitangas
  A expressão “chorar as pitangas”, usada no Brasil para designar o ato de chorar e lamentar, se originou a partir de uma adaptação da frase portuguesa "chorar lágrimas de sangue". “Pitanga” é uma palavra de origem indígena e significa vermelho.
Desta forma, os índios fizeram uma analogia e começaram a usar a expressão que conhecemos hoje em dia, isto é, de alguém que chora tanto que seus olhos ficam avermelhados.
Dar com os burros n'água


A expressão surgiu no período do Brasil Colonial, no qual tropeiros que escoavam a produção de ouro, cacau e café precisavam ir da região Sul à Sudeste sobre burros e mulas. O fato era que muitas vezes esses burros, devido à falta de estradas adequadas, passavam por caminhos difíceis, regiões alagadas e muitos deles morriam afogados. Daí em diante o termo passou a ser usado para se referir a alguém que faz um grande esforço para conseguir algo e não tem sucesso nisto.

De mãos abanando
Na época da intensa imigração no Brasil, os imigrantes tinham que ter suas próprias ferramentas. As "mãos abanando" eram um sinal de que aquele imigrante não estava disposto a trabalhar. A partir daí o termo passou a ser empregado para designar alguém que não traz nada consigo. Uma aplicação comum da expressão é quando alguém vai a uma festa de aniversário sem levar presentes.

Dor-de-cotovelo
A expressão “dor-de-cotovelo”, muito usada para se referir a alguém que sofreu uma decepção amorosa tem sua origem na figura de uma pessoa sentada em um bar, com os cotovelos em cima do balcão, enquanto toma uma bebida e lamenta a má sorte no amor.
De tanto o apaixonado ficar com os cotovelos apoiados daquela forma, os mesmo deveriam doer. Esta é a ideia por trás desta expressão.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Isso só acontece na minha Roça grande!



Estava bem escuro. Já se passava das seis da tarde e as luzes parcas dos postes da rua se acendiam.

Um silencio sepulcral tomava conta da Rua são Paulo , bem no centro do bairro de Roça grande. O pavor imperava. Todos tinham medo de colocar a cara na janela , ou mesmo espiar pela fresta das portas e janela. Um gato preto cruzara a rua em veloz carreira . O ultimo subúrbio da tarde que liga o bairro á Sabará já tinha partido . Quem deveria sair, já saiu . Quem deveria chegar já chegou ou estava pra chegar.

Ouvia ao longe a oficina do Zé campel, martelando a lata de massa de tomate, fazendo mais um caneco. Até o corajoso Zé da grota se rendeu ao inexplicável. Todos estavam na expectativa do fato ocorrer de novo , com certeza aconteceria. Na semana passada aconteceu, por que hoje não aconteceria?

Um mugido se fez ouvir ao longe. – Droga até as vacas do Antônio do mato estavam com medo?

Haveria a novena de Santo Antonio , mas quem se atreveria a sair nesta noite?

O padre tinha que entender, o santo com certeza aconselharia a defender seus lares e acender uma vela pro papai do céu.

O relógio cadenciava o tempo. Todos os moradores da rua estavam na expectativa. Uns sentados ao redor da mesa, outros despistando e espiando pra fora , mas todos tinham algo em comum: Tinham medo de respirar. O clima era tão tenso , que se podia corta-lo com uma faca.

Oito horas, o tempo não passava, o programa “a hora do Brasil “, com certeza já tinha acabado e ninguém ouviu noticia do presidente JK. A noticia da inauguração da nova capital do Brasil , ficara pra segundo plano. Todos estavam interessados e ansiosos pra descobrir o que era aquilo.

Tava demorando.Iria ou não iria acontecer?

Angustia, medo, a luz da casa de onde vinham o estranho fenômeno se acendeu. Medo, expectativa, pavor!

Agora iria acontecer. Meu DEUS, Jesus! Maria! José! Iria acontecer novamente. São Jorge nos acuda! Santo Antônio venha em nosso socorro!

As vozes começaram a sair da casa novamente. Eram desconexa e confusa. Não eram humanas. Um grupo de homens resolveu acabar com esse demônio que estava dentro dessa casa.

Casa essa habitada por um senhor que se dizia trabalhar para o governador de  Minas Gerais Dr Jose Francisco Bias Fortes, que todo o fim de semana vinha passar o fim de semana na sua casinha na Roça.

O coronel Clovis se assustou quando sua sala foi invadida por um bando de homens armados de enxada e foice e atacou impiedosamente a caixa que emitia sons de outro mundo.

Desolado e furioso ele viu ser destruída a primeira televisão que chegou em Roça grande
.


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Vamos brindar...DEUS È CONOSCO!


CAMINHEI UM QUARTO PARA ATINGIR A META DE 100.000 ACESSOS E ISSO DEVO MUITO A VOCÊS. 
OBRIGADO PELA VISITA VOLTE SEMPRE!

A cobra e o vagalume






A COBRA E O VAGALUME
Sobre a inveja

Conta a lenda que certa vez uma serpente começou a perseguir um vagalume. Este fugia rápido, com medo da feroz predadora, mas a serpente nem pensava em desistir. Fugiu um dia, e ela nao desistia; fugiu dois dias, e nada. No terceiro dia, já sem forças, o vagalume parou e disse à cobra:
- Um momento. Posso lhe fazer três perguntas?
- Não costumo abrir esse precedente para ninguém, disse a cobra, mas já que vou devorá-lo mesmo, esteja à vontade, pode perguntar.
- Pertenço à sua cadeia alimentar ?, perguntou o vagalume.
- Não. Respondeu o ofídio.
- Eu lhe fiz algum mal? redarguiu o inseto.
- Não. Respondeu novamente a cobra.
- Então, por que você quer acabar comigo? Perguntou novamente o ofídio
- humm. Não sei... É uma coisa assim, tipo... O negócio é que não suporto ver você brilhar... disse finalmente a cobra.




domingo, 23 de setembro de 2012

É primavera




Os dias tristes e mais escuros do inverno já estão na saudade e a primavera, um dos espetáculos mais bonitos do planeta, já começou há, mais ou menos, um mês. Desde os tempos mais remotos, os povos antigos, como gregos, egípcios, sumérios, babilônios e celtas, agradeciam à Mãe Terra, como chamavam a natureza, tudo o que ela lhes dava: de alimentos a cura pelas plantas. E agradeciam promovendo grandes festivais. O da primavera comemorava a fertilidade, quando todos os seres, homens, plantas e animais, acordam do repouso do inverno para uma nova fase, quando o mundo se enfeita e se torna mais belo e fértil.

Do outro lado do mundo

• A Festa da Primavera da China tem mais de 4 mil anos e até hoje os chineses comemoram a entrada da mais bela estação do ano com muita alegria. Como a folhinha deles é diferente da nossa, o festival chinês começa no dia 23 de dezembro e termina no dia 15 de janeiro do calendário lunar chinês. Nesse período, eles também comemoram o primeiro dia do Ano Novo Lunar com muitos fogos de artifício.
• No Japão, as pessoas fazem uma grande festa quando as cerejeiras começam a florir. Em algumas regiões do país, os japoneses, encantados com a beleza da árvore, aproveitam para dar as boas-vindas à estação, conhecida como haru, fazendo festivais e piqueniques nos parques, nos quais vai a família inteira.

Flores e ovos coloridos

No Hemisfério Norte, a chegada da primavera acontece em fins de março. Por isso, a festa da Páscoa tem origem nos antigos festivais que comemoravam a entrada da estação. Antigos povos pagãos da Europa, como os germânicos, que deram origem aos alemães, homenageavam Ostera, a deusa da primavera. Essa divindade aparecia com um ovo em suas mãos, simbolizando a chegada de uma nova vida. Nessa época, os festivais primaveris eram decorados com ovos coloridos. Na era cristã, virou tradição comemorar a Páscoa distribuindo ovos coloridos, com as cores vivas da estação, para as crianças.

Noite igual

No Hemisfério Sul, onde se encontra o Brasil, a primavera começa oficialmente em 23 de setembro. Nesse dia, a folhinha marca o equinócio da estação.A palavra equinócio significa "noite igual", ou seja, o dia e a noite têm a mesma duração. Diferente do inverno, quando as noites são mais longas.

Sua majestade, a rosa


A rainha das flores descende de uma família enorme, conhecida como rosaceae, cuja principal figura é... ela mesma, ora. O curioso é que todos os membros dessa família têm perfume e sabor.Assim, a rosa é considerada pelos botânicos como "prima" de nada menos do que a maçã, o pêssego, o morango, a amora, a pêra, a cereja e a ameixa. A bela nasceu no Hemisfério Norte, e é muito comum na Europa, Ásia e no Oriente Médio, em regiões onde as estações do ano são bem definidas. Os chineses foram os primeiros a cultivá-la, há mais de 5 mil anos, não só para embelezar o jardim como para produzir remédios. Da polpa da rosa, eles preparam um chá diurético que é muito gostoso. Das pétalas é extraído o óleo para tratar a pele e fazer perfume. Só para ter uma idéia, são necessários 5 mil quilos de pétalas de rosa para produzir 1 litro de óleo essencial.

Prima quem?
Em um passado muito longínquo, o ano era dividido apenas em duas partes: veris (bom tempo) e hiems (mau tempo). Mas, a partir do século 17, os estudiosos começaram a dividir o ano em quatro estações e batizaram cada uma delas com um nome originado do latim.Veja o que significam:

PRIMAVERA: a palavra originase de primo vere, que quer dizer princípio da boa estação.
VERÃO: vem da expressão latina veranum tempus, que significa tempo da frutificação.
OUTONO:originou-se de tempus autumnus, que é o mesmo que tempo de ocaso.
INVERNO: de tempus hibernus, quer dizer tempo de hibernar.

Primavera

"A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la... e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega".
Cecília Meireles(Do livro Cecília Meireles – Obra em Prosa, Editora Nova Fronteira)

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Aprenda simpatias para fazer na primavera



No próximo dia 22 de setembro começa a primavera, estação de renovação, energia, flores e muita vida. Aproveite tanta energia para fazer simpatias para atrair boas vibrações. Você poderá as simpatias em qualquer época da primavera. Veja abaixo:

Simpatia para favorecer o amor




A estação é muito propícia para o romance, paixão, amores e novas relações. Esta simpatia deve ser feita se você deseja conquistar alguém que está interessada e ama. Mas há uma regra importante: a pessoa de seu interesse deve estar sozinha. Caso contrário, você irá afastá-lo de vez da sua vida.

Realize a simpatia numa lua cheia de primavera e pode estar certo que viverá doces momentos ao lado da pessoa amada. Arrume caneta e papel. No exato momento em que a lua cheia nascer, escreva o nome da pessoa que deseja conquistar e depois olhe fixo para o luar.

Acenda uma vela cor de rosa e queime o escrito em sua chama, em seguida deite-se com uma bela flor sobre o peito, feche os olhos e pense na pessoa que gosta.

Quando levantar coloque a flor entre os dentes e bata três palmas seguidas, mentalize novamente o nome da pessoa que quer conquistar e para finalizar inspire profundamente e sopre o ar bem devagar.

Simpatia para quem nasceu na primavera




Quem nasceu no período que compreende do dia 21 de setembro ao dia 20 de dezembro, deve fazer esta simpatia exatamente na data do seu aniversário para obter boa sorte durante um ano inteiro.

Providencie um buque de flores do campo e enfeite o seu quarto de dormir na véspera do aniversário, antes de dormir acenda um incenso floral.

Quando despertar no dia do aniversário, antes de mais nada acenda outro incenso floral e sentado na cama una a palma das mãos na altura do peito, nesta posição feche os olhos e abaixe a cabeça em reverência ao espirito da sorte que veio te acordar e daqui para frente irá te acompanhar por todo lugar.

Quando se retirar do quarto leve uma flor do buquê consigo e oferte à primeira pessoa que encontrar.

Simpatia para ficar linda e jovem







Esta simpatia é uma receita para a eterna juventude, sabe-se que a beleza é um dom da alma e manifesta-se de fora para dentro, quem possui espírito bonito jamais que é feio e fedido.

A juventude eterna é conseguida quando um homem se torna capaz de compreender a natureza das coisas, o tempo passa e deixa suas marcas, o rosto, as mãos, o corpo nunca deixarão de sofrer transformações e apresentar as marcas da maturidade.

A velhice vem para todos e isto é inevitável, mas o modo como o homem lida com seu amadurecimento é a chave para manter o espírito sempre jovem e desta forma conseguir inclusive manter o vigor e a beleza plástica do corpo.

A simpatia só não livra das partes boas que se adquire com o tempo de vida, como por exemplo experiência e sabedoria, essas pelo contrário, reforça ainda mais.

No dia do equinócio de primavera, providencie uma dúzia de jasmim e coloque num vaso com água, dentro do seu quarto. Exatamente ao meio-dia, acenda uma vela dourada e segurando uma maçã com a mão direita repita as seguintes palavras mágicas ( deve ler da mesma forma como se escreva):

"Da mesma forma que a para a Natureza e a Primavera nada envelhece, continuarei sempre linda e jovem no meu espirito e corpo."

Feito isso deixe a maçã ao lado da vela até que a mesma termine de queimar, quando acontecer, coma a fruta, até mesmo os caroços e esteja certo de que as forças mantenedoras da eterna juventude já estarão agindo em você e deste momento em diante sentirá como se estivesse remoçando à cada dia.



Boa sorte

:: A LENDA DA PRIMAVERA E O VERÃO



Vocês sabem como surgiram as estações do ano? Então prestem atenção nesta história, que fala sobre uma bela jovem. Perséfone,a primavera e o verão.


Falavam os antigos gregos que, no começo dos tempos, não existiam as quatro estações do ano. Só a primavera e o verão. Naquele tempo, andava pelo mundo uma jovem belíssima chamada Perséfone. Ela era filha de Deméter, a deusa do casamento e das colheitas. Um dia, Perséfone colhia flores e cantava, quando foi vista pelo deus do mundo subterrâneo, o terrível Hades.
Ele se apaixonou perdidamente pela jovem e a raptou, levando-a para seu mundo de escuridão. Deméter, a mãe, ficou desesperada. Não se conformava com a perda da única filha.Como ela era deusa das colheitas, sua tristeza e saudade fizeram os frutos das árvores secarem e as flores murcharem. Famintos, os homens pediram a Zeus,o deus de todo o universo, que resolvesse aquela situação.
Zeus chamou seu filho Hermes, o mensageiro de todos os deuses, e lhe fez um pedido:
Hermes, quero que me ajude. Deméter exige que Perséfone volte. Diz que, se ela não voltar, todas as árvores morrerão. Mas Hades já se casou com ela. O que faremos?
Hermes, o mais esperto dos deuses, desceu ao mundo subterrâneo de Hades, a terra secreta da noite e dos mistérios.Lá encontrou Perséfone ao lado do marido.
- Meu pai ordena que Perséfone volte para a casa de sua mãe, Hades. Você agiu incorretamente.
- Por quê? Eu estava apaixonado, não conseguia viver sem Perséfone e, com o tempo,ela também aprendeu a me amar! Somos felizes agora.
- Não se pode raptar uma jovem dessa forma. Deméter sente saudades da única filha. Você terá que me obedecer.
- É impossível devolver Perséfone à terra novamente. Como você sabe, o que entra no mundo das trevas não pode voltar para casa.
- Hades, então tenho uma proposta: Perséfone fica oito meses com a mãe e durante os quatro meses restantes ela fica com você. Certo?
- Está bem, Hermes, eu aceito.
E foi assim que surgiram as estações do ano. Quando Perséfone está com a mãe, temos a primavera e o verão; quando Perséfone está com Hades, temos o inverno e o outono, porque como Deméter é a deusa das colheitas, sua tristeza e saudade fazem as flores murcharem e os frutos secarem.

Fantini esta de volta

por mais democracia, pelo apoio  á cultura , o esporte e a saúde APOIO INCONDICIONALMENTE a aliança PMDB/PTB para a prefeitura de minha cidade

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O dia que a terra Parou





.. E o Sol se deteve, a lua parou... O Sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro...E não houve dia semelhante a esse, nem antes nem depois dele..." (Josué 10:13)

Você acreditaria se alguém dissesse que a Terra ficou parada em seu movimento de rotação por quase 12 horas? Parece inacreditável, não é mesmo? Um fenômeno destes colocaria todo o Sistema Solar em Caos, pois com a suspensão da rotação terrestre, todo o equilíbrio gravitacional dos demais planetas seria afetado. Pois bem, por mais incrível que possa parecer, este fenômeno astronômico sem precedentes já ocorreu.

De acordo com o que diz o texto Bíblico, não foi só o Sol que parou, mas sim todo o Universo!

A explicação está na crença antiga de que a Terra era o Centro do Sistema Solar (Geocentrismo). Por isto, o texto menciona a parada do Sol e da lua.

Após o surgimento do heliocentrismo (O Sol como o centro do Sistema Planetário), estudiosos concluíram que este evento não poderia ter ocorrido e que tal registro Bíblico seria uma lenda. Milhares de anos se passaram, até que os cientistas pudessem desvendar mais este mistério. Na década de 60, quando o Estados Unidos pretendiam colocar um homem em órbita terrestre, o assunto veio novamente à tona. Céticos como sempre, os cientistas já haviam esquecido o relato de Josué e "esta história absurda de um D'us que faz a Terra parar"... Mas afim de que nada pudesse falhar na corrida espacial, astrônomos precisaram calcular todo o movimento planetário. Órbitas da Terra, Lua, etc...

Um erro nestes cálculos, e os astronautas ficariam perdidos no espaço por toda a eternidade... E foi justamente durante a realização destas pesquisas, que o assunto voltou a ser discutido.

Os mais avançados Computadores de então, baseado no Goddard Space Flight Center da NASA (Greenbelt, Md) iniciaram o trabalho árduo de recalcular as órbitas planetárias. Entretanto, algo que nenhum cientistas esperava aconteceu: Em todos os cálculos realizados havia um erro de aproximadamente 12 horas e 20 minutos. Ou seja, este tempo estava "faltando" no cronograma universal!

Analistas de sistemas foram consultados, programas de informática revisados, cálculos revistos, porém o problema persistia. Uma equipe da IBM foi chamada para descobrir possíveis defeitos no computador, mas nada foi detectado. A preocupação com a ida de Yuri Gágarin ao espaço aumentou ainda mais a pressão do governo norte-americano sobre o cientistas espaciais: Custasse o que custasse, mas a falha precisava ser descoberta.

Para piorar a situação, Kennedy não queria mais um homem simplesmente no espaço, mas sim na Lua !

Um dos astrônomos da equipe ( Harold Hill - ele relata o fato em seu livro "How to Live like a King`s Kid) lembrou-se de que na sua infância havia ouvido contar uma história desta na Escola Bíblica de uma igreja que freqüentava com sua avô. O fato foi levado aos demais cientistas, que a princípio acharam um absurdo. Porém, qual melhor explicação sobre o assunto do que o relato do Velho Testamento?

O problema estava quase solucionado, mas ainda faltavam 40 minutos!
Um segundo problema surgia (relatado no Swedish Goteborgs Tidningen de 5 de Março de 1981) . Cientistas da Universidade de Estocolmo descobriram que a inclinação da Terra sofreu uma mudança brusca no dia 3 de Maio de 1371 A. C. Mesmo recusando-se à aceitar a explicação Bíblica, não houve outra solução à não ser continuar as pesquisas sobre relatos históricos que pudessem comprovar a ausência deste tempo na história do Universo.

Em Isaías 38: vs. 8 encontraram: "Eis que farei voltar atrás dez graus a sombra do relógio de Acaz...". Nos tempos antigos eram usados relógios solares que mostravam as horas pela projeção da sombra sobre um haste. Estes relógios possuíam um semicírculo de 180° destinados às 12 horas de exposição ao Sol. Cada hora era equivalente a 15°, assim 10 ° seriam o mesmo que 40 minutos - Justamente o tempo que faltava ao fenômeno assistido por Josué para completar as 12 horas que milhares de anos depois os computadores da NASA descobriram estarem faltando!

Há vários relatos bíblicos sobre este fenômeno:
E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro Josué 10:13

O sol e a lua pararam nas suas moradas; andaram à luz das tuas flechas, ao resplendor do relâmpago da tua lança. Habacuque 3:11

O que fala ao sol, e ele não nasce, e sela as estrelas. Jó 9:7
(Profecia e reconhecimento do poder de D'us, pois a época de Jó é anterior a de Josué).

O grande problema é que o Dia de Josué derruba a teoria do heliocentrismo e reforça o geocentrismo. Biblicamente toda a escritura é inspirada Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. II Timótio 3:16-17

Um "longo dia" para Josué significou que em outras partes do mundo existiram "longas tardes", "longas noites", "longos crepúsculos"... Os hieróglifos do Egito registram "um dia de confusão no movimento dos astros", Os registros chineses dão conta que no tempo do 7º Imperador o Sol parou no horizonte ao entardecer e não quis permitir a chegada da noite, Na América do Norte tribos como os Ojibaways, wyandot, Omahas, Dogrib possuem relatos que confirmam tanto o dia de Josué como o milagre de Ezequias. Os anais de Chauhtitlan dos índios mexicanos registram uma longa noite. No Peru, Montesinos acusou Yupanqui Pachacuti II de ser o culpado pela "grande noite" em virtudes dos seus pecados...

Deus Criador, pelo seu poder, em um única e exclusiva oportunidade, fez com que Todo o Universo parasse por 11 horas e 40 minutos e depois, para um reequilíbrio, girasse em sentido oposto durante 40 pequenos minutos. Tudo isto, para mostrar que acima das leis físicas que regem o Universo, existe um Ser que Criou e coordenas estas leis. Milagres como estes são difíceis de ser aceitos, mas até mesmo o mais cético dos cientistas teve que acatar a veracidade dos fatos. Segundo o que nos diz o texto bíblico, outro dia como este nunca existiu antes e nem haverá depois. Foi um fenômeno Único.

Entretanto, Deus continua o mesmo. Não mudou. Continua fazendo com que coisas "impossíveis" aos homens, continuem acontecendo. Afinal, Ele é o Senhor dos Impossíveis.

Fonte: Web Site do Criacionismo Bíblico

domingo, 16 de setembro de 2012

São Miguel Arcanjo -História


São Miguel Arcanjo

Príncipe da Milícia Celeste
29 de setembro


“Houve uma grande batalha: Miguel e seus anjos lutaram contra o Dragão. O Dragão também lutou, junto com seus anjos, mas foram derrotados, e não houve mais lugar para eles no céu (Apocalipse, 12, 7-8)”.
Quem como Deus = Miguel

“Deus criou as coisas materiais e espirituais. O diabo e os outros espíritos malignos foram criados bons por Deus, porém tornaram-se maus por si mesmos (IV Concílio Ecumênico de Latrão – 1.215)”.
Antes de ter criado o homem, Deus criou os Santos Espíritos, os Espíritos Puros, isto é, não compostos de matéria, embora por vontade divina, possam às vezes apresentar-se aos homens sob formas corporais: “Deus, desde o princípio do tempo, criou do nada duas espécies de seres: os Espirituais e os Corporais, isto é, os Anjos e o Mundo; e, depois, criou o Homem, sendo constituído de corpo e espírito, que é comum a ambos os seres (IV – Concílio Latrão – 1215)”.
As Sagradas Escrituras falam-nos de anjos agrupados em 9 coros, a saber: Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Potestades, Virtudes, Principados, Arcanjos e os Anjos, que por sua vez, constituem três hierarquias. A primeira hierarquia, os Serafins, Querubins e Tronos, têm por missão o serviço principal perante o Trono de Deus; a segunda hierarquia: Dominações, Potestades e Virtudes que têm por missão o serviço no espaço da Criação; e a terceira hierarquia: Principados, Arcanjos e Anjos, que têm por missão o serviço junto à humanidade na terra.

Deus exalta os humildes e resiste aos soberbos


Quando Lúcifer, arrogante e presunçoso se levanta contra Deus, Deus cria o inferno e nele são precipitados por Miguel, Lúcifer e todos os Anjos rebeldes.
Dizem as Santas Escrituras, quer no Antigo Testamento, quer no Novo Testamento, que o Arcanjo São Miguel foi sempre muito amado e venerado pelo povo de Deus. O Senhor o constituiu guarda e protetor da nação israelita, como se lê no Profeta Daniel: “Surgirá Miguel, o Grande Príncipe, que guardará o teu povo (Daniel 12, 1)”.
São Miguel Arcanjo é honrado e invocado como guarda e protetor da Igreja e como guardião dos agonizantes pois é ele quem leva as almas dos que deixam este mundo, junto do Trono de Deus para o julgamento. A Igreja invoca-o como advogado de defesa na vida e na hora da morte.



As Aparições de São Miguel Arcanjo
São João Evangelista, quando chegou à região de Colossos, fui muito bem recebido em sua pregação e vários abraçaram a fé. Nas suas exortações. São João falou sobre os anjos e anunciou-lhes que o Príncipe das Milícias Angélicas, o grande São Miguel, os tomaria debaixo de sua proteção e que, às portas da cidade. brotaria uma fonte, onde os doentes, com o sinal da cruz e a invocação do Arcanjo São Miguel, encontrariam a cura de todos os males do corpo e da alma. A fonte apareceu e espalhou-se esse acontecimento por toda a região.
São Miguel apareceu a um rico cidadão da região da Frigia, que tinha uma única filha, que era muda, e disse-lhe em sonho: “Conduze a tua filha à fonte dos cristãos e crê na onipotência do seu Deus, que tua fé será recompensada”. Cheio de esperança, pai e filha foram à fonte e lá perguntaram aos cristãos o que deveriam fazer. Eles disseram: “É em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e pela intercessão de São Miguel que nós usamos desta água”. Assim fizeram e, no mesmo instante a menina começou a falar, despertando em ambos um crescer da fé. Pediram o Batismo e em gratidão o homem mandou construir junto à fonte uma igreja.
Os sacerdotes dos ídolos, obstinados nos seus erros, resolveram destruir o santuário. Junto deste, passavam dois rios que eram contidos por diques. Numa noite ouviu-se um forte barulho das águas. Os pagãos tinham destruído os diques e brevemente o santuário ficaria submerso. O eremita, guardião do santuário, ao ver o que se passava, gritou: “Senhor, a Vossa Onipotência clamamos”. Enquanto ele rezava, ouviu-se uma voz vinda do céu. Era São Miguel que descia para desarmar o furor de satanás. Disse ele ao guardião do santuário: “Não temais, o inferno não pode nada contra nós”.Assim, as águas foram controladas, a terra tremeu e engoliu o grande turbilhão das águas.
As liturgias da Igreja Oriental comemoraram este acontecimento com missões e ofícios próprios no dia 6 de setembro.

O Monte Gargano

Um pastor de gado apascentava uma manada de vacas no alto do monte Gargano, na Itália, um novilho entrou em uma caverna e este desferiu lá dentro uma flecha, a qual retrocedeu com a mesma velocidade vindo ferir quem a lançara.
O fato espalhou-se rapidamente e chegou aos ouvidos do bispo de Siponto, cidade que ficava aos pés do monte Gargano.
O Sr. Bispo convocou a diocese a rezar e jejuar por três dias, pedindo a Deus um sinal. Assim sendo, Deus, ouvindo as preces de seus filhos, envia Miguel ao Prelado pedindo que naquele local da caverna fosse construída uma Igreja em sua honra, para reavivar a fé e a devoção dos fiéis no seu amor e proteção, como Anjo custódio da Igreja Católica.
O Bispo comunica a visão ao povo, e dentro da caverna coloca um altar-mor para as celebrações eucarísticas. O Monte Gargano fica perto do convento de Nossa Senhora das Graça, onde viveu e morreu o Santo Padre Pio de Pietreleina, e este lá esteve inúmeras vezes.
Desde o último dia 15 de Agosto, Festa da Assunção da Virgem Maria, estamos rezando a Quaresma de São Miguel Arcanjo que termina na véspera de sua festa.
Os judeus invocam São Miguel como seu protetor e defensor das Sinagogas. Nas festas da Expiação concluem suas orações dizendo: “Miguel, Príncipe da Misericórdia, ora por Israel”. Daniel – “Contra esses adversários não há ninguém que me defenda a não ser São Miguel, vosso chefe (Dn 10, 22)”.
Diante de tão surpreendentes testemunhos, não devemos esmorecer e sim confiarmos também na valorosa intercessão do Grande Príncipe da Milícia Celeste São Miguel Arcanjo.

Amém!
Paz e Bem!

CURIOSIDADES SOBRE A ESCRAVIDÃO NEGRA NO BRASIL


Favor não tomar estes escritos como uma romantização da escravidão negra no Brasil. O sofrimento dos escravos perdura até os dias atuais em seus descendentes, e quase são inesgotáveis, as formas de percepção do preconceito que se abate sobre os herdeiros daqueles que outrora – com sangue, suor e vidas perdidas – constribuiram decisivamente para as bases do desenvolvimento econômico, cultural e social deste país.
Seguem publicadas aqui, algumas curiosidades do cotidiano dos escravos/as no período colonial brasileiro que podem nos dar uma vaga idéia da dureza e crueza da vida dessas pessoas no seu fazer diário.

1. Terra de branco, a Casa Grande era fortaleza, banco, escola e hospedaria;
2. Na sala, as orações eram feitas em latim. Os africanos reinterpretavam: RESURREXIT SICUT DIXIT ( ressuscitou, como havia dito), que virou, na prática, “reco-reco Chico disse”;
3. Crianças brancas e negras andavam nuas e brincavam até os 5 ou 6 anos anos de idade. Tinham os mesmos jogos, baseados nos mesmos personagens fantásticos do folclore africano. Mas aos 7 anos, a criança negra enfrentava sua condição e precisava começar a trabalhar;
4. Não havia escola para escravos e forros, mas, algumas poucas vezes, aqueles que trabalhavam na casa-grande, bilingues na prática, ia à sala de aula;

5. A cozinha era muito valorizada na casa-grande. Conquistou o gosto dos europeus e brasileiros para os pratos de origem africana como vatapá e caruru, comuns na mesa patriarcal do Nordeste. A cozinha ficava num anexo da casa, separada dos cômodos principais por depósitos ou áreas internas ;
6. A senzala, um único espaço se destinava ao lazer e sono de todos os escravos;
7. Normalmente, divisões internas da senzala separavam homens e mulheres. Mas, algumas vezes, era permitido aos poucos casais aceitos pelo senhor morarem em barracos separados, de pau-a-pique, cobertos com folhas de bananeira;
8. Aos domingos, os escravos tinham direito de cultivar mandioca e hortaliças para consumo próprio. Podiam, inclusive, vender o excedente na cidade. A medida combatia a fome do campo, pois a monocultura de exportação não dava espaço a produtos de subsistência;

9. Quando a noite caia, o som dos batuques e dos passos de dança dominava a senzala. As festas e outras manifestações culturais eram admitidas, pois a maioria dos senhores acreditava que isso diminuia as chances de revolta;
10. Em Salvador, primeira capital do Brasil, quase a metade da população era escrava;
11. Com a expansão das cidades, multiplicam-se escravos urbanos em ofícios especializados, como pedreiros, vendedores de galinhas, barbeiros e rendeiras. Os carregadores zanzam de um lado a outro, levando baús, barris,, móveis e, claro, brancos.
12. Forras quituteiras faziam doces de tabuleiro e rivalizavam com as receitas das escravas que pilotavam as cozinhas das senhoras. Além de atrair clientes, elas tinham de cuidar dos filhos, brincando à sua volta. Pelas ruas das cidades, haviam crianças aos montes e muito barulho;
13. Nas esquinas, forros e escravos de mesmas etnias ou ofícios se reuniam à espera de clientes. Eram “cantos”, agrupamentos estimulados pela administração pública, que instigaca hostilidades entre os negros para evitar a associação em massa contra a elite branca.
Fonte: Aventuras na História.
joaquim
Nota: O Pernambucano Joaquim Nabuco foi e é tido por muitos como um dos grandes abolicionistas do Brasil. De fato, a história não pode negar-lhe esta bandeira, mas em sua trajetória de vida são encontradas muitas fissuras e contradições que são explicadas como: “era um homem de seu tempo”.
 

20 PECULIARIDADES E CURIOSIDADES SOBRE MINAS GERAIS




Libertas Quae Sera Tamen, o lema na bandeira do estado, significa Liberdade Ainda que Tardia.

O território de Minas Gerais é maior do que o francês.

Minas Gerais é a quarta maior unidade federativa do Brasil, ficando atrás apenas do Mato Grosso, Amazonas e Pará.

Minas é o segundo estado mais populoso, com 20 milhões de habitantes. O primeiro é São Paulo, com 40 milhões.


Com 5,5 milhões de habitantes, Belo Horizonte, a capital mineira, é a terceira maior aglomeração urbana do Brasil.

O terceiro maior PIB entre as unidades federativas é o de Minas Gerais.

O estado teve outros nomes antes de ser batizado como Minas Gerais: Campos de Cataguá, Minas Gerais do Ouro Preto, Minas Gerais dos Goitacazes, Capitania de Minas Gerais e Província de Minas Gerais.

Minas é o estado com maior número de municípios: 853.


As cidades mineiras mais populosas são, pela ordem: Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares e Ipatinga.

A primeira cidade de Minas Gerais foi Mariana. À propósito…

Você sabia que Mariana foi a primeira capital mineira?

Das 11 montanhas mais altas do Brasil, cinco estão em Minas Gerais (alguns nas divisas de estado como Rio de Janeiro e São Paulo).

O ponto culimante do estado é o Pico da Bandeira, com quase 3.000 metros de altitude.

A menor cidade do Brasil é a mineira Santa Cruz de Minas, com área um pouco maior do que o pequeno Principado de Mônaco.

Da 10 cidades mais altas do Brasil, nove estão em Minas Gerais. São elas: Monte Verde, Senador Amaral, Ipuiuna, São Tomé das Letras, Bom Repouso, Gonçalves, Campestre, Marmelópolis e Santana do Garambéu.

O rio São Francisco nasce em Minas Gerais, mais precisamente na Serra da Canastra.

O rio Paraná nasce mais propriamente na divisa entre Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A Inconfidência Mineira, um dos principais eventos da história do Brasil, ocorreu em Minas Gerais.

Mineiros famosos: Carlos Drummond de Andrade, Darcy Ribeiro, Autran Dourado, Guimarães Rosa, Murilo Mendes, Fernando Gabeira, Frei Beto, Mário Prata, Ruy Castro, Fernando Sabino, Pedro Nava, Alberto Santos Dumont, Adélia Prado, Juscelino Kubistchek, Ziraldo, Rubem Fonseca e Paulo Mendes Campos, entre outros.

Como o próprio nome indica, o queijo Minas surgiu em Minas Gerais. Sua produção é muito simples, já que ele não passa por etapas de envelhecimento.

O Catupiry (que, na verdade, é um queijo cremoso) é uma criação brasileira. Ele foi criado por Mário e Isaíra Silvestrini, um casal de imigrantes italianos, em 1911, em Lambari, Minas Gerais. A palavra catupiry tem origem tupi-guarani e significa "excelente".

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Brinde comigo, o sucesso é nosso!! 24,000 acessos



A cada dia que passa , mais pessoas se interessam em conhecer um pouco da Roça grande. 
O simpatico bairro de Sabara e o mais singelo de Minas Gerais.
Terra de Castro Barbosa, Maria Radespilde e de Valdemar Arcanjo.

OBRIGADO AMIGOS.
ISSO È MAIS QUE UMA VITORIA É A CONSAGRAÇÂO DE QUEM AMA A TUA TERRA!

sábado, 1 de setembro de 2012

Fatos Históricos do mês de setembro

Fatos Históricos

 

2 de Setembro
1945 - Fim da Segunda Guerra Mundial, com a assinatura da ata de rendição incondicional do Japão. 1964 - Nasce Keanu Reeves, ator norte-americano. 1966 - Nasce Salma Hayek, atriz mexicana.

Fatos Históricos

3 de Setembro
1991 - O cineasta ítalo-americano Frank Capra, diretor de A felicidade não se compra, morre na Califórnia aos 94 anos. 1996 - Os Estados Unidos lançam os ataques com 44 mísseis Tomahawk contra alvos militares no Iraque, em represália pela intervenção anti-curda iraquiana na "zona de exclusão".

Fatos Históricos

4 de Setembro
1908 - Nascimento de Richard Wright, escritor norte-americano. 1969 - Charles Elbrick, embaixador dos Estados Unidos no Brasil, é sequestrado no Rio de Janeiro. O grupo de ativistas exigia a libertação de 15 presos políticos.

Fatos Históricos

5 de Setembro
1857 - Morre Auguste Comte, filósofo francês. 1942 - Nascimento de Werner Herzog, cineasta alemão. 1960 - O boxeador Cassius Clay, que mais tarde mudaria seu nome para Muhammad Ali, ganha a medalha de ouro na Olimpíada de Roma. 1981 - O atleta João do Pulo conquista a medalha de ouro em salto triplo na 3ª Copa Mundial de Atletismo, realizada em Roma. 1997 - Morre Madre Tereza de Calcutá, religiosa nascida na Albânia, Prêmio Nobel da Paz de 1979.

Fatos Históricos

6 de Setembro
1922 - Oficialização do Hino Nacional Brasileiro, de autoria de Joaquim Osório Duque Estrada. 1994 - Um relatório divulgado pela Organização Meteorológica Mundial alerta que o buraco na camada de ozônio atingiu seus níveis máximos. 1997 - O mundo assiste ao enterro da princesa Diana, morta em 31 de agosto em um acidente de carro.

Fatos Históricos

 

7 de Setembro
1822 - Dom Pedro de Portugal lança o grito de independência do Ipiranga nas margens do rio do mesmo nome, próximo a São Paulo e é proclamado imperador constitucional do Brasil com o nome de Dom Pedro I. 1922 - Nasce o ator brasileiro Paulo Autran. 1922 - O Brasil ouve a primeira transmissão radiofônica do país durante a Exposição Internacional do Centenário da Independência, realizado no Rio de Janeiro. 1994 - Morre Terence Young, cineasta britânico.

Fatos Históricos

8 de Setembro
1943 - A BBC de Londres anuncia oficialmente a rendição da Itália na Segunda Guerra Mundial. 1949 - Morre Richard Strauss, músico alemão.

Fatos Históricos

9 de Setembro
1898 - Morre Stéphane Mallarmé, poeta francês. 1901 - Morre Henri Marie de Toulouse-Lautrec, pintor francês. 1948 - A Coréia do Norte é criada, separando a península em dois países distintos, o norte com apoio da União Soviética, e o sul defendido pelos Estados Unidos. 1971 - John Lennon lança a música Imagine, um dos discos mais importantes de sua carreira solo. 1976 - Morre o líder Mao Tse-tung, na China, aos 82 anos. Ele transformou o país em potência mundial. 1994 - Morre Patrick O`Neal, ator norte-americano.

Fatos Históricos

10 de Setembro
1740 - Nasce o poeta Nicolau Tolentino. 1898 - O anarquista italiano Luigi Luccheni assassina em Genebra a imperatriz da Áustria, Elizabeth de Wittelsbach, "Sissi", esposa de Franz Joseph I. 1960 - O etíope Abebe Bikila vence, descalço, a maratona da Olimpíada de Roma. Descoberto nas montanhas, seu invejável preparo físico era resultado da elevada altitude e do ar rarefeito do lugar onde vivia. 1972 - O brasileiro Emerson Fittipaldi vence o seu primeiro campeonato na Fórmula 1. A corrida decisiva foi disputada no autódromo de Monza, na Itália.

Fatos Históricos

11 de Setembro
1903 - Nasce Theodor W. Adorno, filósofo e sociólogo alemão. 1983 - Os irmãos iatistas Torben e Lars Grael conquistam o título para o Brasil no Campeonato Mundial de Snipe, em Portugal. 2001 - Os atentados terroristas de 11 de setembro, considerados os mais graves da história, mudam os Estados Unidos. Além de afetar a política e a economia, os ataques também imprimem o medo no país. A partir do momento em que quatro aviões de passageiros foram sequestrados e usados como mísseis por terroristas islâmicos, a guerra contra o terrorismo foi deflagrada pelo presidente norte-americano George W. Bush.

Fatos Históricos

 

12 de Setembro
1902 - Nasce Juscelino Kubitschek, ex-presidente brasileiro. 1957 - O escritor paraibano José Lins do Rego, pioneiro do romance social nordestino, morre aos 56 anos. 1981 - Morre Eugenio Montale, escritor italiano, Prêmio Nobel em 1975. 1992 - Morre Anthony Perkins, ator norte-americano.

Fatos Históricos

13 de Setembro
1922 - A temperatura mais alta da Terra é registrada em Al Aziziyah, uma área desértica na Líbia. Neste dia, a temperatura foi de 58 graus Celsius. 1944 - Nasce Jacqueline Bisset, atriz britânica. 1987 - Uma cápsula de césio, retirada do Instituto Goiano de Radioterapia, é vendida a um ferro-velho. Em outubro, ela causaria uma das maiores contaminações por radiação no país.

Fatos Históricos

14 de Setembro
1844 - O governo brasileiro reconhece a independência do Paraguai. 1915 - Início da Primeira Guerra Mundial. Alemanha, Áustria-Hungria, Turquia e Bulgária fazem uma aliança, com uma cláusula secreta que concede à Bulgária a parte grega e sérvia da Macedônia, sem participar da guerra. 1982 - Um desmaio provoca o acidente de carro que mata a atriz Grace Kelly, casada com o príncipe Rainier de Mônaco. Ela estava com 52 anos.

Fatos Históricos

15 de Setembro
1894 - Nasce Jean Renoir, cineasta francês. 1938 - Morre Thomas Wolfe, escritor americano. 1943 - Benito Mussolini anuncia a criação do Partido Fascista Republicano. 1995 - Morre José Guimarães "Dirceu", jogador brasileiro.

Fatos Históricos

16 de Setembro
1924 - Nasce Lauren Bacall, atriz norte-americana. 1925 - Nasce Riley Ben King, "B.B. King", guitarrista, cantor de jazz e acadêmico norte-americano. 1963 - O Santos tornou-se bicampeão mundial interclubes ao derrotar o Milan por 1 a 0.

Fatos Históricos

17 de Setembro
1787 - É assinada a Constituição norte-americana. 1941 - Nasce o jornalista e deputado federal Fernando Gabeira. 1983 - A nova-iorquina Vanessa Williams foi a primeira negra eleita Miss América.

Fatos Históricos

18 de Setembro
1822 - Criado o escudo real do Brasil Império, por Dom Pedro I. 1851 - Publicado o número um do The New York Times, primeiro jornal norte-americano. 1950 - Foi ao ar a TV Tupi, de São Paulo, a primeira emissora de TV da América Latina. 1970 - O guitarrista americano Jimi Hendrix morre sufocado no próprio vômito, aos 24 anos, a caminho de um hospital, em Londres. Ele ingeriu comprimidos de sonífero. 1979 - O brasileiro João do Pulo ganha a medalha de ouro nas provas de salto em distância e salto triplo nos VIII Jogos Pan-americanos de Porto Rico. 1984 - O brasileiro Amyr Klink cruza o Atlântico Sul com um barco a remo em 100 dias, 6 horas e 23 minutos de viagem.

Fatos Históricos

19 de Setembro
1909 - Nasce Ferdinand Porsche, desenhista e diretor da Porsche. 1928 - Mickey Mouse aparece em seu primeiro filme: Steamboat Willie. 1948 - Nasce Jeremy Irons, ator britânico. 1991 - Foi descoberto nos Alpes Austríacos um corpo conservado no gelo durante cinco mil anos. O corpo foi entregue, para estudo, a cientistas da Universidade de Innsbruck. Otzi, como foi batizado, deve ter vivido por volta de 3350 a.C. e media cerca de 1,5 metros de altura.

Fatos Históricos

20 de Setembro
1519 - O explorador português Ferdinand Magellan, velejando com bandeira espanhola, começou a primeira viagem ao redor do mundo. 1975 - Morre Saint-John Perse, escritor francês, Prêmio Nobel em 1960.

Fatos Históricos

21 de Setembro
1903 - Projeção, nos Estados Unidos, do primeiro filme western, chamado de Kit Carson, com 21 minutos de duração. 1947 - Nasce Stephen King, escritor norte-americano. 1957 - Nasce Ethan Coen, diretor de cinema. 1997 - A seleção brasileira sub-17 conquistou um título mundial inédito depois de vencer a seleção de Gana, no Egito.

Fatos Históricos

22 de Setembro
1928 - O médico e bacteriologista britânico Alexander Fleming descobre a penicilina. 1976 - Nasce o jogador brasileiro de futebol Ronaldo Nazário. 1989 - Morre o compositor norte-americano Irving Berlin. 1996 - Morre a estrela do cinema norte-americano Dorothy Lamour.

Fatos Históricos

23 de Setembro
1930 - Nasce Ray Charles, músico e cantor norte-americano. 1939 - Morre Sigmund Freud, psiquiatra austríaco, criador da psicanálise. 1943 - Nasce Júlio Iglesias, cantor espanhol. 1949 - Nasce Bruce Springsteen, cantor e músico norte-americano. 1959 - Nasce Hortência, uma das maiores jogadoras de basquete do Brasil. 1962 - A rede de TV ABC, estreia Os Jetsons, primeiro programa em cores. 1963 - O presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, é assassinado em Dallas, Texas. 1973 - Morre Pablo Neruda, escritor e político chileno, Prêmio Nobel de Literatura em 1971. 1834 - Morre Dom Pedro I. em Lisboa, Portugal.

Fatos Históricos

24 de Setembro
1944 - A primeira legião da Força Expedicionária Brasileira desembarca na Itália e junta-se aos exércitos dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. 1996 - Estados Unidos, França, Reino Unido, China e Rússia, firmam na sede da ONU, em Nova York, o tratado de proibição completa de provas nucleares. Outras 66 nações também assinam o tratado.

Fatos Históricos

25 de Setembro
1944 - Nasce Michael Douglas, ator e cineasta norte-americano. 1955 - Nasce o navegador brasileiro Amyr Klink. 1968 - Nasce o ator norte-americano Will Smith. 1969 - Nasce Catherine Zeta Jones, atriz britânica.

Fatos Históricos

26 de Setembro
1905 - Publicada a teoria da relatividade, de Albert Einstein. 1969 - Lançado Abbey Road, o último álbum dos Beatles.

Fatos Históricos

27 de Setembro
1825 - Inaugurada a primeira ferrovia pública, construída por George Stephenson, também criador da locomotiva a vapor. Ela ligava as cidades inglesas de Stockton e Darlington 1953 - A TV Record, segunda emissora de televisão brasileira é inaugurada em São Paulo.

Fatos Históricos

28 de Setembro
1895 - Morre Louis Pasteur, químico e biólogo francês. 1991 - Morre Miles Davis, músico norte-americano. 1992 - A Câmara dos Deputados aprova por 441 votos a favor, 38 abstenções e 23 contra, a abertura do processo de impeachment de Fernando Collor de Mello, Presidente da República.

Fatos Históricos

29 de Setembro
1547 - Nasce Miguel de Cervantes, segundo alguns pesquisadores. 1964 - Publicados pela primeira vez os quadrinhos de Mafalda, personagem criada pelo argentino Joaquín Lavado "Quino", no semanário de Buenos Aires "Primera Plana". 1987 - Morre Henry Ford II, industrial americano. 1997 - Morre Roy Liechtenstein, pintor e escultor norte-americano.
1957 - Nasce o escritor Valdemar Arcanjo  , autor do livro "A ROÇA CONTA UM CONTO"

Fatos Históricos

30 de Setembro
1915 - Em Nova York, ocorre a primeira transmissão de rádio. 1957 - O ator James Dean, de 24 anos, morre em um acidente de automóvel

Setembro


CURIOSIDADES DO MÊS DE SETEMBRO






Antigamente só existiam dez meses e Setembro era assim chamado por ser o sétimos deles. Posteriormente foram anexados mais dois meses, Julho em homenagem a Júlio César e Agosto em homenagem a Augusto, Imperadores de Roma.
Uma crença antiga diz que na Lua de Setembro estavam escondidas todas as coisas perdidas na Terra. Por isso diziam que quem olhasse para a Lua Crescente neste mês poderia pedir de volta algo que perdeu há muito tempo.




O simpático mês da flores e das folhas também…

Sim, se de um lado do oceano as flores se multiplicam pela paisagem, do outro lado são as folhas que se “derramam” pelo chão da paisagem… O mês de setembro é o nono mês do ano no Calendário Gregoriano, mas seu nome vem do latim septem (sete), porque era o sétimo mês no Calendário Romano que começava em março.


Quando o Calendário Gregoriano foi criado, incluíram dois meses em homenagem ao Cônsul romano Júlio César (Julho) e ao Imperador Augusto César (Agosto) por isso o mês de Setembro deixou de ser o sétimo mês e passou a ser o nono…

Na Grécia Antiga, Setembro chamava-se Boedromion, mas em muitos estados gregos este mês era conhecido como Demetrion por causa de Demeter.


Sim, o mês de setembro começa com a Lua em seu aspecto crescente transitando na casa de Aquário o que deixa as pessoas mais ágeis, informais e receptivas a novidades. Enquanto o Sol está na casa de Virgem, no final do mês, quando já estaremos vivenciando uma das mais belas estações do ano, a Primavera entra no signo de Libra que nos dá grande possibilidade de harmonia. Mas como sempre, é preciso estar aberto as possibilidades…

Enfim, como de costume, Setembro é um mês calmo, sem grandes acontecimentos, mas que pede que a gente esteja atento, afinal, o céu conspira (nem sempre a nosso favor)…

Segundo a Lu, o mês de setembro é o momento de estar atento a poesia de Emily Dickinson. A poeta estadunidense não nasceu e tão pouco morreu em Setembro, mas sua paixão pelo outono é algo evidente em seus poemas:


My river runs to thee

Blue Sea! Wilt welcome me?

My river waits reply

Oh Sea – look graciously

I´LL fecht thee Brooks

From spotted nooks

Say sea – take-me!

Meu rio corre até ti
Mar azul, aceitas-me?
Meu rio espera por ti.
Oh mar azul, vê de me gostas
Serei-te eternamente fiel
Então mar azul, diz-me
Vais contigo me levar?





Some things that fly there be –

Birds – Hours – the Bumblebee –

Of these no Elegy.

Some things that fly there be

Grief – Hills – Eternety –

nor this behooveth me

There are the resting, rise.

Can I expound the skies?

How still the Riddle lies!




Há certas coisas de voar – Aves – abelhas – horas do dia – delas nenhuma elegia.

Há outras coisas de ficar – Dor – colinas – eternidade – Não me competem, em verdade.

E há outras que o repouso re-anima – Como posso eu expor os céus?
Pequenas mentiras nessa minha ciranda menina!

Abraços a todos e um excelente setembro para vocês, sejam primaveril ou outonal…