bem vindo
domingo, 8 de janeiro de 2012
sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
Hoje é o dia de Santos Reis
É um auto popular natalino, de origem portuguesa, de evocação da visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus, com apresentação de danças dramáticas como o Terno de Reis, o Rancho e o Bumba-meu-boi. A Folia de Reis marca o fim do ciclo natalino, principalmente no Norte do país. A Folia tem início no dia 24 de dezembro, à meia-noite, e termina no dia 6 de janeiro, Dia de Reis. O desfile leva uma bandeira que muitos acreditam ter o poder de curar as pessoas.
Os foliões fazem paradas em casas previamente escolhidas, para cantorias, em troca de comida e bebida. As Bandeiras de Reis, como também são chamadas as Folias, têm versos próprios para pedir, agradecer e despedir-se dos moradores.
Quando as bandeiras percorrem apenas as ruas da cidade, chamam-se Folias de Reisou Folias de Reis de Banda de Música. No entanto, quando também visitam os sítios e fazendas, recebem o nome de Folias de Reis de Caixa.
As folias têm de 8 a 20 foliões que são organizados de acordo com suas funções. Eles representam os próprios Reis Magos, acompanhados de empregados, como o pajem e os mordomos, soldados e o Demônio ou Herodes e seus soldados, perseguidores de Jesus Cristo. O mestre e o contramestre são as figuras mais importantes e usam fitas cruzadas no peito, capas de renda e ombreiras para diferenciarem-se dos demais foliões. O mestre é responsável pela organização da folia e o contramestre recolhe os donativos oferecidos pelos donos das casas. O alferes fica encarregado de levar a bandeira, que traz estampadas as figuras dos Reis Magos e da Sagrada Família e que é feita de acordo com as posses do grupo. Os músicos e cantores animam a folia com bumbo, violão, sanfona, pandeiro e cavaquinho. Cantam versos inspirados em trechos da Bíblia e sua música recebe o nome de toada.
Os palhaços, que representam os perseguidores de Cristo, apresentam-se depois dos outros. Usando
máscaras e roupas improvisadas,
eles dançam descalços, saltitam e recitam versos engraçados chamados chulas.
Depois da apresentação dos palhaços são feitas as despedidas.
No encerramento da Folia de Reis, no dia 6 de janeiro, parentes, amigos e participantes de outras folias se divertem com muitas música, comida e bebida. E uma ceia é realizada a 2 de fevereiro, dia de N. Sra das Candeias. Os foliões cumprem promessa de por 7 anos consecutivos saírem com a folia. Conhecida nas cidades, vilarejos e fazendas do interior do RJ, ES, MG, GO, SP e PR, a Folia era essencialmente rural, mas nos dias atuais se expandiu, resistindo até mesmo nas grandes cidades (RJ, Belo Horizonte e Goiânia), no PA e no MA. A Folia de Reis revivia no campo as jornadas das pastorinhas urbanas, entre Natal e Reis.
(Fonte: Globinho Pesquisa, dez. 1996 e 1997)
quarta-feira, 4 de janeiro de 2012
Não gosto de negros
Essa era a palavra que não saia dos lábios de Ivone, uma
loirinha sapeca de 15 anos de idade, moradora da Rua São Pedro, bem atrás da
escola de Roça grande, a recém inaugurada escola municipal Dr. Homero Machado Coelho.
Escola esta que o prefeito Dr. Serafim da Mota Barros fez questão de vir e
convidar o nosso distinto governador Dr. Jose Francisco Bias Fortes de vir a esse evento, mas como o
Brasil não passava por bons momentos, não pôde comparecer. Roça grande de quatro mil habitantes cujo a maiorias dos moradores eram funcionários da
prefeitura ou da companhia siderúrgica Belgo Mineira nesta
época de grande expansão industrial e tendo um time campeão mineiro de
futebol.Essa era a Roça grande, distrito de Sabará , cujo nosso representante
no legislativo era o corretor de imóveis Teodorico e o nosso principal transporte , era
a balsa de Antonio Fune e o trem
suburbano que nos levava a Belo Horizonte ou Raposos , onde os belos rapazes da
Roça iam passar seus fins de semana , freqüentam
os Clubes de danças ou mesmos desfrutar dos belos e animados poço fluviais que
eram frequentados por beldades local.
Bem vamos ao que interessa. Já que você já percebeu que essa
situação aconteceu na década de sessenta e estamos falando de Ivone, a menina
loira filha de imigrante italiano.
Muito orgulhosa por sua “nobre” descendência, exigiu de seus
pais que ela fosse estudar no Colégio Mauá de Sabará, onde a nata da sociedade estudava e com isso conseguiria ter amigos ricos de família de gente de
bem.
Não saia muito a rua para não se sujar de poeira ou ter
contatos com os seus vizinhos, que na maioria eram pardos ou negros.
Ivone era cheio de recalques, puxara a sua avó paterna, uma italiana
que alardeava ter sangue de nobre nas veias, mas na verdade, foi que depois da
queda do ditador Mussolini, na Itália, sua família tivera que fugir num
cargueiro búlgaro para qualquer pais da America, para evitar retaliações do
novo governo que assumira o país do pós- guerra. Vieram parar no porto de
santos e para ficar no Brasil teve que vender seus poucos pertence e contar com
a acessibilidade do governo brasileiro. A mama italiana escondeu de
suas netas que teve que trabalhar nos portos, recolhendo migalhas enquanto teu
marido, o grande” Albertini” grande colaborador do governo fascista italiano ,
trabalhava dia e noite debaixo de sacas de
café numa empresa de exportação. Com isso juntou um
dinheirinho, ficou sabendo que o estado de Minas Gerais , prometia um grande e próximo
desenvolvimento industrial , resolveram
então tentar a sorte nesse estado.
Vieram para Belo Horizonte e para chegar a Sabará , foi um
pulo . Albertini empregou na companhia Belgo Mineira e rapidamente, conseguiu
um cargo de relevância importância dentro da empresa.Convivia fraternamente com
seus colegas, chegando a ganhar um relógio de ouro, como um dos melhores funcionário
do ano na empresa.
Não entendia o porquê
sua filha tomava essa posição racista. Muitas vezes lhe dera conselho,
que isso a poderia colocar em situações constrangedora . Conselho jogado
ao vento. Ivone cresceu, linda como uma
rosa, delicada e perfumosa.
Teve vários namorados e era considerada uma moça de destaque
da sociedade sabarense. Um belo dia de
setembro de mil novecentos e setenta ao largar o seu local de trabalho na COTESA, companhia telefônica
de Sabará, ela escorregou numa casca de
frutas na subida da Rua Borba Gato, quase em frente ao clube Cravo Vermelho e
só não foi ao chão, porque um solícito rapaz
conseguiu ampará-la. De inicio ela respirou aliviada até ver quem era o
seu salvador: um simples operário da Belgo Mineira e que tinha uma particularidade natural de maioria de nativos de terra mineradora.era negro . que nesse momento passara ao
lado e percebeu o movimento vacilante e a socorreu.
Imediatamente se recompôs e começou a agredir o infeliz
gritando que o atrevido a incomodara e tentara agarrá-la. Imediatamente varias pessoas se acercaram do atrevido e se
não fosse a pronta intervenção dos soldados Câmara e Ferreira o infeliz
teria sido linchado. Ivone toda chorosa foi levada foi levada á farmácia do seu
Zequinha, onde tomou um calmante e levada de carro para sua casa.Genaro, o
coitado injustiçado, foi levado para
delegacia, mas como não tinha delegado aquela hora teve que dormir na
cadeia.
No dia seguinte, jurando inocência foi colocado frente a
frente com a suposta vítima que sustentou que havia sido assediada pelo
oportunista.
Por mais que Genaro suplicasse que fosse um funcionário novo
, que poderia perder o emprego , que sua noiva poderia deixá-lo, nada disso
sensibilizou a socialite sabarense que altiva saiu da delegacia rodeadas de
amigos e resmungando: -Negros! Que raça insolente!
Passaram anos, a vida tomou o seu rumo, Ivone se casou com emérito
juiz de direito da cidade de Ponte Nova e teve dois lindos filhos. O episódio
de vinte e cinco anos atrás já não fazia parte de seus arquivos cerebrais.
Joana sua filha mais velha, loira de olhos verde acinzentados, corpo franzino
mas que mostrava uma grande vitalidade, formara o curso secundário e para
continuar teus estudos veio morar com seus tios em Sabará.
O destino nos reserva peças e ás vezes bem cruel.
O destino nos reserva peças e ás vezes bem cruel.
Natal de mil novecentos e noventa e oito. Passando uns dias com seus irmão e voltando para casa
depois da missa do galo iam serelepe, mãe e filha, descendo a Rua Borba Gato, se viram
cercadas por um bando de rapazes que ao avistarem semelhantes mulheres só,
resolveram atacá-las. No desespero Ivone e Joana tentaram correr mas são agredidas
com selvageria pelos rapazes . No afã do
desespero já seminua, Ivone avista um senhor que impassível assiste a tudo.
Ferida com fraturas nas pernas e boca foi socorrida por populares que ao
ouvirem os gritos de desesperos da mulher vieram em seu socorro.
Chorando , mãe e filha relataram o ocorrido e acusou um
senhor negro que do lado da rua assistira impassível a tudo.
Questionado ele alegou:- a ultima vez que ajudei a uma loira,
perdi meu emprego, minha noiva, fiquei com
fama de tarado e injustamente fiquei três meses em cana. Como quem
assaltou foi só gente branca pensei que era uma
comemoração!-loiras! Humpf.
Em festa de canarinhos , anu não entra!
Em festa de canarinhos , anu não entra!
segunda-feira, 2 de janeiro de 2012
domingo, 1 de janeiro de 2012
PAI NOSSO EM ARAMAICO
o
idioma de Jesus Cristo
Abwun
d’bwashmaya
Nethqadash shmakh
Teytey malkuthakh
Nehwey tzevyanach aykanna d’bwashmaya aph b’arha.
Nethqadash shmakh
Teytey malkuthakh
Nehwey tzevyanach aykanna d’bwashmaya aph b’arha.
Hawvlan
lachma d’sunqanan yaomana
Washboqlan khaubayan (wakhtahayan)
aykana daph khnan shbwoqan l’khayyabayn
Washboqlan khaubayan (wakhtahayan)
aykana daph khnan shbwoqan l’khayyabayn
Wela tahlan
l’nesyuna
Ela patzan min bisha
Metol dilakhie malkutha wahayla wateshbukhta
l’ahlam almin.
Ameyn.
Ela patzan min bisha
Metol dilakhie malkutha wahayla wateshbukhta
l’ahlam almin.
Ameyn.
UMA POSSÍVEL NOVA TRADUÇÃO DO ARAMAICO
Ó
Força Procriadora! Pai-mãe do Cosmos,
Focaliza Tua Luz dentro de nós, tornando-A útil.
Focaliza Tua Luz dentro de nós, tornando-A útil.
Crei
teu reino de Unidade, agora-
O
Teu desejo Uno atue então com o nosso,
Assim como em toda luz
E em todas as formas.
Assim como em toda luz
E em todas as formas.
Dá-nos
todos os dias o que necessitamos
Em pão e entendimento.
Em pão e entendimento.
Desfaz os laços dos erros que nos
prendem,
Assim como nós soltamos as amarras
Com que aprisionamos
A culpa dos nossos irmãos.
Assim como nós soltamos as amarras
Com que aprisionamos
A culpa dos nossos irmãos.
Não
permitas que as coisas superficiais nos iludam
Mas libera-nos de tudo o que nos detém.
Mas libera-nos de tudo o que nos detém.
De
Ti nasce toda vontade reinante,
O poder e a força viva da ação,
A canção que se renova de idade
Em idade e a tudo embeleza.
O poder e a força viva da ação,
A canção que se renova de idade
Em idade e a tudo embeleza.
Verdadeiramente
– poder a esta declaração -
Que possa ser o solo do qual crescem
Todas as minhas ações. Amén.
Que possa ser o solo do qual crescem
Todas as minhas ações. Amén.
Orações do
Cosmos
Neil Douglas-Klotz
Tradução - Sabira Christina e Lourdes Cordeiro
Neil Douglas-Klotz
Tradução - Sabira Christina e Lourdes Cordeiro
sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
A NUMEROLOGIA DE 2012 É 5 – O QUE PODEMOS ESPERAR?
por Helena Gerenstadt -
Ano de novas oportunidades, com mudanças que desejamos, mas que podem ser também mudanças que não estão sob nosso controle, na vida profissional, familiar ou sentimental. Para algumas pessoas, pode ser um ano frenético, pela vibração de grande dinamismo, atividades, impaciência e nervosismo.
Quem tem uma vida ordenadamente planificada, verá mudanças ou acontecimentos inesperados, sendo que uma das atitudes mais importantes deste ano será a atenção, para saber eleger entre as numerosas opções que podem apresentar-se e não perder as oportunidades que podem passar. O ritmo inquieto e alterado do ano também deve ser nosso ritmo, adaptando-nos às novas circunstâncias.
Não se feche e nem se apegue às coisas do passado, já que esta abertura pode permitir mudanças que tanto desejamos. Não se detenha. Confie em sua Estrela. Seja flexível e disposto a receber o que o momento também pode oferecer. Talvez se apresente diante de nós novos acordos, contratos importantes, que podem determinar o futuro. Estes compromissos podem ser pessoais ou profissionais, e podem ser de longo prazo. Este é um período flutuante e cheio de energia, um período de muitas atividades, comunicação e de muitas oportunidades, mesmo que arriscadas. Podemos experimentar diversas emoções, intensas por diversos motivos. Algumas pessoas conhecerão o sucesso, a popularidade, o amor, o prestígio, e como se sentirão profundamente inspiradas, aumentará sua capacidade de criação.
As mudanças estão na ordem do dia: mudanças de casa, cidade, país. Mudanças de relações sociais, sentimentais ou familiares: casamentos, separações, novas amizades; mudanças que podem ser vinculadas a pessoas influentes, mudanças de trabalho. Caso a decisão de ampliar os horizontes se apresente; não atue impulsivamente. Arriscar-se com inteligência, com audácia, mas também com equilíbrio e sensatez.
Em todos os casos, existem grandes possibilidades de que a situação atual se veja modificada: quase sempre positivamente, mas como a energia é de grande dinamismo, também devemos controlar as excitações para não vivermos nas ilusões, que podem ser um grande desafio.
Período favorável também para as comunicações, a auto expressão e os contatos comerciais e sociais com as pessoas do entorno e também com o estrangeiro. As viagens estão muito favorecidas, e apesar de que algumas podem ser por motivos profissionais, outras podem trazer novas oportunidades, evasão e descanso.
Apesar das mudanças serem impostas pelo Destino personificado nas pessoas de seu entorno, em outras ocasiões também será nós mesmos que vamos provocá-las. Este ano de 2012 pode ser um ano interessante e construtivo, mas devemos cuidar dos nervos, já que a sensibilidade estará à flor da pele. A enorme força que preside este ano trará muita inquietação e impaciência, que se não controlada, podemos ter reações bruscas ou agressivas. Devemos lembrar que com Sabedoria se abrem muitas mais portas que pressionando com impaciência.
Fonte:
Quem tem uma vida ordenadamente planificada, verá mudanças ou acontecimentos inesperados, sendo que uma das atitudes mais importantes deste ano será a atenção, para saber eleger entre as numerosas opções que podem apresentar-se e não perder as oportunidades que podem passar. O ritmo inquieto e alterado do ano também deve ser nosso ritmo, adaptando-nos às novas circunstâncias.
Não se feche e nem se apegue às coisas do passado, já que esta abertura pode permitir mudanças que tanto desejamos. Não se detenha. Confie em sua Estrela. Seja flexível e disposto a receber o que o momento também pode oferecer. Talvez se apresente diante de nós novos acordos, contratos importantes, que podem determinar o futuro. Estes compromissos podem ser pessoais ou profissionais, e podem ser de longo prazo. Este é um período flutuante e cheio de energia, um período de muitas atividades, comunicação e de muitas oportunidades, mesmo que arriscadas. Podemos experimentar diversas emoções, intensas por diversos motivos. Algumas pessoas conhecerão o sucesso, a popularidade, o amor, o prestígio, e como se sentirão profundamente inspiradas, aumentará sua capacidade de criação.
As mudanças estão na ordem do dia: mudanças de casa, cidade, país. Mudanças de relações sociais, sentimentais ou familiares: casamentos, separações, novas amizades; mudanças que podem ser vinculadas a pessoas influentes, mudanças de trabalho. Caso a decisão de ampliar os horizontes se apresente; não atue impulsivamente. Arriscar-se com inteligência, com audácia, mas também com equilíbrio e sensatez.
Em todos os casos, existem grandes possibilidades de que a situação atual se veja modificada: quase sempre positivamente, mas como a energia é de grande dinamismo, também devemos controlar as excitações para não vivermos nas ilusões, que podem ser um grande desafio.
Período favorável também para as comunicações, a auto expressão e os contatos comerciais e sociais com as pessoas do entorno e também com o estrangeiro. As viagens estão muito favorecidas, e apesar de que algumas podem ser por motivos profissionais, outras podem trazer novas oportunidades, evasão e descanso.
Apesar das mudanças serem impostas pelo Destino personificado nas pessoas de seu entorno, em outras ocasiões também será nós mesmos que vamos provocá-las. Este ano de 2012 pode ser um ano interessante e construtivo, mas devemos cuidar dos nervos, já que a sensibilidade estará à flor da pele. A enorme força que preside este ano trará muita inquietação e impaciência, que se não controlada, podemos ter reações bruscas ou agressivas. Devemos lembrar que com Sabedoria se abrem muitas mais portas que pressionando com impaciência.
Fonte:
Lido 3563 vezes, 33 votos positivos e 1 votos negativos. E-mail: gerenstadt@terra.com.br |
Descobri que vou morrer!
È assustador, mas essa manhã
vendo a chuva cair pela janela do
apartamento onde moro cai nessa
realidade.
As chuva escorria pelo ralo do terreiro e não voltava , como não volta mais
todos os meus atos lúcidos e insanos . Deveria
mesmo mudar alguma coisa ou me
arrepender do que não fiz.
Sim. Deveria mandar catar latinha quem me restringiu na
moralidade, mandar plantar batata
quem me disse que eu não deveria andar
nu em plena praça da liberdade.
E pensar que quantas vezes
condenei os loucos. Eles estavam
certo , vivem a vida do melhor jeito .
Sem lenço e sem documento.
Brigar por coisa que
não irei levar para o outro lado.
Quantas vezes queria gritar para o mundo que a você é minha amada. Mas e o medo de perturbar?
Mas estava sendo perturbado, cerceado, escravizado.
E agora? Descobri que não sou imortal. Mas será que só eu
acreditava que seria imortal?
Porque tanta ganância, tanta soberba, tanto orgulho e
discriminação. Se no final das contas tudo aqui ficará?
Pra que ter. Se o ser
sempre foi essencial?
O câncer domina o mundo. Deve ser por causa de
um stress constante . A fome de ter,sem se conter.
Tenho isso, tenho aquilo
, mas não tenho o amor dos meus.
Tenho amigos de minhas posses e não pelo que sou.
O cardeal D. Serafim
foi muito feliz quando disse que caixão não tem gaveta.
Portanto diante desta
certeza que transcenderei , resta me
preparar meu legado de amizade e obras para a posteridade.
Mas como não percebi essa certeza. Meu Deus , eu vou morrer!
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
domingo, 25 de dezembro de 2011
Natal: Onde e Quando?’
Texto extraído do Blog ‘Sobre Todas as Coisas’
Nesta noite, pelo mundo afora, famílias, amigos, milhões de pessoas estarão reunidos para comemorar o Natal, este evento misterioso de uma criança que nasce para mudar a história da Humanidade. Mas, em tempos de Google e Wikipédia, parece que todos os mistérios podem ser resolvidos com um click num teclado. É só digitar a pergunta, um assunto e em não sei quantos microsegundos, eis a resposta na tela.
Foi assim que descobri, na internet, uma matéria que dizia que Jesus não nasceu nem em 25 de dezembro, nem em Belém.
Foi assim que descobri, na internet, uma matéria que dizia que Jesus não nasceu nem em 25 de dezembro, nem em Belém.
Quanto à data de nascimento de Jesus, a reportagem certamente tem razão. Ele não nasceu no dia 25 de dezembro. Esta data foi uma apropriação do cristianismo quando se integrou à cultura romana.
A história foi mais ou menos assim:
A história foi mais ou menos assim:
Por volta do ano 312 d.C., o imperador Constantino converteu-se ao Cristianismo e o elevou à categoria de religião oficial do Império Romano. Acelerava-se o processo de sincretismo, de inculturação cristã no universo pagão.
Durante o mês de dezembro celebravam-se as grandes festas pagãs, inclusive a Festa do “Deus Sol Invictus”, que vence as trevas e brilha sobre todos. Nada mais significativo e adequado, portanto, que dar-lhe uma roupagem, um significado cristão. Afinal, é o próprio Jesus que diz: “Eu sou a Luz do mundo, quem me segue não anda nas trevas, mas terá a luz da vida”.
Então, foi simples assim: “A ADEMG informa: sai a festa do deus Sol pagão, entra a festa do Filho de Deus, Jesus, cristão”.
Nasce o Natal.
Nasce o Natal.
Já a discussão sobre o local do nascimento de Jesus é mais complicada. A narrativa dos evangelhos é clara em situar este acontecimento em Belém. Afinal, todas as profecias do Primeiro Testamento apontam para a pequena cidade de Judá. Mas há quem argumente que o título “Jesus de Nazaré”, seria um indício de que ele teria nascido naquela aldeia da Galiléia. Neste caso, a polêmica, provavelmente, vai permanecer.
Mas, na verdade, essencial é saber onde e quando Jesus nasceu para cada um de nós…
Mas, na verdade, essencial é saber onde e quando Jesus nasceu para cada um de nós…
Se perguntássemos, por exemplo, a Maria, a mãe de Jesus, ela talvez nos dissesse:
- Jesus nasceu numa tarde em que eu estava sozinha, em minha casa, em Nazaré da Galiléia. Eu rezava. Senti, então, uma luz que brilhava em mim e à minha volta. E um mensageiro de Deus falou ao meu coração. Desde então, nunca mais me vi ou me senti só. Ele estava e está em mim. Mas não o guardei comigo. Eu o ofereci de presente ao mundo e aos homens…
- Jesus nasceu numa tarde em que eu estava sozinha, em minha casa, em Nazaré da Galiléia. Eu rezava. Senti, então, uma luz que brilhava em mim e à minha volta. E um mensageiro de Deus falou ao meu coração. Desde então, nunca mais me vi ou me senti só. Ele estava e está em mim. Mas não o guardei comigo. Eu o ofereci de presente ao mundo e aos homens…
José, esposo de Maria, responderia, quem sabe, assim:
- Jesus nasceu, para mim, numa noite de sono atribulado, de pesadelos que torturavam o meu coração. Então o vi no olhar suave de Maria, minha noiva, no seu sorriso doce, na sua fidelidade ao Pai. Quando a abracei, Ele nasceu em mim.
- Jesus nasceu, para mim, numa noite de sono atribulado, de pesadelos que torturavam o meu coração. Então o vi no olhar suave de Maria, minha noiva, no seu sorriso doce, na sua fidelidade ao Pai. Quando a abracei, Ele nasceu em mim.
Um grupo de pastores, em Belém, diria:
- Jesus foi, primeiro, uma estrela no céu. Mas o desejo da sua vinda já brilhava em nosso coração…
- Jesus foi, primeiro, uma estrela no céu. Mas o desejo da sua vinda já brilhava em nosso coração…
Os magos confirmariam:
- Seguimos a estrela que anunciava a chegada de um rei. Encontramos um menino pequeno e frágil, seu pai e sua mãe, ambos simples e pobres. Jesus nasceu, para nós, num momento de surpresa, num lugar chamado simplicidade…
- Seguimos a estrela que anunciava a chegada de um rei. Encontramos um menino pequeno e frágil, seu pai e sua mãe, ambos simples e pobres. Jesus nasceu, para nós, num momento de surpresa, num lugar chamado simplicidade…
João Batista contaria seu segredo:
- Meu coração bateu mais forte quando o vi, entrando no rio Jordão e caminhando em minha direção. Ele sorria e parecia saber exatamente o que fazer. Quando pediu que eu o batizasse, senti que algo extraordinário nascia naquele momento e lugar. E eu era parte dessa história. Meu coração exultou de alegria e me senti, de novo, criança, no ventre de minha mãe…
- Meu coração bateu mais forte quando o vi, entrando no rio Jordão e caminhando em minha direção. Ele sorria e parecia saber exatamente o que fazer. Quando pediu que eu o batizasse, senti que algo extraordinário nascia naquele momento e lugar. E eu era parte dessa história. Meu coração exultou de alegria e me senti, de novo, criança, no ventre de minha mãe…
E assim, por quase dois mil anos de História podemos colher insistentes relatos de “nascimentos de Jesus” em lugares, circunstâncias e tempos mais extraordinários… ou comuns. Das formas mais diversas. Parece que todo ser humano sobre a face da Terra tem seu natal. E ele, quando acontece em profundidade, é decisivo. É capaz de mudar o rumo de uma vida. É capaz de fazer o Natal acontecer todos os dias, e a Páscoa também, quando Ele morre por causa do nosso egoísmo, e renasce pela força do nosso amor…
Por isso, ao longo do Tempo e da História, poderíamos perguntar a todos e a cada um, como perguntamos agora a você :
Quando e onde Jesus nasceu para você?




