bem vindo

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Bem vindo 2015, mas limpe os pés!


O QUE ESPERAR DE 2015?

Estamos chegando ao final de um ano bastante difícil, sob todos os pontos de vista.
Até o ano de 2018 as coisas não vão melhorar,  apenas piorar.  É preciso que tenhamos paciência, compreensão e muita fé em Deus ou no que creiamos, para que possamos atravessar por todas as dificuldades que estão por vir.
Não há melhor momento do que as festas de fim de ano para que se possa renovar a fé que se tenha, sobretudo na capacidade humana de superar as dificuldades e de superar-se, avançando no conhecimento e na força do trabalho honesto e árduo.  Se há uma palavra que não pode sair de nossas mentes é HUMILDADE.  Estaremos nos deparando, cada vez mais, com pessoas que se julgam muito mais do que são e, por saberem disso, apelarão para a agressividade gratuita,  a demonstração pequena de arrogância mesclada à incompetência.  E como você, meu caro amigo, é um ser dotado dos melhores dons de Deus, saberá ser humilde e se afastar, sem criar maiores problemas porque, afinal, quem fará um papel ridículo será essa pobre pessoa, digna de preces, que ficará com cara de boba.
O ano de 2015 promete muita coisa.  Será regido pelo planeta Marte, que implica não apenas agressividade, mas também combatividade, vitalidade, energia inesgotável.   Ele apresenta esses lados mais saudáveis, mas também implica o lado mais instintivo e primário da luta pela sobrevivência a qualquer custo. Podem-se empregar uma palavra que o caracterize nesse lado menos positivo, é “tensão”; ou seja, os fios de todos estão desencapados. Daí, o risco de conflitos, guerras, incêndios em casas e bens, regionais e globais se exacerba.  A reeleição da Presidente se prende à cor de Marte, o vermelho.  É bom que ela redobre seus cuidados na administração de um país “desencapado”.  Terá um trabalho gigantesco pela frente. Portanto, meu caro leitor amigo, evite, de todas as formas, a agressividade e a impulsividade, porque não lhe trarão nada de positivo.   E o que existe de positivo?  O empreendedorismo.  Deseja abrir um negócio próprio?  Cerque-se de garantias e procure aumentar seus conhecimentos a respeito do campo de atividade que o interessa e... Mãos à obra, sem nunca descuidar da ética.    Se o fizer, o preço será bem caro.
A impulsividade também deverá ser evitada.  Reparou como as pessoas estão falando em sair do Brasil de qualquer jeito?  Elas estão dizendo isso sem analisar como o mundo está conturbado, xenofóbico e sob tensão em quase todos os países.  Repare leitor amigo, que os “fios desencapados” estão presentes no mundo todo.  Antes de qualquer atitude,  procure ouvir o bom-senso. Não aja por impulso. Se o fizer, será cobrado futuramente por sua temeridade.
Tenha em mente a filosofia do fósforo:  cabeça quente só faz você virar cinza.  Isso se aplica neste ano.  Pense mil vezes antes de manifestar agressividade, irritabilidade, porque isso se voltará contra você e, mais especificamente, contra sua cabeça,  área regida por Marte.  Invista sua energia nos esportes, em atividades que lhe ocupem muito o físico,  que desgastem suas energias, para que consiga manter-se saudavelmente equilibrado.
Vejamos, bem resumidamente, alguns pontos para sua análise, signo por signo, para o ano que vai começar em breve:
Áries  - como você é regido por Marte, terá excelentes oportunidades para exercitar sua criatividade, seu pioneirismo, evitando posturas teimosas e independentes demais, que só lhe trariam dissabores.   Redobrar os cuidados com a área da cabeça se torna fundamental, já que aprecia a velocidade e os esportes radicais.
Touro -  sua vontade de ter dinheiro e conforto material levará você a lutar pelo que deseja, mas enfrentará muitos obstáculos e até certas limitações para poder realizar o que deseja.  Embota você não seja exatamente um lutador ferrenho, neste ano passará a ser,  para poder obter o sucesso que almeja.   Ano excelente para quem é artesão e trabalha com metais e pedras preciosas e semipreciosas.  Observe seu mapa natal e, se Touro estiver com linha vermelha (tenso),  procure controlar a violência intempestiva.
Gêmeos -  ano onde a inquietação e a agressividade adquirem cores fortes, chegando à grosseria, ao sarcasmo, à mudança de emprego(s) e à necessidade premente de ter mais que ruma ocupação,  fato já comum neste signo.
Câncer -  ano difícil, por conta de discussões, sobretudo no meio familiar – com os pais, especialmente.  É preciso muito cuidado para que as discórdias não levem você a apresentar, mais tarde, problemas de ordem psicológica.   Se refrear demais o que sente, pode vir a ter problemas estomacais.  Prefira sempre o diálogo à discussão, à exacerbação de discussões.  Se quiser evitar muitos problemas no lado doméstico,  invista muito de sua energia em pequenos reparos,  em melhorias na energia de seu lar, para que o sinta realmente seu e onde possa exercer pleno domínio.
Leão -  sua competitividade natural se exacerba no ano de 2015 porque sua capacidade de liderança, aliada à autoconfiança, podem lhe trazer dissabores se não souber dosar suas opiniões e crenças no momento de expô-las.  Esteja atento, caro amigo leitor, ao autoritarismo.
Virgem -  o trabalho será muito proveitoso, sobretudo se você for médico ou lidar com artesanato.  A capacidade de ser inflexível nos detalhes, nas minúcias, se torna quase obsessiva.  Portanto, o perfeccionismo ainda mais forte vem atrelado a este lado muito minucioso.   É preciso estar atento às divergências entre patrões e empregados para que não haja desperdício de energia e conflitos desnecessários.  Esteja atento a seu sistema nervoso.
Libra -  aprecia muito o agir na esfera social, mas sempre em colaboração com outras pessoas.  Como Libra é um signo cuja palavra de ordem é sociabilidade, sempre buscará parcerias.   Tendo forte senso de justiça, pode ter tendência a se destemperar ao ver fatos onde haja injustiça.  Será preciso apelar fortemente para seu senso de equilíbrio para se manter “na linha”.
Escorpião -  Marte também rege o signo de Escorpião.  É seu co-regente.  Não há meio termo para o escorpiano, que tanto pode ir ao mais sublime da essência humana,  quanto ao mais baixo dela.   Nada o amedronta se precisa lutar pela defesa de seus princípios, para atingir o que almeja.   Embora aparente neutralidade,  sua possessividade e seu ciúme podem lhe trazer sérios dissabores.  Precisa aprender a seu mais desprendido e menos vulgar em muitos posicionamentos.  (não fique aborrecido,  verificará que pode perder as estribeiras de forma pouco educada, meu leitor amigo).  Levar em conta a sensibilidade dos demais diminuirá sua tendência à raiva, ao rancor represado.  Isso não lhe trará nada de positivo e possibilidade de dissabores com a lei.
Sagitário -   neste ano, você se sentirá quase que um cruzado dos tempos modernos.  As questões sociais e culturais o levarão a aumentar suas convicções tanto filosóficas quanto religiosas.   O sentimento de patriotismo se exacerba e precisa estar atento para não levar isso a pontos fortes demais, onde você se julgará o defensor incondicional de Deus e da Pátria.  Seus ideais devem ter como pano de fundo a melhoria do social, através de sólidos valores morais e espirituais.  Esteja atento, caro leitor amigo, ao sarcasmo, uma de suas marcas registradas.  Foque sempre no seu lado positivo e seja direto e em suas ações e palavras.  Ganhará muito mais com isso.
Capricórnio -  esteja atento à sua ambição,  para que ela não conduza você a caminhos tortuosos que, por não serem de sua natureza, lhe trariam problemas.  Sua tendência para as carreiras que exijam ordem e disciplina estão exacerbadas durante todo o ano.  Se você ou pretende ser militar, político ou tiver uma carreira de liderança em grandes empresas, estará grandemente favorecido. Deverá investir uma boa quantidade de energia em seu autocontrole.  Marte, planeta exaltado em Capricórnio, pode lhe trazer problemas se não se contiver em suas ações, sobretudo se perceber que um subordinado ou alguém próximo age com preguiça extrema.  Esteja atento para não atuar no lado negativo e levar sua ambição a pontos dos quais não mais poderá retornar, por estar comprometido demais.  Cuidado com fraturas ósseas durante o ano todo.
Aquário - a tendência a resolver as coisas de maneira inusitada, própria, precisa ser controlada durante este ano.  O mar não está para peixe, diz o ditado popular.   Portanto, procure focar sua energia no que lhe é mais favorável:  as tecnologias de ponta ou o trabalho comunitário.   Seus problemas em aceitar atitudes autoritárias aumentam durante este ano.  Procure agir com maturidade, para não correr riscos desnecessários e se envolver em conflitos que lhe seriam totalmente infrutíferos.  É fundamental que exercite a atuação em grupos e com amigos de forma harmoniosa, sem farpas aparentes. Não descuide da circulação sanguínea durante todo o ano.

Peixes -  neste ano, seu inconsciente vai falar ainda mais alto.   Deverá evitar guardar todo tipo de ressentimento, sobretudo os ligados ao passado, porque isto não lhe fará bem algum e poderá conduzir você a médicos.   Como você sempre evita todo tipo de confronto direto,  as lágrimas excessivas e a depressão poderão fragilizar você.  Procure estar perto de água corrente, para recarregar suas baterias, mesmo que sejam aquelas pequenas fontes que são encontradas em casas esotéricas.  Cuidado com sua tendência a, neste ano, querer manipular os outros, exigindo-lhes todo tipo de atenção:  física, psicológica, emocional.  Ao invés de entrar por esse viés, procure focar sua atenção na sua capacidade intuitiva  indiscutível  e promova o auxílio a grupos que possam vir a precisar de você.




fonte:http://www.palavrandoefilosofando.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=160:o-que-esperar-de-2015&catid=9:migalhas-astrologicas&Itemid=24

domingo, 10 de agosto de 2014

A ORIGEM DO DIA DOS PAIS



Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.

Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.

Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.

A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).

No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.

Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia.


Em outros países

Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição.

Na Itália, Espanha e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Apesar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.

Reino Unido - No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.

Argentina - A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.

Grécia - Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.

Portugal - A data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração.

Canadá - O Dia dos Pais canadense é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, porque ainda é considerada uma data mais comercial.

Alemanha - Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa) . Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.

Paraguai - A data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.

Peru - O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.

Austrália- A data é comemorada no segundo domingo de setembro, com muita publicidade.

África do Sul - A comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.

Rússia - Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, chamada de "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).


Independente do seu lado comercial, é uma data para ser muito comemorada, nem que seja para dizer um simples "Obrigado Papai" !



Texto compilado das seguintes fontes

- O Guia dos Curiosos - Marcelo Duarte. Cia da Letras, S.P., 1995.
Sites:
http://www.pratofeito.com.br/pages.php?recid=2315
http://www.virtual.epm.br/uati/corpo/dia_pais.htm
http://educaterra.terra.com.br/almanaque/datas/pai.htm

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

estamos chegando lá





Toda Honra e Glória
Fernando Iglesias


Toda honra e glória a ti, senhor!
Infinito e santo és, oh deus de amor!
Com o meu coração, de todo ser.
Com meu viver quero louvar-te!
Toda honra e glória a ti, senhor!

Digno e santo, és o deus e senhor.
Vejo através de teus feitos.
Como expressar tão imenso poder?
Pois sou apenas um homem.
E ainda que a voz dos trovões.
As estrelas e o mar o louvassem.
Seria pouco!

Toda honra e glória a ti, senhor!
Infinito e santo és, oh deus de amor!
Com o meu coração, de todo ser.
Com meu viver quero louvar-te!
Com o meu coração, de todo ser.
Com meu viver quero louvar-te!
Toda honra e glória.
Toda honra e glória.
Toda honra e glória a ti, senhor!

Tu és o rei, pai e consolador.
És nosso irmão deus perfeito.
Dá-nos agora a tua canção.
Mostra-nos como louvar-te.
Vem lá do céu nos falar.
Com seus anjos cantar.
Nosso ser inundar de glória.

Toda honra e glória a ti, senhor!
Infinito e santo és, oh deus de amor!
Com o meu coração, de todo ser.
Com meu viver quero louvar-te!
Com o meu coração, de todo ser.
Com meu viver quero louvar-te!
Toda honra e glória.
Toda honra e glória.
Toda honra e glória a ti, senhor!

Toda honra e glória a ti, senhor!
Infinito e santo és, oh deus de amor!
Com o meu coração, de todo ser.
Com meu viver quero louvar-te!
Com o meu coração, de todo ser.
Com meu viver quero louvar-te!
Toda honra e glória.
Toda honra e glória.
Toda honra e glória a ti, senhor!

terça-feira, 29 de julho de 2014

100 anos da Primeira Guerra Mundial: 20 curiosidades que você precisa saber





Conheça um pouco mais sobre esse terrível episódio da história da humanidade

Por  em 

Como você sabe, este ano o início da Primeira Guerra Mundial completa 100 anos. O conflito aconteceu como resultado de uma série de eventos que culminaram em quatro anos de confrontos violentos que envolveram nações de cinco continentes. A guerra durou de 1914 a 1918 e, além de provocar a queda de quatro grandes impérios — o Otomano, o Russo, o Austro-Húngaro e o Alemão —, também redefiniu geopolítica mundial.

E o conflito não se limitou em apenas em transformar o mapa-múndi radicalmente e em deixar um rastro de destruição e morte: como resultado da Primeira Guerra Mundial ocorreu o genocídio na Armênia, a Revolução Russa e a assinatura do Tratado de Versalhes. E como consequência disso tudo, o surgimento de Adolf Hitler e do nazismo, a ocorrência da Segunda Guerra Mundial e o desabrochar do mundo como conhecemos hoje.

Assim, que tal conferir um superbreve panorama sobre o que provocou o conflito e uma série de curiosidades que você precisa conhecer?

Breve panorama


Uma década antes do início da guerra, a Europa era um continente cosmopolita que vivia um momento econômico muito propício e testemunhava um acelerado desenvolvimento industrial. A maioria dos países compartilhava de valores em comum e, coletivamente, testemunhava o surgimento de inovações científicas e mudanças culturais. Contudo, a Alemanha, devido a diversas questões políticas e sociais internas, não era favorável à modernização.

E, em meio a isso tudo, desde o final do século 19, existia uma forte competição imperial — não esqueça que o Império Otomano, Russo, Austro-Húngaro, Alemão, Britânico a Itália e a Terceira República Francesa eram praticamente os “donos” do planeta na época —, e a sensação que se tinha era a de que o mundo estava cheio demais e que já não existiam mais lugares por conquistar. Especialmente para a Alemanha, que desejava consolidar seu império.

Com o tempo, os alemães, que se viam cercados por seus “inimigos” imperialistas, começaram a sentir sob pressão e, portanto, apesar do bom momento vivido na Europa, existia no continente um clima de profunda tensão. E, finalmente, há exatos 100 anos, ou seja, no dia 28 de julho de 1914, um atentado serviu de estopim para o início da guerra.

Início formal

O que desencadeou o conflito formalmente foi o assassinato do Arquiduque Franz Ferdinand — herdeiro do Império Austro-Húngaro — e sua esposa Sophie. O incidente ocorreu em Sarajevo e levou o Império Austro-Húngaro a declarar guerra contra a Sérvia.

Assim, embora tenha tido início entre os austro-húngaros e os sérvios, foi uma questão de tempo até que as demais potências europeias — e de países de outras partes do mundo — se unissem ao conflito, em um verdadeiro efeito dominó.

Curiosidades sobre a Primeira Guerra Mundial:

1 – Após a declaração de guerra entre austro-húngaros e sérvios, a Alemanha declarou guerra contra a Rússia no dia 1 de agosto e, dois dias mais tarde, contra a França;

2 – No dia 4 de agosto, a Grã Bretanha declarou guerra contra a Alemanha e se uniu à França e à Rússia, formando o grupo dos aliados;



3 – Em 23 de agosto, o Japão declarou guerra contra a Alemanha e, no dia primeiro de novembro, o Império Otomano se uniu ao Império Austro-Húngaro e ao Alemão para formar a coligação denominada Impérios Centrais. Os EUA se uniram ao conflito durante o último ano da guerra;

4 – A Primeira Guerra Mundial envolveu a participação de perto de 70 milhões de soldados de 30 países espalhados por cinco continentes, provocando a morte de aproximadamente 10 milhões deles durante os combates — sem falar nas milhões de vidas perdidas devido à fome e ao surgimento de doenças;

5 – O conflito é o sexto com o maior número de mortes na História;

6 – A Gripe Espanhola foi a responsável pela morte de aproximadamente 1/3 de todos os militares que perderam suas vidas durante a guerra;

7 – Cães foram largamente utilizados como mensageiros, carregando ordens aos frentes de batalha através de capsulas que ficavam presas a seus corpos;

8 – Até então, nenhuma guerra havia se apoiado tanto no uso de trincheiras. Essas valas se estendiam por quilômetros de distância e muitas delas se tornavam alagadas e ficavam cheias de barro, enquanto que piolhos, doenças e ratazanas enormes infernizavam as vidas dos soldados entrincheirados;

9 – Cerca de 40 quilômetros de trincheiras foram construídos só no famoso “Frente Ocidental”, e muitas delas tinham nomes inspirados em endereços de verdade;

10 – A expectativa de vida nas trincheiras era de aproximadamente seis semanas, sendo que os oficiais com menos patentes e os que carregavam as macas estavam entre os que se expunham mais aos riscos;

11 – Aproximadamente 6 mil homens morriam todos os dias durante a guerra;


12 – Todas as semanas, aproximadamente 12 milhões de cartas eram entregues aos soldados;

13 – A Primeira Guerra Mundial deu início ao desenvolvimento da cirurgia plástica, e os primeiros bancos de sangue também foram criados durante o conflito;

14 – Oficialmente, os soldados britânicos tinham que ter 19 anos para servir ao exército. Contudo, estima-se que cerca de 250 mil garotos tenham mentido suas idades e o mais jovem soldado de que se tem notícia tinha apenas 12 anos;

15 – Em dezembro de 1914, soldados da Força Expedicionária Britânica ouviram soldados alemães entrincheirados em Frelinghien, na França, cantando hinos natalinos e viram que os oficiais haviam colocado pequenas lanternas e árvores Natal ao longo das trincheiras. Os homens de ambos os exércitos começaram a trocar mensagens e, no dia seguinte, todos concordaram em declarar uma trégua informal, passando o dia na companhia uns dos outros;

16 – Durante a trégua, os soldados trocaram presentes, jogaram futebol e tiraram fotos juntos. Esse dia se transformou em uma das lembranças mais emotivas da Primeira Guerra Mundial, um momento no qual inimigos permitiram que a compaixão triunfasse sobre suas diferenças políticas e se criasse um breve respiro dos horrores da guerra;



17 – Um dos conflitos mais sangrentos da História da Humanidade ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial. Conhecida como “Batalha de Somme”, ela resultou na morte de mais de 1 milhão de pessoas, e ocorreu durante um esforço dos britânicos em expulsar os soldados alemães de suas trincheiras;

18 – Assim, no primeiro dia da ofensiva em Somme, depois de cavar túneis sob as trincheiras dos alemães e posicionar quase 30 toneladas de explosivos, os soldados britânicos fizeram seus inimigos voarem pelos ares. A cratera resultante da explosão existe até hoje, medindo mais de 90 metros de diâmetro e mais de 20 de profundidade;



19 – A papoula vermelha se transformou no símbolo da Primeira Guerra Mundial graças a um cirurgião canadense chamado John McCrae. O médico escreveu um triste poema em homenagem a um amigo que morreu durante o conflito e, nele, McCrae menciona as papoulas vermelhas como sangue dos campos de Flandres, na Bélgica;


20 – Hoje, as flores podem ser vistas na primavera e começo do verão pelo local que durante a guerra foi o Frente Ocidental, e servem para recordar a todos os soldados caídos durante as batalhas.

Fonte:http://www.megacurioso.com.br/guerras/45079-100-anos-da-primeira-guerra-mundial-20-curiosidades-que-voce-precisa-saber.htm?utm_source=HomePortal&utm_medium=baixaki


sexta-feira, 27 de junho de 2014

DVD JUBILEU DE SANTO ANTONIO 2014

reserve o teu dvd e  viaje  na fé e e,oção que movimenta o terceiro povoado mais antigo de Minas gerais.
Apenas R$40,00  com frete gratis.

terça-feira, 3 de junho de 2014

carreata de santo Antônio 01/06/2014

Duzentos e oitenta e cinco  veiculos pariciparam da carreata de Santo Antonio , tradicional evento que abre as festividades do jubileu de nosso padroeiro. Como sempre ha a euforia e demontração de fé no  santinho portugês.

domingo, 11 de maio de 2014

Julia, do inferno á vida em paz com Deus.





Uma dona de casa , cristã conta  como foi a sua caminhada na dura vida de ilusões  e seu  encontro com a racionalidade.
                       Tive uma infância de sonhos e ilusões , de família pobre e sem recurso , sonhava um dia  conhecer um príncipe encantado , viver uma vida confortável e ser amada.
A  verdade me pareceu dura e tirana e levada por sonhos irreais  cai no abismo da difícil vida fácil.
Comecei a me prostituir com 16 anos de idade, não por necessidade, mas sim pela aventura e dinheiro fácil que isso proporciona. Sou do interior mas comida nunca faltou em casa.
Já me prostítuia em várias boates de Belo horizonte e cidades vizinhas, mas nos últimos anos fiquei no bairro Bonfim em Belo horizonte, e também num hotel no centro da capital mineira, eu era uma morena com dezoito  anos quando fui pro Bonfim, tinha tudo no lugar e ganhei muito dinheiro saindo com traficantes, advogados, ladrões, policiais, juízes, menores... Todo tipo de homem.E também mulheres.travestis.
A vida no submundo da sociedade é ignóbil,fútil r hostil.
O que mais me irritava eram homens casados, que saiam comigo, e na hora se passavam por mulheres, querendo que eu fizesse o papel de homem, eram umas bichonas, que colocavam qualquer coisa naquele lugar.
Usei drogas, e também já tentaram me matar, pois o bairro Bonfim era muito perigoso. muitas vezes participamos de tiroteios,quando os bandidos brigavam,e muitos acabavam entrando no prostíbulo para se esconderem ou fugir
prostíbulo  logicamente era o oposto de um convento, La o diabo dominava, meu  nome de guerra  era Julia,pois não interessava a ninguém revelar a minha verdadeira identidade.
Essa vida é um  caminho difícil e cansativo,  que cria vícios muito difíceis de  se  livrar, como o de ganhar dinheiro fácil. Mas nada melhor do que viver a realidade da vida de cada um para conseguir forças pra se livrar disso.Tenho certeza que até hoje tenho colegas que estão se prostituindo ,parei quando passei em um concurso publico em minha cidade,pra trabalhar como gari,e já se passaram 5 anos que estou nele.
Conheci também neste local o pai do meu primeiro filho, e que na data era traficante, assaltante de banco e por ai vai. Vivi uma das historias mais cheias de aventuras da minha vida,mas este assunto prefiro não me aprofundar.Hoje tenho dois filhos e uma  menina adotada com onze anos,sou evangélica,e com a graça de Deus não contrai o vírus da AIDS,nem qualquer doença ....Estou me separando do pai do meu segundo filho e voltando pro meu único amor,aquele que eu conheci no Bonfim, e que daria muito sentido á certas coisas na minha vida.
Esse homem cumpriu pena de dez anos, e hoje trabalha como tudo na vida todos colocam rótulos de ex, hoje ele é ex-traficante, ex-assaltante, e graças á Deus também é servo de Deus. Que olha com otimismo a chance de se integrar
Meu passado tem muito mais a ser testemunhado, meu presente é viver para os meus filhos e trabalhar honestamente, meu futuro... só á Deus pertence,mas se meus filhos estiverem bem,estudando e com casa pra morarem e de barriga cheia,agradeço á Deus.
Hoje tenho consciência de tudo que passei e tenho no currículo da via motivos para ensinar a meus amados o quão é difícil e ilusório a vida , mas quando se tem Deus a vida ganha dignidade..
Paz!



sábado, 26 de abril de 2014

Coronelismo no Brasil





O coronelismo foi uma experiência típica dos primeiros anos da república brasileira. De fato, essa experiência faz parte de um processo de longa duração que envolve aspectos culturais, econômicos, políticos e sociais do Brasil. A construção de uma sociedade vinculada com bases na produção agrícola latifundiária, desde os tempos da colônia, poderia contar como um dos fatos históricos responsáveis pelo aparecimento do chamado “coronel”.
O coronel controlava a economia e a política nos primeiros anos da República.
 O coronelismo foi uma experiência típica dos primeiros anos da república .

No período regencial, a incidência de levantes e revoltas contra a nova ordem política instituída concedeu uma ampliação de poderes nas mãos dos proprietários de terra. A criação da Guarda Nacional buscou reformular os quadros militares do país através da exclusão de soldados e oficiais que não fossem fiéis ao império. Os grandes proprietários recebiam a patente de coronel para assim recrutarem pessoas que fossem alinhadas ao interesse do governo e das elites.

Com o fim da República da Espada, as oligarquias agro-exportadoras do Brasil ganharam mais espaço nas instituições políticas da nação. Dessa maneira, o jogo de interesses envolvendo os grandes proprietários e a manutenção da ordem social ganhava maior relevância. Os pilares da exclusão política e o controle dos grandes espaços de representação política sustentavam-se na ação dos coronéis.

Na esfera local, os coronéis utilizavam das forças policias para a manutenção da ordem. Além disso, essas mesmas milícias atendiam aos seus interesses particulares. Em uma sociedade em que o espaço rural era o grande palco das decisões políticas, o controle das polícias fazia do coronel uma autoridade quase inquestionável. Durantes as eleições, os favores e ameaças tornavam-se instrumentos de retaliação da democracia no país.
Qualquer pessoa que se negasse a votar no candidato indicado pelo coronel era vítima de violência física ou perseguição pessoal. Essa medida garantia que os mesmos grupos políticos se consolidassem no poder. Com isso, os processos eleitorais no início da era republicana eram sinônimos de corrupção e conflito. O controle do processo eleitoral por meio de tais práticas ficou conhecido como “voto de cabresto”.
Essa falta de autonomia política integrava uns processos onde deputados, governadores e presidentes se perpetuavam em seus cargos. Os hábitos políticos dessa época como a chamada “política dos governadores” e a política do “café-com-leite” só poderiam ser possíveis por meio da ação coronelista. Mesmo agindo de forma hegemônica na República Oligárquica, o coronelismo tornou-se um traço da cultura política que perdeu espaço com a modernização dos espaços urbanos e a ascensão de novos grupos sociais, na década de 1920 e 1930.
Apesar do desaparecimento dos coronéis, podemos constatar que algumas de suas práticas se fazem presentes na cultura política do nosso país. A troca de favores entre chefes de partido e a compra de votos são dois claros exemplos de como o poder econômico e político ainda impedem a consolidação de princípios morais definidos nos processos eleitorais e na ação dos nossos representantes políticos.


Por Rainer Sousa
Graduado em História

Fonte: http://www.brasilescola.com/historiab/coronelismo.htm

”.







segunda-feira, 31 de março de 2014

O golpe de 1964 e a instauração do regime militar





Na madrugada do dia 31 de março de 1964, um golpe militar foi deflagrado contra o governo legalmente constituído de João Goulart. A falta de reação do governo e dos grupos que lhe davam apoio foi notável. Não se conseguiu articular os militares legalistas. Também fracassou uma greve geral proposta pelo Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) em apoio ao governo. João Goulart, em busca de segurança, viajou no dia 1o de abril do Rio, para Brasília, e em seguida para Porto Alegre, onde Leonel Brizola tentava organizar a resistência com apoio de oficiais legalistas, a exemplo do que ocorrera em 1961. Apesar da insistência de Brizola, Jango desistiu de um confronto militar com os golpistas e seguiu para o exílio no Uruguai, de onde só retornaria ao Brasil para ser sepultado, em 1976.



Antes mesmo de Jango deixar o país, o presidente do Senado, Auro de Moura Andrade, já havia declarado vaga a presidência da República. O presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli, assumiu interinamente a presidência, conforme previsto na Constituição de 1946, e como já ocorrera em 1961, após a renúncia de Jânio Quadros. O poder real, no entanto, encontrava-se em mãos militares. No dia 2 de abril, foi organizado o autodenominado "Comando Supremo da Revolução", composto por três membros: o brigadeiro Francisco de Assis Correia de Melo (Aeronáutica), o vice-almirante Augusto Rademaker (Marinha) e o general Artur da Costa e Silva, representante do Exército e homem-forte do triunvirato. Essa junta permaneceria no poder por duas semanas.Nos primeiros dias após o golpe, uma violenta repressão atingiu os setores politicamente mais mobilizados à esquerda no espectro político, como por exemplo o CGT, a União Nacional dos Estudantes (UNE), as Ligas Camponesas e grupos católicos como a Juventude Universitária Católica (JUC) e a Ação Popular (AP). Milhares de pessoas foram presas de modo irregular, e a ocorrência de casos de tortura foi comum, especialmente no Nordeste. O líder comunista Gregório Bezerra, por exemplo, foi amarrado e arrastado pelas ruas de Recife.

A junta baixou um "Ato Institucional" – uma invenção do governo militar que não estava prevista na Constituição de 1946 nem possuía fundamentação jurídica. Seu objetivo era justificar os atos de exceção que se seguiram. Ao longo do mês de abril de 1964 foram abertos centenas de Inquéritos Policiais-Militares (IPMs). Chefiados em sua maioria por coronéis, esses inquéritos tinham o objetivo de apurar atividades consideradas subversivas. Milhares de pessoas foram atingidas em seus direitos: parlamentares tiveram seus mandatos cassados, cidadãos tiveram seus direitos políticos suspensos e funcionários públicos civis e militares foram demitidos ou aposentados. Entre os cassados, encontravam-se personagens que ocuparam posições de destaque na vida política nacional, como João Goulart, Jânio Quadros, Miguel Arraes, Leonel Brizola e Luís Carlos Prestes.



Entretanto, o golpe militar foi saudado por importantes setores da sociedade brasileira. Grande parte do empresariado, da imprensa, dos proprietários rurais, da Igreja católica, vários governadores de estados importantes (como Carlos Lacerda, da Guanabara, Magalhães Pinto, de Minas Gerais, e Ademar de Barros, de São Paulo) e amplos setores de classe média pediram e estimularam a intervenção militar, como forma de pôr fim à ameaça de esquerdização do governo e de controlar a crise econômica. O golpe também foi recebido com alívio pelo governo norte-americano, satisfeito de ver que o Brasil não seguia o mesmo caminho de Cuba, onde a guerrilha liderada por Fidel Castro havia conseguido tomar o poder. Os Estados Unidos acompanharam de perto a conspiração e o desenrolar dos acontecimentos, principalmente através de seu embaixador no Brasil, Lincoln Gordon, e do adido militar, Vernon Walters, e haviam decidido, através da secreta "Operação Brother Sam", dar apoio logístico aos militares golpistas, caso estes enfrentassem uma longa resistência por parte de forças leais a Jango.

Os militares envolvidos no golpe de 1964 justificaram sua ação afirmando que o objetivo era restaurar a disciplina e a hierarquia nas Forças Armadas e deter a "ameaça comunista" que, segundo eles, pairava sobre o Brasil. Uma idéia fundamental para os golpistas era que a principal ameaça à ordem capitalista e à segurança do país não viria de fora, através de uma guerra tradicional contra exércitos estrangeiros; ela viria de dentro do próprio país, através de brasileiros que atuariam como "inimigos internos" – para usar uma expressão da época. Esses "inimigos internos" procurariam implantar o comunismo no país pela via revolucionária, através da "subversão" da ordem existente – daí serem chamados pelos militares de "subversivos". Diversos exemplos internacionais, como as guerras revolucionárias ocorridas na Ásia, na África e principalmente em Cuba, serviam para reforçar esses temores. Essa visão de mundo estava na base da chamada "Doutrina de Segurança Nacional" e das teorias de "guerra anti-subversiva" ou "anti-revolucionária" ensinadas nas escolas superiores das Forças Armadas.



Os militares que assumiram o poder em 1964 acreditavam que o regime democrático que vigorara no Brasil desde o fim da Segunda Guerra Mundial havia se mostrado incapaz de deter a "ameaça comunista". Com o golpe, deu-se início à implantação de um regime político marcado pelo "autoritarismo", isto é, um regime político que privilegiava a autoridade do Estado em relação às liberdades individuais, e o Poder Executivo em detrimento dos poderes Legislativo e Judiciário.

Já no início da "Revolução" ficou evidente uma característica que permaneceria durante todo o regime militar: o empenho em preservar a unidade por parte dos militares no poder, apesar da existência de conflitos internos nem sempre bem resolvidos. O medo de uma "volta ao passado" (isto é, à realidade política pré-golpe) ou de uma ruptura no interior das Forcas Armadas estaria presente durante os 21 anos em que a instituição militar permaneceu no controle do poder político no Brasil. Mesmo desunidos internamente em muitos momentos, os militares demonstrariam um considerável grau de união sempre que vislumbravam alguma ameaça "externa" à "Revolução", vinda da oposição política.

A falta de resistência ao golpe de 1964 não deve ser vista como resultado da derrota diante de uma bem articulada conspiração militar. Foi clara a falta de organização e coordenação entre os militares golpistas. Mais do que uma conspiração única, centralizada e estruturada, a imagem mais fidedigna é a de "ilhas de conspiração", com grupos unidos ideologicamente pela rejeição da política pré-1964, mas com baixo grau de articulação entre si. Não havia um projeto de governo bem definido, além da necessidade de se fazer uma "limpeza" nas instituições e recuperar a economia. O que diferenciava os militares golpistas era a avaliação da profundidade necessária à intervenção militar.


Desde o início havia uma nítida diferenciação entre, de um lado, militares que clamavam por medidas mais radicais contra a "subversão" e apoiavam uma permanência dos militares no poder por um longo período e, de outro lado, aqueles que se filiavam à tradição de intervenções militares "moderadoras" na política – como havia acontecido, por exemplo, em 1930, 1945 e 1954 – seguidas de um rápido retorno do poder aos civis. Os mais radicais aglutinaram-se em torno do general Costa e Silva; os outros, do general Humberto de Alencar Castelo Branco.

Articulações bem-sucedidas na área militar de um grupo de oficiais pró-Castelo e o apoio dos principais líderes políticos civis favoráveis ao golpe foram decisivos para que, no dia 15 de abril de 1964, Castelo Branco assumisse a presidência da República, eleito, dias antes, por um Congresso já bastante expurgado. O novo presidente assumiu o poder prometendo a retomada do crescimento econômico e o retorno do país à "normalidade democrática". Isto, no entanto, só ocorreria 21 anos mais tarde. É por isso que 1964 representa um marco e uma novidade na história política do Brasil: diferentemente do que ocorreu em outras ocasiões, desta vez militares não apenas deram um golpe de Estado, como permaneceram no poder.





Celso Castro

fonte:http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/Golpe1964

Para saber mais:

Sugerimos a leitura dos verbetes que se encontram disponíveis no Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro: Atos Institucionais, Ligas Camponesas, Revolução de 1964, Comício das Reformas, Marcha da família com Deus pela liberdade.

Outros documentos e informações relacionadas ao assunto estão disponíveis on-line. Basta realizar a consulta em nossa base de dados Accessus. Dica: na consulta, escolha o arquivo Paulo Nogueira Batista, clique no tipo de documento desejado (se quiser ver fotos escolha AUDIOVISUAL), selecione no campo assunto palavras ligadas ao tema (por exemplo, Revolução de 1964) ou aos personagens envolvidos e em seguida execute a pesquisa