bem vindo

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Superstições da Quaresma




Variados e copiosos são os aspectos folclóricos decorrentes de atos, fatos, fórmulas, ritos e dogmas da nossa religião. Nesse folclore religioso inclui-se todo um infindável rol de tradições: lendas e milagres de santos; ex-votos e promessas; orações e benzeduras; corte, puxada e fincada de mastro; toadas de congo em louvor de santos; romarias e procissões; dramatizações profano-religiosas; e mais as festas juninas e as do ciclo do Natal — enfim, cortejo infinito de tradições que, por estarem tão ligadas à religião, mais entranhadamente resistem à força demolidora da "civilização".

Para esse folclore, a Quaresma, e dentro desta a Semana Santa, concorrem com interessante contingente de crendices, orações, trovas, adivinhas, o bulhento ofício de trevas, a solene procissão de Sexta-Feira Santa com Beús e matracas, e, no sábado da Aleluia, a rumorosa e festiva malhação dos Judas.

Aqui, porém, somente focalizaremos o setor das crendices, ligadas à Semana Santa e à Quaresma.
Comecemos pela velha superstição dos "treze à mesa", proveniente da última ceia de Cristo e seus doze apóstolos. Julga o povo — aliás de quase todas as nações — que, sentando-se à mesa de refeição, treze pessoas, uma delas — a mais velha ou mais moça — morrerá dentro em breve.
Parte daí — dizem — o vezo antigo de se considerar o 13 número de azar e de morte. Então, se a ele se associa a sexta-feira, maior é o risco, mais cabuloso será o dia.
A sexta-feira da Paixão ou qualquer outra figura em várias e pitorescas abusões do povo. Por exemplo:
Em sexta-feira não se corta unha, porque "faz unheiro"  ou "dá dor de dente", ou "dá inflamação nos dedos" . Às crianças em tal dia, "só a madrinha pode cortar as unhas" .
Na Sexta-Feira da Paixão não se varre a casa — porque "faz mal" ; porque "se varre os cabelos de Nosso Senhor" . Não se corta nem se chupa cana — alusão talvez à cana que serviu de cetro a Cristo.
Em sexta-feira não se deve viajar — "faz mal", "é perigoso" ; "acontece desastre" . Também em tal dia, não se deve fazer a barba ;  não se deve dar sal ; não se deve olhar no espelho — é agouro . Quem ri na sexta-feira chora no domingo.
Na Sexta-Feira da Paixão — Marias não podem cortar o cabelo; também não podem pentear-se, porque "Maria Santíssima não se penteou" . Foi Nossa Senhora quem disse: "Diabos carregue as Marias que pintiá os cabelo na Sexta-Feira da Paixão!..." .

Faz mal, nesse dia santo — "socá os tempero no pilao, para a torta". Isto se faz "na quinta-feira maior" . "É bom greá cachorro na Sexta-Feira Santa: nunca dá peste no cachorro, nem ele panha quarqúé mal". "Greá" — explicou-nos o informante — "é marcar a fogo, com um 8, nos quarto do cachorro".
Também na sexta-feira maior — "o café será tomado amargo, porque os judeus deram a Jesus 'fel amargurado'''.
Antigamente era costume na Roça  grande — trocar-se qualquer moeda por um vintém tirado ao esquife do Senhor na Sexta-Feira da Paixão. Esse vintém servia de "chamariz" à fortuna. A mesma crença continuou por muito tempo, trocando-se, porém, os vinténs nas bandejas de esmolas — expostas na igreja. Guardavam-se bem guardadas essas moedas de cobre e no ano seguinte davam-se aos [mendigos]; outro modo de atrair a sorte a si mesmo, porque "quem dá aos pobres, empresta a Deus".

Estas e outras inúmeras abusões e crendices se perpetuam, através dos tempos, entre a gente simples e crédula, tornando mais tristes, impressionantes e sombrios os (?) nos dias da Quaresma e da Semana Santa em nossa terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

siga nos e comente nossas publicações