bem vindo

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

curiosidades. Supertições




superstições que as pessoas ainda acreditam
Em pleno século 21 ainda tem pessoas que acreditam em coisas absurdas que vieram dos nossos avós,   então fizemos uma lista com as lendas e  superstições que são as mais bizarras e curiosas, para a gente analisar o quão bobos nos fomos nesse tempo todo.

Crenças e Lendas Populares

As Lendas no Brasil de inúmeras variedades, influenciadas diretamente pela miscigenação na origem do povo brasileiro. Devemos considerar que lenda não significa mentira, nem verdade absoluta, mas uma história que sobrevive na memória das pessoas.
Cada região do Brasil tem suas próprias lendas, mas algumas podem ser observadas em varias regiões, com pequenas mudanças que caracterizam a identidade de seus criadores. Eis algumas das principais lendas brasileiras:




Região Norte: o boto, muiraquitã, vitória-régia, boitatá, mapinguari, origem do peixe- boi, caipora e curupira, mula -sem- cabeça, Iara, origem do guaraná, cuca,bicho-papão etc.
Região Nordeste: vaqueiro misterioso, mula -sem -cabeça, negro d'água,cabra cabriola, quibungo, lobisomem, saci pererê, caipora e curupira, bicho-papão,bicho - homem, alamoa, etc. 

 

Região Centro-Oeste: saci pererê, negro d'água, caipora e curupira, onça -maneta, arranca- línguas, onçada mão torta, cuca, lobisomem, mula- sem -cabeça,mãe - do - ouro, pai do mato, etc.




Região Sudeste: procissão das almas, mão de cabelo, lobisomem, caipora e curupira, cuca, bicho-papão, saci pererê, mula -sem -cabeça, quimbungo, porca dos sete leitões.




Região Sul: saci pererê, negrinho do pastoreio, bicho-papão, procissão das almas, cuca, mula -sem- cabeça, joão de barro, gralha azul, pé-de-garrafa,lobisomem., etc.

Superstição ou Crendices

São explicações sem caráter científico comprovado fatos e acontecimentos naturais. Veja alguns exemplos:

Coceira na Mão : se for a esquerda, é sinal de que vem vindo dinheiro, se for direita é uma visita que está para aparecer.
Orelha Quente: se sua orelha esquentar de repente, é porque alguém está falando mal de você.
Gato Preto: na Idade Média, acreditavam-se que os gatos eram bruxas transformadas em animais. Por isso, a tradição diz que cruzar com um gato preto é azar na certa.







Espelho Quebrado: a superstição prega que serão sete anos de má sorte. Ficar se admirando num espelho quebrado é ainda pior - significa quebrar a própria alma.
Guarda-Chuva: dentro de casa ele deve ficar sempre fechado. Segundo umas tradições orientais abrem-lo dentro de casa traz infortúnios e problemas de saúde aos familiares.


Aranhas: aranhas, grilos e lagartixas representam boa sorte para o lar. Matar uma aranha pode causar infelicidade no amor.
Verrugas: segundo a superstição popular o que faz nascer verrugas é apontar para estrelas, ou deixar pingar o sangue de uma verruga na pele.

Brinde: se a pessoa estiver bebendo alguma bebida alcoólica, não brinde com alguém cujo copo contenha uma bebida sem álcool. Vocês estarão se arriscando, nesse tintim, a ter seus desejos invertidos.


- Sabe de mais algumas? Coloca aí nos comentários e quem sabe não dá uma outra lista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

siga nos e comente nossas publicações