bem vindo

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Roça Grande não tem veado! veja nossa fauna

Os veados são mamíferos da ordem dos artiodáctilos pertencentes, em senso estrito, à família Cervidae. Entretanto, várias espécies semelhantes, de outras famílias da mesma ordem, são também chamados veados. Em Portugal é normalmente usada esta designação para referir os veados-vermelhos.
São encontrados em todo o mundo, exceto na Austrália (as espécies que lá vivem, embora em estado selvagem, foram introduzidas na colonização). Os machos da maioria das espécies desenvolvem esgalhos, galhadas ou hastes (e não cornos, o que distingue o grupo dos outros ruminantes) no crânio, que são renovados anualmente. São usados como arma durante a estação de acasalamento, nos combates entre machos. Os veados sem esgalhos possuem longos caninos superiores, que usam como arma. Os veados são polígamos.
Os veados são herbívoros com alimentação específica devido à pouca especialização do seu estômago, que não digere vegetação fibrosa como erva. Assim, alimentam-se principalmente de rebentos, folhas, frutos e líquenes. Têm ainda elevados requerimentos nutricionais de minerais que lhes permitam crescer novos esgalhos todos os anos.
Certas espécies de veados ao longo das Américas foram quase exterminadas por ser sua carne considerada uma iguaria. Muitas espécies estão ameaçadas de extinção.
O menor veado conhecido é o Muntiacus putaoensis, encontrado em 1997 em Myanmar, com apenas 45 cm de altura.
HABITAT E ALIMENTAÇÃO :
O seu habitat preferido são os bosques de folha caduca e de caníferas – com zonas abertas – e os matagais.O veado é um animal de pasto mas recorre igualmente ao estrato arbustivo, com a sua grande corpulência, atingem com facilidade a rama de algumas árvores. São da preferência destes animais as folhas de ulmeiro, freixos, choupo , sobreiro, oliveira, castanheiro, carvalho, zambujeiro, azinheira, e figueira. Quanto aos frutos, que desempenham um papel importante na sua alimentação , têm preferência especiais por bolota , castanhas , frutos de pilriteiro, azeitonas e figos. Alimentam-se ainda de alguns cogumelos, líquenes e casca de algumas árvores como por exemplo de oliveira, zambujeira e ulmeiro:


Fauna Mineira



Anta
A anta (Tapirus terrestris) é um dos animais do Cerrado.
O Cerrado apresenta grande variedade em espécies em todos os ambientes, que dispõem de muitos recursos ecológicos, abrigando comunidades de animais com abundância de indivíduos, alguns com adaptações especializadas para explorar o que fornece seu habitat.

jaguatirica
No ambiente do Cerrado são conhecidos até o momento mais de 1.500 espécies de animais, entre vertebrados (mamiferos, aves, peixes,repteis e anfíbios) e invertebrados(insetos, moluscos, etc). Cerca de 161 das 524 espécies de mamíferos(pertencentes a 67 gêneros) estão no Cerrado. Apresenta 837 espécies de aves, 150 de anfíbios (das quais 45 são endêmicas), 120 espécies de répteis (das quais 40 são endêmicas). Apenas no Distrito Federal há 90 espécies de cupins, 1.000 espécies de borboletas e 500 de abelhas e vespas.


lobo guará

Devido à ação do homem, o Cerrado passou por grandes modificações, alterando os diversos habitats e, consequentemente, apresentando espécies ameaçadas de extinção. Dentre as que correm risco de desaparecer estão o tamanduá-bandeira, a anta, o lobo-guará, o pato-mergulhão, o falcão-de-peito-vermelho, o tatu-bola, o tatu-canastra, o cervo, o cachorro-vinagre, a onça-pintada, a ariranha e a lontra

Tamanduá bandeira

 conclusão


Temos Tatú


cobras



micos e macacos
, tamandua,


 aves de tipos variados, 




 mas 
 VEADOS 


NÃO!



E para terminar, veja como salvar um amigo veado









Nenhum comentário:

Postar um comentário

siga nos e comente nossas publicações