bem vindo

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Marcas dos que se foram

Os contadores de história da Roça grande

Tenho que  reverenciar quem faz e conta historia. Aquele que não deixa que na  sua narrativa  dos  fatos, morrer ou deixar ao léu as nossa raízes, nossa tradição  e de uma  forma bem humorada  contar o causo mais lindo e envolvente que nos faz apaixonar por nossa terrinha.
E quando se fala em causo, vem em minha mente personagens folclóricos e de uma locução incrível. Dentre os muitos destaco três maravilhosos contadores de causos que de tão bons, Deus os chamou para alegrar o seu reino: Sr Zé velino, Sr. Afonso de Paula e Jose Borges, mais conhecido como Donga, o ultimo chamado a ser recolhido ao seio de Abraão.
O Sr Zé velino era tão fantástico em suas narrativas que era o centro de atenção nas rodas de boteco, casamento, velório e mesmo na sua varanda na Rua Catita. Desconfio até que o humorista Chico Anísio, se inspirou nele para criar o personagem Pantaleão e sua companheira Terta. 
(Desconfio até que o humorista Chico Anísio, se inspirou nele para criar o personagem Pantaleão e sua companheira Terta)

Entre os causos famoso de Zé Velino quem não conhece a historia da mandioca que atravessou o caudaloso Rio das velhas  e se transformou num túnel de mais de dois metros de diâmetros .
Historia que o fez ser um personagem hilário nos idos da década de sessenta e setenta no nosso bairro. Todos o admiravam por sua eloqüência e capacidade de acreditar em seus devaneios.
Outro contador de causos e fã de uma conversinha ao pé do ouvido. " O senhor memória" , ele sabia de tudo um pouco. Se fosse futebol aí sim era papo para tarde e noite e se possível madrugada. Estou falando do Sr.Afonso de Paula.
Memória viva de todos os acontecimentos de futebol de Roça grande desde a década de trinta quando veio morar em Roça grande, contava com gosto e uma memória fotográfica de cada fato do passado que me deixava extasiado, foi dele a melhor narrativa que expus no meu livro. Apaixonado por futebol, ele viu nascer e participou de praticamente de todos os times fundado em Roça grande que começou no ano de 1957 com o time chamado PAULA CRUZ (aí vai uma triste coincidência com o momento atual) time esse formado para que o então candidato presidência da República, Ademar de Barros (Concorreu à presidência da república do Brasil em 1955 e em 1960, conquistando, nestas duas eleições, o terceiro lugar.), angariasse votos dos mais de quinhentos moradores da região.
Como perdeu o time que tinha um nome do político da época que foi derrotado, se desfez, mas ficou a empolgação, dai Nasceu o Santo Antonio Futebol e do Santo Antonio veio o RENNER, inspirado no campeão Gaucho de 1961, vindo depois o s time de Rua e por fim o Primeiro de Maio e o União Esporte Clube...
Infelizmente em maio de 2004 ele se foi levando para o além o seus causo deliciosos
E por fim o seu herdeiro e não tão fantasioso DONGA.
O donga tinha a mania de viver junto natureza e era comum, encontrá-lo só de sunga na ,década de sessenta e setenta em sua propriedade. Imitando seu ídolo , o Tarzan,
 (Donga era fã do personagem Tarzan)

Adorava caçar e pescar e daí surgiam seus caso mais hilários e interessante.
Todos os seu causo era sobre a caça e ou namoradas. Donga deixou essa terra à coisa de um mês e para onde foi com certeza estará contando que nesse mundo de meu Deus há uma terra simples de um povo simples que adora futebol, samba e uma boa dose de causo.
Essa terra é Santo Antonio de Roça grande.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

siga nos e comente nossas publicações