bem vindo

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Ceci a Mãe de Todos.


Roça grande, conta atualmente com mais de quinze casas espirituais, chamado de centro espírita, principalmente a umbanda (Umbanda é uma religião formada dentro da cultura religiosa brasileira que sincretiza vários elementos, inclusive de outras religiões como o catolicismo, o espiritismo e as religiões afro-brasileiras. A palavra umbanda deriva dem'banda, que em quimbundo significa "sacerdote" ou "curandeiro), e nesses casos foram varias casa onde a população de dia ia pedir ajuda a santo Antonio e Nossa Senhora e a noite o agraciado pelas orações eram o Pai João e Pai Joaquim, assim como toda linha de santo afro.

Mas nossa estória não começa aqui vamos nos reportar a data de dez de julho de mil novecentos e dez, numa casa simples da estrada velha que liga Roça grande á Sabará, numa pequena choupana de pau a pique Iracema, mulher de origem indígena, forte de pele queimada pelo sol, mas de um rosto rústico de beleza singular, no exato momento que os vizinhos gritavam assustado por que no céu, uma estrela enorme ameaçava cair sobre suas cabeças, dava luz a uma pequena, mas bem nutrida criança. Teu choro ecoava sobre a imensa escuridão que abraçava o pequeno povoado.

Nascera justamente na hora que o cometa Halley passara por Sabará à pequena e mística Ceci (que em tupi guarani quer dizer “Ce-sy –Mãe superior), aquela estrela que assustara os habitantes da região não era nada menos o cometa que pela primeira vez apareceu para um povo no Brasil e com tal soberania que tudo que se relacionava á aquela data era tida como uma mensagem divina. Assim foi o nascimento de Ceci. Ao seu redor fora criado um circulo místico de religiosidade , um misto de catolicismo e religião afro brasileira. UM remanescente das tribos que habitava o povoado , Page com alto prestigio na população , quando a viu foi logo aclamando : Salve filha de Iansã (Divindade africana, representada como uma guerreira, seu símbolo é uma espada.Iansã esta ligada ás transformações, é a senhora dos raios , dos ventos e das tempestades. Freqüentemente aparece associada á figura católica de Santa Barbara). Isso acirrou a crença que a menina seria algo de divino .
Assim cresceu Ceci, cercada de carinho e misticismo, aos sete anos , tua mãe quase teve um ataque, quando a viu brincando com uma cobra coral . Acorrendo aos gritos de sua esposa teu pai conseguiu separar o animal e matá-lo. Ceci vendo tal cena , chorou copiosamente a morte do peçonhento animal , e toda vez que estava triste , corria para perto do córrego de águas límpidas que passava nos fundos de sua casa. Adorava a natureza, conversava com os pássaros , ria ao ouvir o sussurro dos ventos e chorava quando os pais sacrificavam um animal para o sustento da família.

Aos quinze anos , sua vocação paranormal começou a desenvolver, um coleguinha de infância foi mordido por uma cobra urutu , o animal foi encurralado num barranco e homens se preparavam para exterminar -lo, quando ela suplicou que não fizesse . Se eles não obedecessem, o menino morreria ,ela iria curá-lo caso ele preservassem a vida do animal.
Dizendo isso , caminhou onde se supunha estar à serpente.
Espanto, medo suspense, Ceci colocou a mão no buraco e saiu tendo nas mãos a terrível cobra que milagrosamente não a atacou.Com delicadeza e firmeza Ceci abriu a boca do ofídio e de la tirou uma espécie de gosma que logo fez  passar nos ferimentos do rapaz. A cobra se vendo livre , mergulhou no lago desaparecendo a seguir.
Esse fato fez com que crescesse a fama de curandeira de Ceci. Diziam que era mesmo uma pessoa diferenciada. Teve que parar de estudar no Grupo Escolar Paula Rocha, onde com muito custo conseguiu uma vaga , na terceira escola fundada em Minas gerais.
Aprendeu o beaba, que lhe propiciou a ler e escrever e assim tomar conhecimento dos  informativos e livros que tinha satisfação em adquirir.
Seus pais logo , logo trataram logo de aumentar a casa , construindo um varanda e sala maior para que ela, recepcionasse as pessoas que vinham de longe para conhecê-la e ouvir seu conselhos espirituais. Já não havia mais duvidas de seus dons paranormais  . Conta se que um dia uma mulher , vizinha do sitio de sua família , reparou numa luz forte perto do riacho e ao chegar perto do local , viu Ceci conversando com um índio. Esse índio estava envolto numa luz amarela e ao lado dele havia uma onça pintada , Assustada , tratou logo de se afastar do local e chamar mais alguém para ver aquele fenômeno . Mas quando voltou , a linda jovem brincava com seu cachorro ao longo do riacho. Questionada sobre o fato , Ela afirmou que acabara de receber a visita de nada mais nada menos de Oxossi , o caboclo da floresta**




(Oxossi é figura representativa de uma das sete forças principais de Deus: a força da luta, do trabalho, da providência e da afirmação positiva).

 Foi um rebuliço na região e com isso , Ceci realmente teve que abandonar eu objetivo de ser professora , par cuidar exclusivamente da vida espiritual . Num desses transe que agora ela costumava entrar , ela contou com uma precisão , como foi seu nascimento e porque nasceu no dia dez julho de mil novecentos e dez , naquele dia , ela foi enviada por Deus para que voltasse a terra, só que como era um dia muito especial , Ela veio montada na cauda do cometa que naquele momento passava pela terra .

Assim foi a vida de Ceci , uma mulata, doce , frágil , fisicamente , mas de uma grande força espiritual , Curava , dava conselho e predizia o futuro . Num desse momento , ela gargalhava ao dizer um absurdo: O homem ia criar um caixote de tabua com vidro e que teria o poder de as pessoas se verem ,mesmo estando a distancia longas, essa caixa ia unir todos os povos e línguas em torno de si. Muitos acharam que ela estaria delirando . Como uma pessoa poderia ver a outra à distancia longa , só mesmo através do telegrafo ou tal de telefone que só existia mesmo em São Paulo e na capital do Brasil.Poucos anos depois era inventada a televisão (1926). Apaixonou , casou como uma pessoa normal e de seu casamento , nasceu Peri ,Jandira e Mayara que lhe deu uma dúzia de neto entre eles Joaquim Pedro , que seguindo as predições de sua avós desenvolveu seu dom paranormal e atendia já na casa grande da Rua Santana. O lugar virou um santuário para os fieis da umbanda e crença afro. Nessa casa muitos milagres foram realizado e já em 1963 falece Ceci. Vitima de uma pneumonia que se transformou em tuberculose. Ceci sabia que iria partir e ao invés de tristeza , sentia uma euforia ao dizer que iria voltar para os braços de ogum do mesmo jeito que chegara a terra , montada numa estrela.
A doença cada vez a deixava mais fragilizada , como uma mulher de apenas cinqüenta e dois anos parecia ter setenta anos. Uns diziam que era o uso constante de cachimbo e cigarro de palha e as intermináveis noite passada acordada passada a beira de rios e cachoeira. Levada a se tratar no hospital da rede ferroviária federal (RFFSA) aqui mesmo em Roça grande , no dia frio de onze de julho de mil novecentos e sessenta e três , com um sorriso doce e enigmático ,Ceci , a mãe de todos , se despede desse mundo . A Roça grande nesse momento sentiu um vazio , os galos tristemente e fora de seu horário convencional cantavam , os animais baliam, mugiam , latiam e até mesmo relinchavam , prestando a ultima homenagem àquela que durante anos foi o ponto de referência para muita gente que necessitavam de uma proteção espiritual.Partiu Ceci , do mesmo jeito que viera, numa linda noite de lua cheia , fia e estrelada . Alguns afiram que do quarto onde estava , brotou uma bola de luz que saiu pela janela do quarto e ganhou o céu desaparecendo no infinito.

Seu neto , continuou o trabalho que iniciara e com ele vários seguidores de Ceci montaram sua Tenda espiritual , transformando Roça grande , cada vez mais , num local místico e misterioso.
A casa onde morava hoje pode ser vista ainda , abandonada e cheia de matos . Conta se pela boca dos seus últimos habitante, que Ceci, aparece lá e anda pela propriedade que é dela e será sempre, independente de quem na terra de la tome posse.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

siga nos e comente nossas publicações