bem vindo

sábado, 19 de novembro de 2011

Radiografia de Roça grande

(Foto de Valdemar Arcanjo)

Radiografia do Bairro Roça grande
O povoamento do local começou nas mediações da Igreja de Santo Antônio, por volta do século XVIII. O nome de Roça Grande refere-se às plantações que existiam na época dos Bandeirantes. Como conta  o morador Antônio  Amparo , “aqui eram cultivadas grandes lavouras que abasteciam todas as Bandeiras do entorno. Então eles diziam: vamos buscar víveres na roça grande, e daí o nome ficou”.

De acordo com historiadores, Roça Grande tem profunda importância para a história de Sabará, já que é um dos arraiais mais antigos de Minas Gerais. No período colonial, o local tornou-se parada obrigatória na travessia para o sertão, devido a suas fontes de água pura. Em 1707, o arraial de Santo Antônio do Bom Retiro da Roça Grande, como era chamado, foi elevado a freguesia (título importante para a época). Passado o auge da exploração do ouro, a região passou a ser de grandes fazendas.

As condições de vida de Roça Grande, há 50 anos, eram muito diferentes das atuais. Antônio  Amparo, ao se lembrar desse período, comenta que a conquista de melhorias foi muito dura e contou com o esforço da população local. “Tínhamos carência de postos médicos. As pessoas tinham que se dirigir a Belo Horizonte para fazer um simples exame de sangue. Tínhamos que sair daqui no trem que passava às 5 horas da manhã e enfrentar filas quilométricas (...). Só havia uma lotação que vinha ao bairro poucas vezes ao dia, passando por uma estrada perigosa de terra e por duas travessias de trem. E para ir para Belo Horizonte, tínhamos que atravessar o rio de balsa”, relembra.

A primeira ponte foi construída com recursos dos próprios moradores, liderados pelo Padre Vicente Pio Guimarães. “As famílias se uniram e cada uma contribuía mensalmente com uma quantia, que era aplicada em compra de materiais”, comenta, ainda, Antônio  Amparo .
                                              (temos indio ainda na Rocinha)

A partir de 1980, houve um acelerado crescimento populacional na região, por meio da compra de lotes e da invasão de terrenos. Hoje, a regional já possui uma melhor infra-estrutura, com ônibus e hospital. E a tendência é que essa situação melhore ainda mais, pois o local está recebendo investimento por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), projeto do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Sabará. Na regional, o PAC prevê obras de saneamento e urbanização que afetarão diretamente os bairros Rosário I, II e III.

Em Roça Grande, as associações comunitárias, desde a década de 80, têm papel importante no desenvolvimento local. Na regional, existem três delas. Essas associações contribuem para a mediação entre população e poder público, sendo protagonistas no esforço por melhorias na região. Além disso, desenvolvem trabalhos sociais de relevância para a comunidade.
(padre José Claudio- foto de Valdemar Arcanjo)

É importante salientar que, em Roça Grande, destaca-se uma forte presença da igreja católica em atividades sociais e culturais. A regional conta com quatro escolas, um hospital, cinco projetos sociais – além dos dois projetos cadastrados, é preciso mencionar, ainda, a atuação da Pastoral da Criança, do Alcoólicos Anônimos (AA) e da Associação GLS de Sabará. Estão presentes no local, ainda, três campos de futebol, duas faculdades e uma creche.

Não existe nenhum posto policial em Roça Grande, o patrulhamento é realizado por policiais do posto do bairro General Carneiro. Essa é a maior demanda da população, já que o nível de criminalidade vem aumentando ao longo dos anos. Outras necessidades prementes na comunidade são: na área de saúde, mais postos médicos para atender os bairros; na educação, mais creches. Além disso, os entrevistados realçaram que há carência de transporte coletivo para atendimento a todos os bairros, principalmente daqueles adaptados para portadores de deficiência física.




Um comentário:

Vilela. LS disse...

Grande Antonio do Amparo, goleiro dos melhores da região.

Postar um comentário

siga nos e comente nossas publicações