bem vindo

domingo, 25 de dezembro de 2011

Natal: Onde e Quando?’

Texto extraído do Blog ‘Sobre Todas as Coisas’

Nesta noite, pelo mundo afora, famílias, amigos, milhões de pessoas estarão reunidos para comemorar o Natal, este evento misterioso de uma criança que nasce para mudar a história da Humanidade. Mas, em tempos de Google e Wikipédia, parece que todos os mistérios podem ser resolvidos com um click num teclado. É só digitar a pergunta, um assunto e em não sei quantos microsegundos, eis a resposta na tela.
Foi assim que descobri, na internet, uma matéria que dizia que Jesus não nasceu nem em 25 de dezembro, nem em Belém.
Quanto à data de nascimento de Jesus, a reportagem certamente tem razão. Ele não nasceu no dia 25 de dezembro. Esta data foi uma apropriação do cristianismo quando se integrou à cultura romana.
A história foi mais ou menos assim:
Por volta do ano 312 d.C., o imperador Constantino converteu-se ao Cristianismo e o elevou à categoria de religião oficial do Império Romano. Acelerava-se o processo de sincretismo, de inculturação cristã no universo pagão.
Durante o mês de dezembro celebravam-se as grandes festas pagãs, inclusive a Festa do “Deus Sol Invictus”, que vence as trevas e brilha sobre todos. Nada mais significativo e adequado, portanto, que dar-lhe uma roupagem, um significado cristão. Afinal, é o próprio Jesus que diz: “Eu sou a Luz do mundo, quem me segue não anda nas trevas, mas terá a luz da vida”.
Então, foi simples assim: “A ADEMG informa: sai a festa do deus Sol pagão, entra a festa do Filho de Deus, Jesus, cristão”.
Nasce o Natal.
Já a discussão sobre o local do nascimento de Jesus é mais complicada. A narrativa dos evangelhos é clara em situar este acontecimento em Belém. Afinal, todas as profecias do Primeiro Testamento apontam para a pequena cidade de Judá. Mas há quem argumente que o título “Jesus de Nazaré”, seria um indício de que ele teria nascido naquela aldeia da Galiléia. Neste caso, a polêmica, provavelmente, vai permanecer.
Mas, na verdade, essencial é saber onde e quando Jesus nasceu para cada um de nós…
Se perguntássemos, por exemplo, a Maria, a mãe de Jesus, ela talvez nos dissesse:
- Jesus nasceu numa tarde em que eu estava sozinha, em minha casa, em Nazaré da Galiléia. Eu rezava. Senti, então, uma luz que brilhava em mim e à minha volta. E um mensageiro de Deus falou ao meu coração. Desde então, nunca mais me vi ou me senti só. Ele estava e está em mim. Mas não o guardei comigo. Eu o ofereci de presente ao mundo e aos homens…
José, esposo de Maria, responderia, quem sabe, assim:
- Jesus nasceu, para mim, numa noite de sono atribulado, de pesadelos que torturavam o meu coração. Então o vi no olhar suave de Maria, minha noiva, no seu sorriso doce, na sua fidelidade ao Pai. Quando a abracei, Ele nasceu em mim.
Um grupo de pastores, em Belém, diria:
- Jesus foi, primeiro, uma estrela no céu. Mas o desejo da sua vinda já brilhava em nosso coração…
Os magos confirmariam:
- Seguimos a estrela que anunciava a chegada de um rei. Encontramos um menino pequeno e frágil, seu pai e sua mãe, ambos simples e pobres. Jesus nasceu, para nós, num momento de surpresa, num lugar chamado simplicidade…
João Batista contaria seu segredo:
- Meu coração bateu mais forte quando o vi, entrando no rio Jordão e caminhando em minha direção. Ele sorria e parecia saber exatamente o que fazer. Quando pediu que eu o batizasse, senti que algo extraordinário nascia naquele momento e lugar. E eu era parte dessa história. Meu coração exultou de alegria e me senti, de novo, criança, no ventre de minha mãe…
E assim, por quase dois mil anos de História podemos colher insistentes relatos de “nascimentos de Jesus” em lugares, circunstâncias e tempos mais extraordinários… ou comuns. Das formas mais diversas. Parece que todo ser humano sobre a face da Terra tem seu natal. E ele, quando acontece em profundidade, é decisivo. É capaz de mudar o rumo de uma vida. É capaz de fazer o Natal acontecer todos os dias, e a Páscoa também, quando Ele morre por causa do nosso egoísmo, e renasce pela força do nosso amor…
Por isso, ao longo do Tempo e da História, poderíamos perguntar a todos e a cada um, como perguntamos agora a você :
 Quando e onde Jesus nasceu para você?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

siga nos e comente nossas publicações