bem vindo

sábado, 1 de setembro de 2012

Setembro


CURIOSIDADES DO MÊS DE SETEMBRO






Antigamente só existiam dez meses e Setembro era assim chamado por ser o sétimos deles. Posteriormente foram anexados mais dois meses, Julho em homenagem a Júlio César e Agosto em homenagem a Augusto, Imperadores de Roma.
Uma crença antiga diz que na Lua de Setembro estavam escondidas todas as coisas perdidas na Terra. Por isso diziam que quem olhasse para a Lua Crescente neste mês poderia pedir de volta algo que perdeu há muito tempo.




O simpático mês da flores e das folhas também…

Sim, se de um lado do oceano as flores se multiplicam pela paisagem, do outro lado são as folhas que se “derramam” pelo chão da paisagem… O mês de setembro é o nono mês do ano no Calendário Gregoriano, mas seu nome vem do latim septem (sete), porque era o sétimo mês no Calendário Romano que começava em março.


Quando o Calendário Gregoriano foi criado, incluíram dois meses em homenagem ao Cônsul romano Júlio César (Julho) e ao Imperador Augusto César (Agosto) por isso o mês de Setembro deixou de ser o sétimo mês e passou a ser o nono…

Na Grécia Antiga, Setembro chamava-se Boedromion, mas em muitos estados gregos este mês era conhecido como Demetrion por causa de Demeter.


Sim, o mês de setembro começa com a Lua em seu aspecto crescente transitando na casa de Aquário o que deixa as pessoas mais ágeis, informais e receptivas a novidades. Enquanto o Sol está na casa de Virgem, no final do mês, quando já estaremos vivenciando uma das mais belas estações do ano, a Primavera entra no signo de Libra que nos dá grande possibilidade de harmonia. Mas como sempre, é preciso estar aberto as possibilidades…

Enfim, como de costume, Setembro é um mês calmo, sem grandes acontecimentos, mas que pede que a gente esteja atento, afinal, o céu conspira (nem sempre a nosso favor)…

Segundo a Lu, o mês de setembro é o momento de estar atento a poesia de Emily Dickinson. A poeta estadunidense não nasceu e tão pouco morreu em Setembro, mas sua paixão pelo outono é algo evidente em seus poemas:


My river runs to thee

Blue Sea! Wilt welcome me?

My river waits reply

Oh Sea – look graciously

I´LL fecht thee Brooks

From spotted nooks

Say sea – take-me!

Meu rio corre até ti
Mar azul, aceitas-me?
Meu rio espera por ti.
Oh mar azul, vê de me gostas
Serei-te eternamente fiel
Então mar azul, diz-me
Vais contigo me levar?





Some things that fly there be –

Birds – Hours – the Bumblebee –

Of these no Elegy.

Some things that fly there be

Grief – Hills – Eternety –

nor this behooveth me

There are the resting, rise.

Can I expound the skies?

How still the Riddle lies!




Há certas coisas de voar – Aves – abelhas – horas do dia – delas nenhuma elegia.

Há outras coisas de ficar – Dor – colinas – eternidade – Não me competem, em verdade.

E há outras que o repouso re-anima – Como posso eu expor os céus?
Pequenas mentiras nessa minha ciranda menina!

Abraços a todos e um excelente setembro para vocês, sejam primaveril ou outonal…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

siga nos e comente nossas publicações