bem vindo

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Como o Ano Novo é comemorado no mundo


Em alguns países, a festa da virada acontece em outro dia que não o 31 de dezembro, em outros, dura mais de um dia. Saiba mais 




Você sabia que festejar um “novo ano” é uma prática muito antiga? Os romanos foram os primeiros a marcar a data da comemoração no calendário. O Ano Novo era festejado de 25 de março até 1 de abril. Quem instituiu o dia 1 de janeiro como o primeiro dia do ano foi o papa Gregório XIII. "Alguns franceses resistiram à mudança e quiseram manter a tradição, mas eram ridicularizados pelos que aceitaram a nova data. Eles começaram a receber convites para festas que não existiam. Isso fez surgir o dia da mentira, uma falsa comemoração do Ano Novo”, conta Tiago Martins da Silva, professor de geografia.

Mas nem todos os países festejam a virada no dia 31 de dezembro. A comunidade judaica segue um calendário lunar e festeja o novo ano, o Rosh Hashaná, durante dois dias do mês Tishrê, que ocorre entre setembro e outubro do nosso calendário. Nesta data, é comemorado o aniversário de criação do homem e da mulher. Durante esses dois dias, as famílias se reúnem nas sinagogas para rezar e, em seguida, vão para casa jantar. O momento mais importante durante as orações acontece quando o Shofar (chifre de carneiro) é tocado. Já os islâmicos celebram o ano novo em meados de maio, no aniversário da Hégira (em árabe, “emigração”). Lá o Ano Zero corresponde ao nosso ano de 622, quando o profeta Maomé deixou a cidade de Meca e se estabeleceu em Medina.

Veja como cada canto do planeta festeja o novo ciclo:

Brasil: 
mantivemos costumes e hábitos dos povos que passaram por aqui. Dos italianos, herdamos a tradição de comer lentilhas; dos portugueses, o bacalhau; e dos africanos, vestir roupas brancas e jogar flores para Iemanjá.

China:
 a comemoração acontece no 23º dia do último mês lunar, quando os chineses oferecem comida ao Deus da Cozinha para pedir prosperidade familiar. Cada ano é dedicado a um animal do signo chinês, 2011 será o ano do coelho. Eles também colam nas portas e janelas das casas papéis vermelhos com dizeres de bom agouro em dourado. À meia noite, comem um bolinho chamado guioza. Em seguida, vem a queima de fogos, que atrai sorte e afasta as coisas negativas. A festa só acaba ao amanhecer. Nesse período, alguns chineses visitam parentes e amigos, levando presentes e envelopes vermelhos com dinheiro para distribuir. Eles acreditam que, ao serem generosos com os outros, a sorte será generosa com eles.

Japão:
 
é a data mais importante no calendário. Eles costumam fazer uma cerimônia de limpeza na casa e pendurar uma corda de arroz na entrada para afastar os maus espíritos. Na véspera, as famílias se reúnem para comer sobá (macarrão de trigo sarraceno), pois acreditam que o alimenta ajuda a atrair fortuna. Na noite de 31 de dezembro, os japoneses vão ao templo para a cerimônia das 108 badaladas. De acordo com a crença budista, o tocar do sino serve para afastar os pecados e purificar as pessoas. No dia 1 de janeiro, eles acordam cedo para fazer a primeira visita a um templo budista ou santuário shintoista e rezar por saúde e felicidade no ano que se inicia.

Índia:  
É costume atirar objetos que representam impurezas e doenças na fogueira e fazer queima de fogos nas ruas.

Itália: 
O novo ano é recebido com fogos de artifícios, para que todos fiquem acordados - acredita-se que os que dormem na virada do ano dormirão todo o ano. Em várias partes do país, dois pratos são considerados essenciais: o pé de porco e a lentilha.

França:
Foi este país que batizou a data com o nome de Réveillon, que é uma grande festa entre amigos, com boa comida e bebida. À meia noite, é costume todos se beijarem e tomarem muita champanhe.

Grécia: 
Eles fazem um bolo com os mesmos ingredientes do panetone e colocam uma moeda de ouro dentro dele. Na virada do ano, o bolo é cortado entre todos os participantes da festa, e quem ganhar a moeda terá muita sorte durante o próximo ciclo. A tradição de comer romãs vem desse país. Lá, eles jogam a fruta no chão e aí dividim entre todos.

Escócia: 
  
Os festejos começam às 8 horas de 31 de dezembro e terminam às 6 horas do primeiro dia do novo ano. A data, mais comemorada que o Natal, é marcada por tradições como os desfiles de gaiteiros e dançarinos típicos na rua principal da capital Edimburgo, a Princes Street. À meia noite, os canhões do Castelo de Edimburgo são disparados e há uma grande queima de fogos. Em seguida, um gaiteiro faz um solo no topo do castelo. Presentes simbólicos também são dados para desejar boa sorte, incluindo biscoitos.

Espanha
  
Comemoração começa no dia 28 de dezembro e vai até o Dia de Reis (6 de janeito), quando são feitas as cavalgadas e é preparada a rosca de reis. Dentro dessa rosca são colocados brinquedos para as crianças. Exatamente à meia-noite, as pessoas comem doze uvas, uma a cada badalada do relógio da Puerta del Sol, localizada em Madrid.

Estados Unidos: 
 
A festa mais famosa do país acontece em Nova Iorque, na Time Square, onde as pessoas se encontram para beber, dançar, correr e gritar. Durante a contagem regressiva, uma grande maçã vai descendo no meio da praça e explode à meia-noite, jogando balas e bombons para todos os lados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

siga nos e comente nossas publicações