bem vindo

terça-feira, 14 de maio de 2013

O CORTE DO ALEMÃO



Final da década de 50, principio da subsequente época produtiva do Brasil.

Como o final da terrível segunda Guerra Mundial, o Brasil recebe imigrantes de todo o mundo, principalmente italianos, alemães e japoneses.

Muitos desses imigrantes jogaram toda a sua sorte nesta aventura e acredito que o moral e a baixa-estima em voga, causados pela derrota dos países do Eixo na guerra, era um fator que teria que ser suplantado.

E parece que essa não foi à meta de um estranho senhor que desembarcou na estação de Roça grande.

Quem presenciou a chegada a chegada deste inusitado visitante, notou seu semblante, triste, capunchito, derrotado ao entrar na igrejinha de Santo Antonio, vagar pelo cemitério local, sentar ao lado de fora do bar do Odilon e caminhar pela linha férrea.

Foi vagando, e para os simples moradores locais, aquele homem branco feito à neve de olhos azuis era uma tremenda novidade numa segunda- feira.

Eram dez horas da manhã e o subúrbio que passava no bairro já apitava ao longe.

O estranho homem sentou-se na beira da linha férrea no local onde havia duas altas paineiras e a portaria do Hospital Cristiano Machado.

Trabalhadores do então Sanatório para Hansenianos horrorizados viram quando aquele homem, vendo o trem das dez se aproximava, deitou de bruços e, num ato insano, colocou a cabeça nos trilhos e o pesado veículo ferroviário decepou a sua cabeça germânica.

O motivo para essa loucura ninguém soube e nunca saberá; comenta-se que a Guerra derrota da Alemanha de Hitler não fora digerida por esse homem, que achou resistência no mercado de trabalho e negócios, como todo povo alemão.

O lugar ficou conhecido como “corte do Alemão”





Nenhum comentário:

Postar um comentário

siga nos e comente nossas publicações