bem vindo

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A Maldição do Padre Emar


Aconteceu mais uma vez.
Na Roça grande quando uma pessoa se destaca e tenta viver fora dos grupinho. Tentando ser livre e independente, puxam o tapete dele.
Com o reitor Padre José Claudio, não foi diferente. Perdemos o maior investimento no turismo religioso da grande Belo Horizonte, Sabará  perdeu um referencial litúrgico da região.
Quem sou eu para entrar no mérito da questão que envolveu a sua saída, apesar da resistência da comunidade católica da região, que lutou bravamente para reverter à decisão de Dom Walmor.
Mas ordens superior e principalmente eclesiásticas devem ser cumpridas e nossa comunidade perdeu um dos maiores oradores da fé católica que apareceu nesta região nos últimos trinta anos. O padre José Claudio tem o estilo do falecido padre Emar e a energia do Padre Luiz aliado ao carisma do Santo Padre Antônio de Moura Lima.
Como disse monsenhor Edér Amantéa quando ainda garoto questionei sobre algo que me incomodava na igreja católica: ele do alto de sua sabedoria me disse: Valdemar a igreja é santa e pecadora; Santa porque ela representa o corpo de Jesus o Cristo, e, Pecadora por que  é composta também por nós, seres humanos, falíveis sujeito a errar e mesmo blasfemar contra o criador.
O reverendo deixará saudade, como deixou sua marca o padre José, as irmãs Virginia, Irmã Lady , Irmã Vilma, Irmã Mariana e Anita os padre Jorge e Juliano recente administradores da paróquia.
Perdemos um referencial, mas esperamos que o trio que acaba de chegar ,nos  faça crescer espiritualmente como o fez o padre José Claudio.
Para as pessoas que não acompanham a historia deste bairro, o Padre Emar, muito conservador , enfrentou muita restrição  das famílias que se julgavam  , donas da região,.
O conflito foi tão tenso que quando estava para sair do bairro ele profetizou que em Roça grande, nem capim iria para frente. Isso se tornou uma máxima no bairro e quando as coisas que nascem aqui começam  a progredir, vem algo que tenta de toda maneira destruir o empreendimento ou ação inovadora,Exemplos? Quem é a maior escritora de livros pedagógica de Minas Gerais ? Mara Benfica. Se ela tivesse continuado aqui , com certeza não iria conseguir chegar no auge que está .
Outro exemplo : Luiz José Gonçalves, o DJAVAN, reverenciado por todos os meios do esporte especializado no Brasil, um dos poucos atletas de Sabará a participar de um torneio continental, era para receber dos habitantes de Sabará uma justa homenagem pelo seu desempenho pelas pista da América; infelizmente é um ilustre desconhecido.
Temos ainda  a síndrome de Cain, quando um irmão começa a subir , o outro irmão (amigo , vizinho , conhecido ) simplesmente o derruba , denigre  ou o coloca no ostracismo social.
Se  um empreendedor sobrevive com seus recurso, ele é trambiqueiro , desonesto ou traficante.Em lugar pequeno onde todos se  conhecem é proibido o nativo subir na vida . Tem que ficar na lama como os outros indolentes preferem ficar.
Não queria citar , ma quantas pessoa colocaram em duvida minha arte de escrever. Chegaram até insinuar que minha obra prima é fruto de roubo , que eu havia subtraído de alguém essa preciosidade que é referencia quando o assunto é  Roça grande. Quebraram a cara . esse dom é meu e ninguém me tira e eu sou mais um cérebro que esta fugindo da maldição do padre Emar. 

obrigado Padre José Claudio fiel servo de  Jesus aqui na terra
Seja feliz em seu novo destino 

2 comentários:

Unknown disse...

muito interessantes essa hitoria sobre Roça grande. Parabéns Valdemar. Voce é um verdadeiro porta voz da nossa cultura!

deom disse...

o problema com a igreja católica,e aqui falo não como um presbiteriano que sou,mas como um CATÓLICO ROMANO QUE FUI,afinal,sou sobrinho e um dos maiores admiradores do "TIO" José Claudio,batizado em IUNA,cidade natal do amado padre e mais tarde crismado pelo próprio em santa maria do itabira,é que a histórica igreja tem o habito, também histórico, de esconder a "sujeira" debaixo do tapete.Abrir para a comunidade o verdadeiro motivo do afastamento do meu tio não é pior do que tratar os fiéis como mudos e sem direito de saber a verdade.Foi assim com a inquisição e a omição da igreja com as atrocidades cometidas por um austriaco na europa no final dos anos 1930 e está sendo assim com o padre José Claudio.
"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!(joão 8.32)"DEO MORAES DIAS-LINHARES ES
EMAIL:deomoraes@hotmail.com

Postar um comentário

siga nos e comente nossas publicações