bem vindo

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A guerra das comadres




Quem não  lembra-se da dona Maria Sopé?
Mulher determinada, trabalhadora, daquelas de trabalhar  de sol a sol , plantando quiabo , mandioca e feijão na gleba da família , La no pau comeu vila famosa aqui em Roça grande.
Essa mulher cheia de virtude era muito católica  e de um gênio terrível . Se cismasse com alguma coisa , nada a demovia daquilo até  ela achar  a resposta.
E um dia Ela cismou com a dona Emilia, mulher que sendo beata era coordenadora da novena e as coroações de nossa senhora da Conceição no mês de maio. Achava ela que o padre Luiz lhe dava autoridade indevida e isso nada mais era do que um ciúme pela ascensão da rival.
     Era constrangedor ver a duas  disputando um lugar no altar ao lado do padre ou mesmo nas reuniões do apostolado do Coração de Jesus , todos já percebiam a animosidade das duas ao ponto do padre capelão da policia militar e titular da comunidade religiosa intervir:
- Olha aqui você duas a messe é grande e a colheita é farta, na residência do pai ,há lugar para todos, portanto parem com essa criancice e vamos todos trabalhar pela igreja de Jesus, não quero saber dessas desavença dentro da casa do Pai.
O clima não mudou e o reverendo resolveu agradar a sua dedicada paroquiana, dando a coordenação da novena do mês de agosto , que é o mês consagrado ao Apostolado do Coração de Jesus.
Maria sopé  não cabia de contente, comentava que ela até chorou e beijou os pés do sacerdote. Emilia ficou fula da vida, mas fazer o que?
No mês de agosto  Maria sopé reuniu a cúpula do apostolado para definir os preparativo do jubileu e começaria com terço nas casas dos paroquianos, feito o sorteio a primeira casa onde seria rezado o terço, caiu na casa de dona Emília.
Maria Sopé tentou anular esse sorteio , mas suas argumentação foram todas derrubadas pelo conselho.Essa atitude irritou  dona Emília que prometeu pra si mesma dar o troco.
No dia da reza, a casa ficou cheia, é costume o anfitrião servir um cafezinho com bolinho para o visitante e ai foi que a Emilia se vingou da Maria:
Ao servir  o cafezinho , simulou um tropeço e derramou o café no vestido branco e semi novo da Maria.
Constrangimento geral. Mas Maria não perdeu a posse:
Levantou-se e pediu que todos se apresassem para a oração final.
Na sala, Maria tomou a palavra e iniciou as intenções do terço:
- amigos, vamos dirigir nossas orações para aquela que  é a maior fofoqueira do bairro.
-surpresa. Todos olharam para dona Emilia que estática estava da cor de uma  vela de cera.
Quem seria ? Se perguntava os beatos.
Uns risinho meio tímido fez se ouvir e de repente foi aquela balburdia....todos gargalhavam e dona Emília de repente se viu sorrindo. Sorriu, sorriu e gritou:
Vou contar para vocês a maior de todas as fofocas bradou a anfitriã.
-Vocês estão vendo a porta daquele quarto? Pois muito bem durante  quinze anos serviu de refúgio para o marido da Maria sopé que foi meu amante neste período pois não aguentava o cheiro da sua esposa.
Espanto !Quem diria! O Zezé marmota. O homem de dona Maria pulava a cerca.
Agora quem ficou gelada foi a Maria,  parecia que iria desmaiar, mas teve forças suficiente , para avançar e atacar sua desafeta e agora sua rival.
O pau comeu  , na vila do pau comeu em Roça grande.
Conta se que o padre Luiz ficou tão indignado que designou as duas inimigas rezarem  duzentos Padre nossos e duzentos Ave Maria  , suspendeu as novenas e passou  a coordenação das festividades do mês de Maria para dona Enedina , esposa do Zé melgaço que ficou no cargo até o seu falecimento na década de oitenta.  
Quanto ao Zé Marmota, bem o o Zé ficou uns dias escondido dentro de casa , proibido de sair pela sua esposa , mas no fim ela o perdoou, dizem que ele continuou a pular a cerca, mas isso so se comentava a boca pequena , pois o padre Luiz proibiu as paroquianas e quem quer fosse de comentar esse fato degradante.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

siga nos e comente nossas publicações