bem vindo

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sabarenses ilustres parte II






Aníbal Monteiro Machado (Sabará, 9 de dezembro de 1894 — Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 1964) foi um escritor, futebolista, professor e homem de teatro brasileiro.


Por não ser muito extensa, a obra de Aníbal Machado costuma aparecer reunida em coletâneas. A mais recente, de 2005, é a A arte de viver e outras artes, publicada pela Graphia Editorial.


Cinco dos oito títulos que compõem a bibliografia de Aníbal Machado, da forma que ele a reconheceu em vida, aparecem reunidos neste livro - O Cinema e sua Influência na Vida Moderna, ensaio que marca, em 1941, a sua estréia em livro, aos 46 anos de idade; Goeldi, outro ensaio, de 1955, sobre a obra do gravador; e Cadernos de João, que acrescenta novos textos aos contidos em ABC das Catástrofes - Topografia da Insônia, de 1951, e em Poemas em Prosa, de 1955. O livro traz uma compilação de sua obra crítica dispersa em periódicos, entre as décadas de 30 e 60, abrangendo estudos sobre literatura, artes plásticas, cinema e teatro, em que se incluem análises sobre Machado de Assis, Walt Whitman, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos, Oswald de Andrade, Lasar Segall, Candido Portinari,Di Cavalcanti, Charles Chaplin e Bertolt Brecht.


*************************************************************************************








Júlio Ribeiro (J. César R. Vaughan), jornalista, filólogo e romancista, nasceu em Sabará, MG, em 16 de abril de 1845, e faleceu em Santos, SP, em 1o de novembro de 1890. É o patrono da Cadeira n. 24, por escolha do fundador Garcia Redondo.


Como romancista, filia-se ao Naturalismo. Seu romance A carne (1888) constituiu grande êxito, ao menos pela polêmica então suscitada, e com ele Júlio Ribeiro ficou incorporado ao grupo dos principais romancistas do seu tempo. No momento em que foi publicado pareceu aos leitores impregnado da preocupação de exibicionismo sensual, o que provocou a irritação de muita gente. Vários críticos, entre eles José Veríssimo e Alfredo Pujol, atacaram o romance. O ataque principal partiu do padre Sena Freitas, com o seu artigo "A carniça", publicado no Diário Mercantil. O romancista, espírito orgulhoso e altivo, republicano, inimigo acérrimo de batinas, revidou com uma série de artigos intitulados "O Urubu Sena Freitas", publicados em dezembro de 1888. Este episódio está recolhido no livro Uma polêmica célebre. Não se trata de "um romance simplesmente obsceno", como dizia Pujol, nem é um romance cortado de episódios ridículos, como insinuava José Veríssimo. Manuel Bandeira, em estudo que dedicou a Júlio Ribeiro, fez justiça ao romancista e ao seu romance.


OBRAS


· Gramática portuguesa (1881)


· O padre Belchior de Pontes, romance, 2 vols. (1876-77)


· Cartas sertanejas (1885)


· A carne, romance (1888)


· Uma polêmica célebre (Edições Cultura Brasileira, 1934)

***************************************************************************************



José Paulo Sepúlveda Pertence (Sabará, 21 de novembro de 1937) é professor, jurista e, entre outros cargos, foi presidente do Supremo Tribunal Federal. Atualmente possui o cargo de Presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República.
********************************************************************************



Fernando de Melo Viana[
(Sabará, 15 de março de 1878 — Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 1954) foi um político brasileiro.
Foi presidente de Minas Gerais entre 1924 e 1926 e vice-presidente da república no governo de Washington Luís.
Depois do mulato Nilo Peçanha, Melo Viana foi o segundo mulato a ocupar a vice-presidência.





Chiquinho da TV muro


A TV Muro é uma pequena organização produtora de televisão brasileira localizada na cidade mineira de Sabará em Minas Gerais que fica a 17 quilômetros da capital Belo Horizonte. E intitulada a menor rede de televisão do mundo.
De cunho comunitário e sem nenhum registro na Anatel, opera como uma emissora de TV de baixissima potência, cobrindo apenas a rua Costa Rodrigues do perímetro da igreja a no máximo uma quadra.

Criada por Francisco Dário dos Santos, o Chiquinho, está no ar desde 1997 com um programação totalmente própria.








PREFEITO WANDER BORGES


Contador, administrador e servidor público. Foi ouvidor da ALMG na 16ª Legislatura e também vice-líder do Bloco Parlamentar Social. Em janeiro de 2011, afastou-se para assumir a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. Ingressou na ALMG em 2007. Foi vereador em Sabará (1993-1996). Em 1996, foi eleito prefeito do município, sendo reeleito em 2000, com 94,37% da votação. Foi presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel). Também foi subsecretário estadual do Trabalho e da Ação Social no primeiro mandato do governador Aécio Neves e presidente do Conselho Estadual de Assistência Social. Wander Borges é contador e administrador, com pós-graduação em Auditoria e Controle Externo. Já foi técnico mecânico, técnico metalúrgico e funcionário do Banco Credireal. É inspetor do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). A principal região de atuação política é a Central. Os municípios de maior votação foram Sabará, Belo Horizonte, Santa Luzia, Contagem, Resende Costa, Presidente Bernardes, Caeté e Raposos.


*******************************************************************************



Prefeito Diógenes Gonçalves Fantini
nasceu em Sabará (MG), no dia 9 de outubro de 1947, e é filho de Raymundo Nonato Fantini e Alferina Gonçalves.

O que fez?


Graduou em Medicina, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1975), tornando-se médico competente. Pós-graduou em Medicina Intensiva.


Trabalha atualmente em saúde pública, no Hospital Odilon Behrens, e no Programa Saúde da Família (PSF), em Belo Horizonte.


Foi Prefeito de Sabará, por dois mandatos (1983-1988 e 1993-1996), Presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (GRANBEL), Superintendente da Fundação Ezequiel Dias (FUNED) e Secretário da Saúde, em São José da Lapa, Minas Gerais.


Foi ainda Membro Fundador do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e Presidente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), em Sabará.


Integrado ao Programa Saúde da Família, trabalhou no Vale do Jequitinhonha (região de São Gonçalo do Rio Preto), atendendo a população, sem medir esforços.


Como superintendente da Fundação Ezequiel Dias, iniciou a produção de medicamentos que hoje são distribuídos na rede pública (Linha Funed) e implantou o 1° laboratório de Aids do Estado, vinculado à política de transfusão de sangue junto ao Hemominas.

**********************************************************************

Zoroastro Viana Passos




O Professor Zoroastro de Viana Passos nasceu em Sabará, em 08 de Setembro de 1887. Filho do farmacêutico Américo Ferreira Passos e de D. Maria Antonieta Viana Passos.


Em Sabará, fez os estudos primários e completou também o curso secundário, no histórico Colégio Azeredo.


No Rio de Janeiro doutorou-se em Medicina, na turma de 1910. Regressando a Minas Gerais, iniciou a clínica médica na cidade de Bonfim, de onde mais tarde se transferiu para Sete Lagoas.


Prestou concurso para uma das cadeiras de professor substituto da Faculdade de Medicina de Belo Horizonte, tendo então defendido com brilho a tese "Em torno de dois casos de apendicite". Empossado no cargo que tão brilhantemente conquistara, empreendeu uma viagem de estudos e observações aos centros mais adiantados da ciência médica da Europa, havendo por essa ocasião visitado a Alemanha, França, Portugal e Bélgica.


De volta da Europa, instalou-se durante algum tempo em Sabará, prosseguindo nos estudos de medicina e história.


Fixou-se depois em Belo Horizonte, onde exercia o cargo de professor catedrático da Faculdade de Medicina. Estabeleceu na capital um dos mais conceituados consultórios médico-cirúrgicos.


Tendo exercido ainda os cargos de membro do Conselho Penitenciário do Estado, membro da Universidade de Minas Gerais, Diretor do Hospital Militar da Força Policial, onde era Tenente-Coronel Médico, Chefe da Clínica Urológica. No Hospital São Vicente de Paula, foi diretor geral dos Serviços Estaduais de Assistência Hospitalar e Alienados e Conselheiro da Companhia Siderúrgica Belgo Mineira, sobressaindo-se, em todos eles, como elemento verdadeiramente capaz e digno.


Orador fluente e de alto estilo, escritor, historiador, o professor Zoroatro Viana Passos foi também eleito membro da Academia Mineira de Letras.


Suas obras literárias versam sobre interessantes assuntos médicos e históricos. Entre as editadas citamos:
Discursso de Saudação ao Conselheiro Rui Barbosa
Estudo Clínico da Fadiga
O Aleijadinho, Pintor?
O Alcoolismo
Em torno de Dois Casos de Apendicite
Discurso de Posse
A Dúvida
Lição Inaugural de Clínica Propedêutica Cirúrgica
Notícia Histórica da Santa Casa de Sabará
Problema de Assistência Pública
o que se pode fazer pela Assistência Hospitalar
Em Torno da História do Sabará - 2 vols.


O Professor Zoroastro Viana Passos era casado com D. Suzana Ferreira Passos, com quem teve 14 filhos.


Em 05 de Setembro de 1945, aos 58 anos de idade, perdeu a medicina brasileira um de seus eminentes vultos, deixando aos seus familiare e aos seus inúmeros amigos uma lacuna, só preenchida por imorredora saudade.

*******************************************************************************

Onésimo dos Santos

Natural de Sabará, nasceu em 1900 na Rua da Intendência, onde sempre viveu. Faleceu em 3 de Setembro de 1967.


Cursou o primário no antigo Grupo Escolar, onde hoje se encontra o Fórum local.


Foi alfaiate por mais de vinte anos, também foi pedreiro, maquinista de Pontes Rolantes e Instrutor na Companhia Belgo Mineira.


Fazia parte da Sociedade Musical Santa Cecília, tocando saxofone e clarineta.


Desde muito criança, vivia de lápis e papel na mão, desenhando em qualquer pedacinho que encontrasse. Estudou desenho com a professora Conceição Ferreira, dedicando-se depois inteiramente à pintura.


Onésimo dos Santos possuia uma personalidade rica e múltipla, debaixo de sua encantadora modéstia e simplicidade.


Durante a estada em Sabará do Mestre Guignard, Onésimo se tornou uma espécie de assistênte, e passou a se interessar pela pintura. Artista como era, foi-lhe fácil assimilar os segredos da arte de pintar.


Em 1945 e 1952 tomou parte em vários salões da Prefeitura de Belo Horizonte, obtendo prêmios. Participou da mostra coletiva de artistas brasileiros na inauguração do Museu de Arte Moderna no RJ. Nesta ocasiao o famoso Portinari parou diante de uma paisagem de sua autoria e perguntou quem era o seu autor. Mais encantados ainda ficaram outros mestres da arte ao saberem que se tratava de um quase auto-didata, que tão bem sabia reproduzir paisagens de Sabará, marcadas pelo século XVIII.


Os seus quadros e desenhos por aí estão ornamentando salas de belas residências e ilustrando livros. A sua personalidade está perpetuada pelo apreço que dedicou à Arte e pelo empenho que teve em transportar para a tela paisagens e monumentos de sua terra natal.




vote no final desta pagina qual deles na sua opinião é o mais ilustre Sabarense de todos os tempos.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

siga nos e comente nossas publicações