A Semana Santa é uma tradição religiosa que celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela sempre ocorre no primeiro domingo de Lua Cheia, que praticamente sempre começou no dia 21 de março.
A Semana Santa inicia na quarta feira de Jesus Cristo em Jerusalém que ocorre do domingo de ramos, e tem seu término com a ressurreição de Jesus Cristo, que ocorre no domingo de Páscoa.
Durante a data a Igreja celebra o tempo de Páscoa que vai desde o domingo da Ressureição até o fim de Pentecoste. Na comemoração são revelados os mistérios da reconciliação, realizado pelo Senhor Jesus nos últimos dias da sua vida, começando por sua entrada messiânica em Jerusalém.
Os mais devotos optam por peixes ou frutos do mar para as ceias que reúnem a família e celebram a Páscoa.
Para o Padre Claudio, a data é uma ótima oportunidade para relembrarmos o sacrifício Jesus e estarmos juntos da família. “É sempre muito bom. Só assim paramos e relembramos a morte de Jesus e ainda reunimos a família naquele tradicional almoço com muitas tortas e bolos.
Entre os símbolos mais importantes que caracterizam a data estão: O ovo de Páscoa que durante a Idade Média era visto como um alimento saboroso e precioso- lembrando que não existia a produção em série- mas que, além disso, simbolizava a Cristo: assim como o ovo oculta uma vida que brotará, a tumba de Jesus também oculta sua futura ressurreição. Em muitos países ainda se conserva a tradição de pintar e abençoar os ovos de galinha antes do Domingo de Ramos, para depois comê-los no Domingo de Páscoa.
O coelho de Páscoa que representa um símbolo cristão da Ressurreição. Seu uso se remonta à antigos predicadores do norte europeu que viam na lebre um símbolo da ascensão de Jesus e de como deve viver o cristão: as fortes patas traseiras da lebre lhe permitem ir sempre para cima com facilidade, enquanto suas frágeis patas dianteiras dificultam a descida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
siga nos e comente nossas publicações