bem vindo

sábado, 17 de novembro de 2018

"Negro: ser ou não ser, eis a questão"

 






 A não muitos dias, me encararam com a seguinte questão: "Você se considera negro, explique. Eu, fulano, me considero negro, porém, na minha certidão de nascimento está escrito pardo (a). Eu não sou pardo, pardo é a cor do papel".
Fiz a seguinte analise a respeito, e cheguei a um fato não conclusivo a respeito de quase todos os brancos: perante os não negros, sentir pena de negros é mais que uma obrigação.
Mas, primeiramente, vou responder a pergunta.
Sim, me considero negra, mas acho que isso, deveria ser uma questão de escolha, por mais incrível que pareça, sim, uma escolha. Até porque se eu tiver a pele escura e alguém do IBGE bater na minha porta e eu disser que sou branca, é isso que eles terão de escrever.
Acho que a escolha é sua, você escolha se é negro ou é branco, mas toda a sociedade faz essa questão ter um peso imensurável, fazendo ficar muito mais difícil do que realmente é. Se você é negro, sempre será rotulado, seguido em uma loja, parado por parecer suspeito, sempre será desmoralizado, desrespeitado, demonizado, sofrerá preconceito, e, além de tudo, não poderá reclamar de tal preconceito, se não, te chamarão de negro vitimista.
Agora vamos ao fato: perante os não negros, sentir pena de negros é mais que uma obrigação.
Percebi isso em todas as vezes que eu digo que sou negra, e as pessoas tentam me "corrigir" dizendo que sou "moreninha" "escurinha" e etc. Sinto uma enorme vontade de dizer que não sou morena coisa nenhuma, sou negra e não serão eles que me dirão o contrario, essa é uma escolha minha, não deles. Quando digo que sou negra e eles querem me corrigir dizendo que não sou, é como se eu dissesse "Eu mereço ser estuprada", e eles querem me convencer de que tal coisa é uma idiotice tremenda, e que eu sou uma morena como outra qualquer, com sentimentos e uma humanidade, como se sentissem pena de mim, e quisessem amenizar meu fado, ou me poupar da "maldição" ou fardo eterno que é ser negro.
Ser negro não é fácil, mas também não é impossível.
Os racistas impõem as dificuldades, mas os irmãos negros dão as mãos, pois todos juntos somos mais fortes que um só.
Tenham um bom ano meus manos!



fonte;http://prismabr.blogspot.com/2016/01/negro-ser-ou-nao-ser-eis-questao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

siga nos e comente nossas publicações